Arquivo Marxista na Internet Página inicial (Home) Vá para a página inicial
 
26/Jan Mao Tsetung: Édito do Governo da Região Fronteiriça Xensi-Cansu-Ninsia e da Administração da Retaguarda do VIII Exército. Redigido pelo camarada Mao Tsetung para combater as atividades de sapa empreendidas pela camarilha de Tchiang Kai-chek. Pouco depois do início da cooperação entre o Kuomintang e o Partido Comunista, essa camarilha passou a intrigas no intuito de sabotar as forças revolucionárias dirigidas pelo Partido Comunista. Colaboração Fernando Araújo.
25/Jan Lênin: As Tarefas da Juventude Revolucionária. "É verdade que do ponto de vista corrente do «revolucionarismo» vulgar a unidade ideológica dos estudantes não exige uma concepção do mundo integral, antes a exclui, a unidade ideológica significa uma atitude «tolerante» para com diferentes tipos de ideias revolucionárias, significa a renúncia a reconhecer decididamente um qualquer círculo determinado de ideias, numa palavra, unidade ideológica, do ponto de vista destes sábios da politiquice, pressupõe uma certa ausência de princípios ideológicos.". Colaboração Partido Comunista Português - Organização Regional de Lisboa, Manuel Gouveia e Fernando Araújo.
24/Jan Korsch: Marx e a Revolução Europeia de 1848. Colaboração Fernando Araújo.
23/Jan Kant: Que significa orientar-se no pensamento?. pdf "De facto, "a liberdade de pensamento, ao querer agir de modo absolutamente independente das leis da razão, acaba por se destruir a si mesma". Assim se compreende que, aos olhos de Kant, a fé racional, com a sua exigência intrínseca, esteja ao serviço da melhoria do mundo – o que leva a entrever de novo, aqui e noutros lugares, o laço profundo que ele estabelece entre política e moralidade.". Fonte: LusoSofia. Colaboração Fernando Araújo.
22/Jan Otávio Brandão: A Classe Operária. "A Classe Operária tinha um título que já era um programa teórico e de ação. Acentuava a idéia central de classe. Determinava de que classe se tratava. Levava um subtítulo que era, também, um programa: "Jornal de trabalhadores, feito por trabalhadores, para trabalhadores".". Fonte: Fundação Maurício Grabois. Colaboração Fernando Araújo.
21/Jan Lênin: As Duas Correntes da Física Contemporânea e o Idealismo Alemão e As Duas Correntes da Física Contemporânea e o Fideísmo Francês, seção 31 e 32, cap. 5 do livro Materialismo e Empirocriticismo Notas e Críticas Sobre uma Filosofia Reacionária. Colaboração Fernando Araújo.
20/Jan Abriu o arquivo: Mikhail Nikolayevich Pokrovsky com o texto: Causas Econômicas da Revolução Russa (também disponível em ebook. "Que necessidade temos de olhar para o passado? Por que nos ocuparmos do que aconteceu há dez, cem, mil, dez mil anos atrás? Não seria preferível procurarmos conhecer melhor o que acontece atualmente, o que sucede em derredor de nós e de que depende nossa vida? Estudamos o passado precisamente para compreender o presente. Colaboração Fernando Araújo.
19/Jan Trotsky: Necessitamos de uma Revista Marxista Combativa, Revolucionária e Crítica. "Nos Estados Unidos de América o processo social global impulsa às massas trabalhadoras até o caminho da luta. A ideologia tradicional do americanismo está caindo junto com todas as suas variantes e suas perspectivas de prosperidade capitalista eterna. Todas as classes socais sentem a necessidade de uma nova orientação. A intelectualidade é o laboratório da ideologia.". Colaboração João Paulo Pereira dos Santos Neto e Fernando Araújo.
18/Jan Amazonas: A Volta do Capitalismo na União Soviética. "Passaram-se três décadas e meia desde que o revisionismo contemporâneo chegou ao poder na União Soviética. Pouco se tem escrito sobre como essa tendência exótica conseguiu levar à prática seus propósitos anti-socialistas. Não foi sem contradições e vai-e-vens. Tampouco os desajustes terminaram. Continua a competição entre partidários do mesmo ideário oportunista.". Fonte: Fundação Maurício Grabois. Colaboração Diego Grossi e Fernando Araújo.
17/Jan Lênin: O Militarismo Militante e a Táctica Antimilitarista da Social-Democracia. "O militarismo contemporâneo é resultado do capitalismo. Em ambas as suas formas ele é uma «manifestação vital» do capitalismo: como força militar utilizada pelos Estados capitalistas nos seus conflitos externos («Militarismus nach aussen», como se exprimem os alemães) e como arma que nas mãos das classes dominantes serve para reprimir qualquer espécie de movimentos (económicos e políticos) do proletariado («Militarismus nach innen»).". Colaboração Partido Comunista Português - Organização Regional de Lisboa, Manuel Gouveia e Fernando Araújo.
12/Jan Marx: Progressiva produção de uma sobrepopulação relativa ou de um exército industrial de reserva. Seção 3 do 23º capítulo de O Capital. "O modo de produção especificamente capitalista, o desenvolvimento da força produtiva do trabalho que lhe corresponde, a variação na composição orgânica do capital por isso causada — não mantêm apenas o passo com o progresso da acumulação ou com o crescimento da riqueza social. Eles andam incomparavelmente mais depressa, porque a acumulação simples ou a extensão absoluta do capital total são acompanhadas pela centralização dos seus elementos individuais, e o revolucionamento técnico do capital suplementar é acompanhado pelo revolucionamento técnico do capital original.". Colaboração de Edições Avante! e Fernando Araújo.
