Rada Central Ucraniana
Organização nacionalista burguesa contra-revolucionária constituída pela coligação dos partidos e grupos burgueses e pequeno-burgueses nacionalistas ucranianos no Congresso Nacional de Toda a Ucrânia, realizado em Abril de 1917 em Kíev. A Rada Central procurava consolidar o poder da burguesia e dos latifundiários ucranianos, criar um Estado burguês ucraniano, utilizando para isso o movimento de libertação nacional da Ucrânia. A Rada apoiava o Governo Provisório, embora estivesse em desacordo com ele na questão da autonomia ucraniana. Depois da vitória da Revolução Socialista de Outubro a Rada declarou-se órgão supremo da «República Popular da Ucrânia» e travou uma luta aberta contra o Poder Soviético, sendo um dos centros da contra-revolução de toda a Rússia. Em Dezembro de 1917, no I Congresso dos Sovietes de Toda a Ucrânia realizado em Khárkov, a Ucrânia foi proclamada República Soviética. O Congresso declarou abolido o poder da Rada Central. Em Dezembro de 1917 e em Janeiro de 1918 todo o território ucraniano foi percorrido por uma vaga de levantamentos armados dirigidos contra o poder da Rada Central, pela restauração do poder soviético. Em Janeiro de 1918 as tropas soviéticas da Ucrânia passaram à ofensiva e no dia 26 de Janeiro (8 de Fevereiro) ocuparam a cidade de Kíev, tendo derrubado o poder da Rada burguesa. A Rada Central, depois de derrotada e expulsa do territótio nacional da Ucrânia Soviética, fez uma aliança com o imperialismo alemão e concluiu com ele uma paz separada. Em Março de 1918, a Rada voltou a Kíev junto com as tropas austro-alemãs que invadiram o território da Ucrânia. Os alemães, tendo-se convencido de que a Rada era absolutamente incapaz de esmagar o movimento revolucionário na Ucrânia e de garantir o fornecimento de víveres às tropas invasoras, dissolveram-na no fim de Abril.
A Rada tinha frequentemente graves conflitos com o Governo Provisório, o qual tomava medidas repressivas para liquidar os movimentos nacionais. Depois da Revolução de Outubro, a Rada converteu-se no baluarte da “contrarrevolução burguesa, disfarçada sob uma forma democrática nacional” (Stálin).
Em seu informe ao III Congresso dos Sovietes (janeiro de 1918), Stálin caracterizou do seguinte modo os “socialistas” pequeno-burgueses e culaques (Vinnitchenko e outros) que dirigiam a Rada:
“Em palavras, no manifesto, proclamaram-se partidários da entrega de toda a terra ao povo: entretanto, mais tarde, tornaram público um esclarecimento que limitava essa entrega, proclamando que parte da terra dos latifundiários era inviolável e não estava sujeita à entrega ao povo.
Em palavras, proclamaram sua lealdade para com os Sovietes, mas na realidade travaram uma luta desesperada contra eles, desarmando as tropas soviéticas, detendo os funcionários soviéticos e fazendo de todo impossível a existência dos Sovietes.
Em palavras, falaram em fidelidade à revolução; mas na realidade demonstraram ser os piores inimigos da revolução. Falavam de neutralidade na luta contra o Don, mas na realidade prestaram uma ajuda direta e aberta ao general Kaledin, auxiliando a metralhar as tropas soviéticas e impedindo a remessa de pão para o norte”.
Em fevereiro de 1918 a Rada foi derrubada pelos operários e camponeses ucranianos rebelados, mas foi logo restabelecida pelas tropas austro-alemãs que avançavam sobre a Ucrânia. Em abril de 1918 deviam ter-se entabulado (em Kursk) negociações de paz entre os representantes da Rada e uma delegação do Conselho dos Comissários do Povo, à frente da qual se encontrava Stálin. Mas o golpe de Estado do kétman Skoropadski liquidou definitivamente, naqueles dias, a Rada Central.
A respeito da Rada vejam-se também os seguintes artigos e discursos de Stálin: O Conselho dos Comissários do Povo relativamente à Ucrânia (conversação com o camarada Sergei Barkinski), publicado no Izvestia, n. 234, de 7 de dezembro de 1917; A Secretaria Geral da Rada e a contrarrevolução cadete—kalediniana, Pravda, n. 209, de 21 de dezembro de 1917; Resposta aos camaradas ucranianos da retaguarda e da linha de frente, Pravda, n. 213, de 26 de dezembro de 1917; Sobre a Rada (discurso no Comitê Executivo Central Anglo-russo, pronunciado a 27 de dezembro de 1917); Que é a Rada? Pravda, n. 215, de 28 de dezembro de 1917; Sobre a Rada burguesa de Kiev, Pravda, n. 9, de 26 de janeiro de 1918.

Fonte: Lenin - Obras Escolhidas em 3 Tomos e Stálin: A Revolução de Outubro e o Problema Nacional

MIA estrela Secção em Português estrela Temática