Dicionário político

Órgãos de Segurança da Rússia/URSS

Okhrana (1881-1917): Okhrannoye otdeleniye (Departamento de Segurança) polícia secreta do regime tzarista russo criada em 1881, com plenos poderes em matéria de crimes políticos. Esta polícia política secreta foi dissolvida após a Revolução de Fevereiro, em Maio de 1917.
Leia texto de Victor Serge sobre a Okhrana


Retrato

Tcheka (1917-1922): A "Comissão Extraordinária de Toda a Rússia para o Combate à Contra-Revolução e a Sabotagem" foi a primeira polícia secreta soviética, tendo sido criada por Lenin através de decreto em 20 de dezembro de 1917. Seu nome completo em russo é: Всероссийская чрезвычайная комиссия по борьбе с контрреволюцией и саботажем, mas ficou conhecida pela abreviatura de Cheka. Seu primeiro comandante foi Felix Edmundovich Dzerzhinsky.
Imagem: Emblema da Cheka em 1922.


GPU (1922-1923): Gossudártsvenoe Politítcheskoe Upravlénie (Direcção Política Estatal), órgãos de segurança, criados em 6 de Fevereiro de 1922 por proposta de V.I. Lénine, que sucederam à Tcheka (Comissão Extraordinária de Toda a Rússia para o Combate à Contra-Revolução e Sabotagem) constituída em Dezembro de 1917. Ao contrário da Tcheka, que dependia directamente do governo soviético, a GPU foi criada no âmbito do Ministério dos Assuntos Internos (NKVD) da Rússia, bem como de outras repúblicas.


OGPU (1923-1934): Obedinénnoe Gossudártsvenoe Politítcheskoe Upravlénie (Direcção Política Estatal Unificada), criada em 15 de Novembro de 1923, veio centralizar num só órgão as competências pela segurança de todo Estado Soviético, a luta contra actividades contra-revolucionárias, espionagem etc., subordinado directamente ao governo da URSS.


Retrato

GUPB (NKVD) (1934-1954): Em 10 de Junho de 1934, é criado o Comissariado do Povo dos Assuntos Internos da URSS, no qual é integrada a OGPU, com a nova designação GUPB - Glávnoe Upravlénie Gossudárstvenoi Besopastnosti (Direcção Principal de Segurança de Estado), que ficou conhecida como os órgãos do NKVD.
Em 3 de Fevereiro de 1941, o Comissariado do Povo dos Assuntos Internos (NKVD) é dividido em dois órgãos independentes, o NKVD e o Comissariado do Povo da Segurança do Estado (NKGB). Porém, passados poucos meses, em Junho, voltam a ser unificados num único comissariado, o NKVD da URSS.
Em Abril de 1943, os órgãos de segurança são de novo separados do Comissariado dos Assuntos Internos, reconstituindo-se como um comissariado autónomo (NKGB). Em 15 de Março de 1946, o NKGB é designado Ministério da Segurança do Estado (MGB).
No ano seguinte é criado o Comité de Informação (KI) junto do Conselho de Ministros com competência na política externa e informações militares. O KI passou para a dependência do Ministério dos Negócios Estrangeiros em 1949. Mais tarde, em Janeiro de 1952 este serviço voltou a ser integrado no Ministério da Segurança de Estado (MGB) como a Primeira Direcção Principal (PGU).
Em 7 de Março de 1953, o Ministério da Segurança de Estado (MGB) é fundido com o Ministério dos Assuntos Internos, adoptando a designação deste último (MVD).


Retrato

KGB (1954-1991): Por fim, em 13 de Março de 1954, é criado o Comité de Segurança do Estado (KGB) junto do Conselho de Ministros da URSS, que viria a existir até à sua extinção em 22 de Outubro de 1991. No âmbito das suas atribuições e competências incluíam-se, entre outros, os órgãos de segurança do Estado, as tropas fronteiriças, os órgãos de contra-espionagem, estabelecimentos de ensino e de investigação científica.