11/Jan Cunhal: Discurso de Encerramentodo VII Congresso (Extraordinário). "Não somos partidários da teoria das minorias activas, não somos partidários da teoria dos heróis libertadores. A vanguarda revolucionária só pode cumprir as suas tarefas se tem consigo a classe operária e as massas populares e tem consciência de que é a classe operária e são as massas populares que fazem a historia." Fonte: Partido Comunista Português - Organização Regional de Lisboa. Colaboração: Coutinho Carlos e Fernando Araújo
10/Jan Thalheimer: Introdução ao Materialismo Dialético. Incluído uma nova tradução em substituição à anteriormente existente no sítio e que teve os direitos autorais questionados pelo tradutor. Colaboração Centro de Estudos Victor Meyer, Pery Falcón e Fernando Araújo.
Lênin: As Duas Correntes da Física Contemporânea e o Espiritualismo Inglês seção 30, cap. 5 do livro Materialismo e Empirocriticismo Notas e Críticas Sobre uma Filosofia Reacionária. Colaboração Fernando Araújo.
09/Jan Imprensa Proletária: História do Partido dos Trabalhadores do Vietname. "Com 4000 anos de história, o povo vietnamita tem belas tradições de luta encarniçada contra as classes dirigentes e de luta de libertação contra os agressores estrangeiros. No decorrer desta luta pela edificação e pela defesa do país, cedo adquiriu uma consciência nacional. ". Colaboração: João Filipe Freitas e Fernando Araújo.
08/Jan Lênin: É Concebível o Movimento Sem a Matéria? seção 29, cap. 5 do livro Materialismo e Empirocriticismo Notas e Críticas Sobre uma Filosofia Reacionária. Colaboração Fernando Araújo.
07/Jan Dimitrov: Na Véspera da Semana Internacional Sindical Vermelha. "Camaradas! Os sindicatos operários nos grandes Estados capitalistas, que tinham nascido e se tinham desenvolvido como organizações para a defesa dos interesses profissionais imediatos dos operários, foram transformados durante a guerra imperialista, pelos social-patriotas e pelos burocratas sindicais, em instrumentos para a continuação da guerra fratricida. A «paz civil» foi proclamada e quis-se fazer crer ao proletariado que a vitória da «sua pátria» lhe ofereceria também perspectivas de bem-estar". Fonte: Dimitrov e a Luta Sindical. Colaboração: João Filipe Freitas e Fernando Araújo.
06/Jan Mao Zedong: Ordem e Declaração Sobre o Incidente do Sul de Anghuei. Colaboração Fernando Araújo.
05/Jan Lênin: "A Matéria Desaparece" seção 28, cap. 5 do livro Materialismo e Empirocriticismo Notas e Críticas Sobre uma Filosofia Reacionária. Colaboração Fernando Araújo.
04/Jan Dimitrov: Moscovo ou Amesterdão. "A política dos sindicatos na maior parte dos países, tanto na Alemanha e na Áustria como na Inglaterra, Itália, França e América é um facto profundamente imbuído de egoísmo profissional e de social-chauvinismo, inteiramente submetido à política de conquista dos imperialistas desses países.". Fonte: Dimitrov e a Luta Sindical. Colaboração: João Filipe Freitas e Fernando Araújo.
03/Jan Lênin: A Crise da Física Contemporânea seção 27, cap. 5 do livro Materialismo e Empirocriticismo Notas e Críticas Sobre uma Filosofia Reacionária. Colaboração Fernando Araújo.
02/Jan Gorender: A Atualidade de O Capital. "Este artigo, derivado da conferência A atualidade de O Capital: uma abordagem pluridisciplinar, realizada na PUC-SP, promovida pelos Departamentos de Prática do Serviço Social e de Política, Programa de Estudos Pós- Graduados em Ciências Sociais e Grupo de Estudos de O Capital, todos desta universidade, visa demonstrar a existência de uma estreita relação entre as formulações teóricas contidas em O Capital, de Karl Marx, e as características centrais da fase atual do capitalismo.". Fonte: Marxismo21. Colaboração Fernando Araújo.
01/Jan Lênin: A Dupla Critica de Dühring seção 26, cap. 4 do livro Materialismo e Empirocriticismo Notas e Críticas Sobre uma Filosofia Reacionária. Colaboração Fernando Araújo.
Janeiro a Dezembro de 2014
Janeiro a Dezembro de 2013
Janeiro a Dezembro de 2012
Julho a Dezembro 2011 - (199 documentos)
Janeiro a Junho de 2011 - (230 documentos)
Janeiro a Dezembro de 2010 - (375 documentos)
Janeiro a Dezembro de 2009 - (862 documentos)
Janeiro a Dezembro de 2008 - (261 documentos)
Janeiro a Dezembro de 2007 - (190 documentos)
Janeiro a Dezembro de 2006 - (103 documentos)
Outubro de 1999 a Dezembro de 2005 - (137 documentos)
MIA Seção em Português