Homens e Coisas do Partido Comunista

Jorge Amado


13. Vamos votar


capa

“Vamos votar,
ai, vamos votar,
no Partido Comunista!”

diz a marcha que Dorival Caymmi compôs para a propaganda eleitoral do Partido. Vamos votar com o Partido, que levanta a bandeira da Constituinte, a bandeira da democracia, da unidade, do progresso da Pátria. E vamos ingressar nos quadros desse Partido que defende o direito à alimentação, à saúde, à cultura. O direito à felicidade do homem sobre a terra.

Eu vos convido, amigos. Não tenhais medo desse Partido que é alegre e cordial, corajoso e bom, casa fraternal do povo, lar do proletariado, ambiente do artista, do escritor, do intelectual. Aqui encontrareis a liberdade, a verdadeira liberdade, aquela que é empregada em benefício de todos. Aqui encontrareis uma escola de dignidade humana, de dedicação, de esperança. Esse partido é como uma luz iluminando o futuro. É o “pai da gente”, como disse o camponês.

Eu vos convido, amigos, operários, escritores, camponeses e médicos, marinheiros e artistas, ferroviários e sábios, técnicos e engenheiros, vós todos que sois o povo, essa é a vossa casa. As suas portas estão abertas. Vinde defender o Brasil, vinde defender o progresso, vinde defender o direito à felicidade e ao amor. E de nenhuma outra trincheira o podereis fazer mais confiantes, que desde o Partido Comunista, o heroico, o invencível, o magnífico, o Partido de Prestes, o Partido do povo. Vinde todos, aqui é a vossa casa!


Inclusão 08/04/2014