Dicionário político

Conferência de Kienthal

(24 a 30 de Abril de 1916): A Conferência de Kienthal ou Segunda Conferência Socialista Internacional realizou-se de 24 a 30 de Abril de 1916. Participaram na conferência 43 delegados dos socialistas de 10 países. Na conferência estiveram presentes três representantes do CC do POSDR, encabeçados por V. I. Lénine.
Na conferência foram debatidas as seguintes questões: 1) a luta pela cessação da guerra; 2) a atitude do proletariado para com os problemas da paz; 3) a agitação e propaganda; 4) a actividade parlamentar; 5) a luta de massas e 6) a convocação do Bureau Socialista Internacional.
A conferência aprovou o manifesto-apelo Aos Povos Supliciados e Martirizados e as resoluções criticando o pacifismo e o Bureau Socialista Internacional. Lénine considerava as resoluções da conferência um passo cm frente na causa da coesão dos internacionalistas na luta contra a guerra imperialista.
As conferências de Zimmerwald e de Kienthal contribuíram para a união dos elementos de esquerda da social-democracia europeia ocidental, na base ideológica do marxismo-leninismo, os quais desempenharam mais tarde um papel activo na luta pela criação dos partidos comunistas nos seus países e na formação da III Internacional, a Internacional Comunista. O manifesto e as resoluções ali aprovadas constituíram um ulterior passo adiante na evolução do movimento revolucionário internacional contra a guerra; todavia, nem a conferência de Kienthal nem a de Zimmerwald adotaram as palavras de ordem bolcheviques: transformação da guerra imperialista em guerra civil, derrota militar dos próprios governos imperialistas, organização da III Internacional.