Sotsial-Demokrat
1) Organização Revolucionária criada pelos membros do grupo «Emancipação do Trabalho» e seus partidários em Maio de 1900, depois da cisão da «União dos Sociais-Democratas Russos no Estrangeiro» durante o seu II Congresso. Em Outubro de 1901, por proposta de V. I. Lénine, integrou-se, juntamente com a secção estrangeira da organização do Iskra, na «Liga da Social-Democracia Revolucionária Russa no Estrangeiro».

2) Revista política e literária editada no estrangeiro (Londres e Genebra) de 1890 a 1892 pelo grupo «Emancipação do Trabalho». Desempenhou um grande papel na difusão das ideias do marxismo na Rússia; no total saíram quatro cadernos. Colaboraram activamente na Sotsial-Demokrat G. Plekhánov, P. Axelrod e V. Zassúlitch.

3) Jornal clandestino, órgão central do POSDR. Publicou-se de Fevereiro de 1908 a Janeiro de 1917. Ao todo saíram 58 números, 5 dos quais tinham suplementos. No jornal foram publicados mais de 80 artigos e notas de V. I. Lénine. Nos anos difíceis da reacção e no período do novo ascenso do movimento revolucionário, o Sotsial-Demokrat tinha um enorme significado na luta dos bolcheviques contra os liquidacionistas, trotskistas, otzovistas, pela conservação dum partido marxista clandestino, pela consolidação da sua unidade, pelo reforço dos seus laços com as massas. Nos anos da primeira guerra mundial o Sotsial-Demokrat, como órgão central do partido bolchevique, desempenhou um papel extremamente importante na propaganda das palavras de ordem dos bolcheviques quanto aos problemas da guerra, da paz e da revolução. O corpo de redação era composto, de acordo com a decisão do C.C. do P.O.S.D.R., de representantes dos bolcheviques, dos mencheviques e dos social-democratas poloneses. No seio do corpo de redação e pelas colunas do jornal, Lênin dirigiu a luta por uma linha bolchevique consequente, contra Kámeniev e Zinóviev, que tinham uma atitude conciliatória para com os liquidacionistas, contra os mencheviques Mártov e Dan, que defendiam abertamente o liquidacionismo pelas colunas do Golos Sotzial-Demokrata. Em junho de 1911, Mártov e Dan saíram do corpo de redação e de dezembro de 1911 em diante o jornal foi dirigido por Lênin. No Sotzial-Demokrat eram sistematicamente publicados artigos sobre o trabalho das organizações locais, inclusive as da Transcaucásia.

4) Jornal menchevique; apareceu em georgiano, em Tíflis, de 7 (20) de Abril a 13 (26) de Novembro de 1905. Ao todo saíram 6 números. O jornal foi dirigido peio chefe dos mencheviques georgianos, N. Jordánia.

Fonte: Lenin - Obras Escolhidas em 3 Tomos e Stálin - Obras

MIASecção em PortuguêsTemática