MIA - Secção em Português
Daniel de Leon
Foto
1852-1914

Daniel DeLeon nasceu em 14 de Dezembro de 1852 em Curacao, uma colônia holandesa situada na costa venezuelana, e morreu em Nova York em 11 de Maio de 1914. Durante a segunda metade de sua relativamente curta vida de 61 anos, DeLeon devotou seus esforços para a causa da emancipação da Classe Trabalhadora da exploração capitalista.

Como editor do The People, desde 1892 até seus últimos momentos de vida, DeLeon desenvolveu as estratégias e táticas para o estabelecimento civilizado do socialismo, nem por isso perdendo caráter revolucionário, em um país altamente industrializado como os Estados Unidos - o programa do Sindicato (União) Industrial Socialista do Partido Socialista do Trabalho (SLP).

Tal programa, que também advoga o caminho de estrutura democrática no qual se construirá o socialismo genuíno, não adequa-se ao trabalho leve de um teórico confortavelmente sentado em sua cadeira exercendo um papel de intelectual. Foi desenvolvido a partir de árduas lutas enfrentadas pelo movimento trabalhista em mais de um quarto de século. Aquelas batalhas não foram lutadas por um só homem, entretanto, por uma organização composta de homens e mulheres que, cientes da luta de classes e dos princípios Marxistas, tiveram a possibilidade de construir uma fundação com base em experiência prática de luta.

DeLeon era um participante ativo de tais lutas, não somente com o SLP em termos do campo político, mas também no campo econômico, primeiro, participando da associação Cavaleiros do Trabalho (Knights of Labor), e também da Aliança Socialista do Trabalho e Comércio (Socialist Trade and Labor Alliance), e, por fim, na fundação da organização dos Trabalhadores Industriais do Mundo (Industrial Workers of the World).

Robert Bills, atual secretário nacional do Partido Socialista do Trabalho na América (SLP) - fundado originalmente em 1877 - tem transcrito os artigos originalmente publicados nos periódicos em que participara DeLeon, tratando as fontes originais para fins de digitalização e, concordara gentilmente em permitir a divulgação de tais documentos no Arquivo Marxista da Internet. Tradução da Biografia: Eduardo de Andrade Machado em 23 de Janeiro de 2011.

Atualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

1907 - Jun Com Marx Pela Leitura
   

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo 29/01/2011
Última alteração 25/12/2012