Dicionário político

Ahmed Ben Bella

Retrato Ahmed Ben Bella

(1916-2012): Político argelino. Participou ao lado dos franceses na II Guerra Mundial, na frente italiana. Medalhado foi desmobilizado. Juntou-se ao movimento nacionalista, que preparava a insurreição armada.

Foi preso e condenado em 1950, a uma pena de 7 anos de prisão, por ter participado num ataque ao correio central de Orão. Evade-se em 1952 para o Cairo, onde esteve no primeiro plano da delegação externa da Frente de Libertação Nacional (FLN). A 22 de Outubro desse ano, quando se dirigia de avião para Tunis, foi obrigado a aterrar em Argel, pelos franceses. Prisioneiro, ficou internado em França até aos acordos de Évian (1962).

Presidente do Conselho Revolucionário e depois da República Argelina (1963-1965), foi derrubado e aprisionado por Houari Boumedienne, sem julgamento. Em 1979, foi-lhe fixada residência e mantido incomunicável até Outubro do ano seguinte. Libertado, foi para França e depois para a Suiça. Ligado à Arábia Saudita e depois ao Irão, ligou-se ao integrismo islâmico. Regressou à Argélia em 1990. Em 1994, participou numa plataforma de entendimento entre os partidos da oposição e os islamitas.