Palavras Proferidas à Chegada de Moçambique

Vasco Gonçalves

26 de Junho de 1975


Fonte: Vasco Gonçalves - Discursos, Conferências de Imprensa, Entrevistas. Organização e Edição Augusto Paulo da Gama.
Transcrição: João Filipe Freitas
HTML:
Fernando A. S. Araújo.

capa

Vimos muito satisfeitos, muito bem impressionados, com as cerimónias da independência de Moçambique, sobretudo com os laços de amizade e de cooperação que têm vindo a estabelecer-se com Moçambique, depois da formação do Governo de Transição, a seguir aos acordos de Lusaka.

Nestes aspectos, quanto a nós, teve um papel muito importante, o sr. almirante Crespo, como foi salientado no discurso do Presidente Samora Machel.

Penso que se abrem boas perspectivas nas relações entre os povos português e moçambicano e como igualmente salientou o Presidente Samora Machel num seu discurso, o interesse do povo moçambicano é manter relações exemplares com Portugal.

Uma vez mais, tivemos ocasião de afirmar as nossas posições.

As cerimónias decorreram com muito entusiasmo, o que é próprio num país que atinge a independência.

Participamos dessa alegria, como seria de esperar e julgo que em todos os presentes, membros das delegações, que atingem cerca de 1.500 pessoas, ficou bem patente que os portugueses, a lição portuguesa dada por todos aqueles que lá trabalharam no Governo de Transição e o sr. Alto-Comissário em Moçambique, tudo temos feito para enterrar o passado, para que não haja mais cicatrizes, para que de facto as junções destes dois povos sejam coroadas de êxito, no caminho da amizade, do progresso, fraternidade, o que significa que a humanidade também ficará mais rica com o desenvolvimento de relações deste tipo.

Início da página
Abriu o arquivo 05/05/2014