Dicionário político

Congresso de Londres: II Congresso do POSDR

 Foto dos delegados com votos deliberativos no Segundo Congresso do II Congresso do Partido Operário Social-Democrata Russo (1903)

(17 (30) de Julho a 10 (23) de Agosto de 1903): II Congresso do POSDR. As primeiras 13 sessões do Congresso decorreram em Bruxelas, mas depois, devido a perseguições policiais, resolveu-se continuar o Congresso em Londres. O facto de os sociais-democratas polacos, que tinham voto consultivo, se retirarem do II Congresso do POSDR deveu-se ao seu desacordo com o ponto do programa do POSDR sobre o direito das nações à autodeterminação. Os sociais-democratas polacos, considerando erradamente que este ponto favorecia os nacionalistas polacos, propuseram na reunião da comissão do programa que ele fosse eliminado. Não se pronunciaram abertamente em defesa do seu ponto de vista nas reuniões do Congresso mas, não concordando com a sua decisão, abandonaram o Congresso.
Na foto: os delegados com votos deliberativos no Segundo Congresso do II Congresso do Partido Operário Social-Democrata Russo.