MIA - Secção em Português
Enver Hoxha
foto de Hoxha
1908-1985

A burguesia e as camarilhas dominantes são obrigadas a trocar cada vez mais frequentemente os cavalos da carruagem governamental, com o objetivo de enganar os trabalhadores e de mantê-los na esperança de que os novos serão melhores do que os velhos, de que os predecessores são os culpados pela crise e por sua não superação, enquanto seus sucessores melhorarão as coisas e assim por diante. Toda essa fraude que se desenvolve em amplas proporções, sobretudo durante as campanhas eleitorais, é encoberta com os falsos slogans da liberdade, da democracia, etc.
Enver Hoxha in "O Imperialismo e a Revolução"

Nasceu em 16 de outubro de 1908, em Gjirokastër na Albânia e morreu em 11 de abril de 1985 em Tirana. Primeiro Chefe do Governo Comunista da Albânia, ao qual serviu por quatro décadas.

Hoxha foi professor no liceu francês de Korcë até a invasão da Albânia pela Itália em 1939, quando foi demitido por recusar-se a ingressar no recém formado Partido Fascista da Albânia. Abriu, então, uma tabacaria em Tirana, que logo tornou-se o centro de uma célula comunista. Após a invasão da Albânia pela Alemanha, em 1941, Hoxha, junto com outros militantes, fundou o Partido Comunista da Albânia que posteriormente adotou a denominação de Partido do Trabalho da Albânia. Foi nomeado Secretário do Comitê Central do Partido e Comissário do Exército de Libertação Nacional, que combateu o Exército Alemão, os fascistas e as forças feudais da Albânia.

De 1944 até 1954 foi Primeiro Ministro da Albânia, tendo ocupado mais tarde outros cargos no governo, mas como Secretário do Comitê Central  do Partido do Trabalho da Albânia, deteve efetivamente o controle sobre o governo até a sua morte.

Após libertar-se das ocupações italianas e alemãs, a Albânia, passou passou por um processo de revolução em sua sociedade e economia. As relações feudais, remanescentes da dominação otomana, foram eliminadas e a agricultura foi coletivizada o que permitiu à Albânia aproximar-se da auto-suficiência em alimentos. Simultaneamente foi implantada a industrialização, a eletrificação de todos os distritos rurais, controlado as doenças epidêmicas e erradicado o analfabetismo.

Actualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

 

1968 - Jun Uma Juventude Revolucionária
1969 - Set Sobre o Caráter Ideológico dos Mexericos
1970 - Jun Sobre o Significado Teórico e Prático da Organização
1972 - Fev As Massas Edificam o Socialismo, o Partido Fá-las Ganhar Consciência
1978 - Abr O Imperialismo e a Revolução
19?? A Luta Ideológica e a Educação do Homem Novo
19?? O Eurocomunismo é Anticomunismo
   
Seja um Voluntário!Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.

Outros links: Obras em outras línguas


Abriu o arquivo 03/11/2005
Última atualização 30/04/2014