logotipo
  Sān Mín zhǔyì (Os Três Princípios do Povo)

Sān Mín zhǔyì ou "Os Três Princípios do Povo", é uma filosofia política desenvolvida por Sun Yat-sen com parte do programa visando tornar a China numa nação livre, próspera e poderosa. Os três princípios são:
1) Minzú: Nacionalismo. Por este princípio Sun Yat-sen entendia libertação da dominação imperialista;
2) Minquán: Democracia. Entendido como um governo constitucionalista nos moldes ocidentais. Sun Yat-sen divide a vida política em dois poderes: (zhèngquán) o poder da Assembléia Nacional; e (zhìquán) o poder do Governo, ou seja da administração.
3) Mínshēng: Governo para o Povo, algumas vezes traduzido como socialismo, entendido como "bem estar social".
Em 1924, no "Manifesto do I Congresso Nacional do Kuomintang", Sun Yat-sen deu uma nova explicação sobre os Três Princípios do Povo, interpretando o nacionalismo como oposição ao imperialismo, e expressando um apoio activo aos movimentos dos operários e camponeses. Os velhos Três Princípios do Povo, desenvolvidos assim em novos Três Princípios do Povo, constituem as três grandes políticas, quer dizer, aliança com a Rússia, aliança com o Partido Comunista e ajuda aos camponeses e operários. Os novos Três Princípios do Povo ofereciam uma base política de cooperação entre o Partido Comunista da China e o Kuomintang, no período da Primeira Guerra Civil Revolucionária. Ver "Sobre a Democracia Nova", secção 10, Obras Escolhidas de Mao Tsetung, Tomo II.