Discurso no Ato de Entrega de Condecorações aos Jornais Komsomólskaia Pravda e Pionérskaia Pravda

M. I. Kalinin

11 de Julho de 1945


Primeira Edição: "Komsomólskaia Pravda”,(“A Pravda do Komsomol”) 13 de julho de 1945.
Fonte: Editorial Vitória Ltda., Rio, 1954. Traduzido da edição em espanhol de "Ediciones em Lenguas Extranjeras” de Moscou 1949. Pág: 298-300.
Nota da Edição Original: Neste livro foram compilados discursos e artigos escolhidos de Mikhail Ivánovitch Kalínin dedicados à educação comunista, que abarcam um período de quase vinte anos. Alguns dos discursos são reproduzidos com pequenas reduções.
Transcrição e HTML:
Fernando A. S. Araújo.
Direitos de Reprodução: Licença Creative Commons licenciado sob uma Licença Creative Commons.

capa

Camaradas: Felicito a redação de “Komsomólskaia Pravda” e com ela a todo o Komsomol, bem como a redação de “Pionérskaia Pravda”, os pioneiros, bem como todos os meninos que leem, pelas altas condecorações de que se tornaram merecedores ambos os jornais. Ao primeiro se confere uma ordem militar, ao segundo, uma de trabalho. Creio que ambos as mereceram Durante a guerra, “Komsomólskaia Pravda” manteve bem alta a bandeira do patriotismo soviético, elevou o ânimo e os sentimentos patrióticos, o espírito combativo e a energia de trabalho de nossa juventude. O trabalho do jornal não foi vão.

Nossos komsomóis, os jovens em geral passaram uma dura escola de vida nesses quatro anos e muitos deles caíram na luta. E durante esses tempo em que o homem realizou um ingente trabalho, durante esses tempo, repito, não há dúvida de que “Komsomólskaia Pravda” ajudou na luta, indicou o caminho para a juventude, o caminho certo que ela devia seguir. Hoje, pode orgulhar-se legitimamente do resultado de sua atividade, do resultado de seus apelos. Seu trabalho de propaganda, agitação e organização foi coroado de grandes êxitos. Possivelmente, o Komsomol da União Soviética, toda a juventude soviética, fez, durante esses tempo, mais do que a juventude do mundo inteiro.

Por isso, permiti-me felicitar a “Komsomólskaia Pravda", em primeiro lugar por ter visto na prática os frutos de seu trabalho — nos campos de batalha, nas fábricas, nos kolkhozes e sovkhozes — no enorme patriotismo, na fidelidade sem limites de nossa juventude à sua Pátria, ao seu Estado socialista, ao seu Governo e ao chefe do povo, o camarada Stálin, que, constantemente, sobretudo nas circunstâncias difíceis, sempre apoiaram a juventude soviética; em segundo lugar, felicito o jornal por ter ajudado consideravelmente o Komsomol na obra de dirigir e influenciar toda a juventude soviética, alcançando um grande prestígio não só entre a juventude, mas entre toda a população soviética.

O jornal “Pionérskaia Pravda” também realizou um grande trabalho. A importância desse trabalho consiste, primeiro, em fazer com que as pessoas, já desde os primeiros passos da vida, por assim dizer, já no período da adolescência, se habituem imperceptivelmente à leitura do jornal, à vida social; fazer com que sua consciência não se desenvolva por saltos, como acontecia antigamente, quando o homem podia ser inconsciente até os quarenta anos, idade em que, sob a influência do Partido ou por causas fortuitas, abria os olhos de repente, porém que, pelo contrario, a consciência de nossos pioneiros se desenvolva paulatina e incessantemente. Em segundo lugar, a importância do trabalho do jornal consiste em alargar o horizonte intelectual dos meninos e, ao mesmo tempo, aumentar seu desejo de realizar uma vida ativa, evitando assim que tão logo se façam homens, já nos anos da juventude pareçam fartos da vida, com as perspectivas perdidas. Essa importância consiste em fazer com que a atividade dos meninos, a sua ânsia de viver e de agir siga uma ininterrupta linha ascendente. Este é o trabalho que deve desenvolver “Pionérskaia Pravda”.

A educação da juventude é um trabalho muito árduo e os que atuam neste terreno realizam uma tarefa muito honrosa e, ao mesmo tempo, de muita responsabilidade. Somente sentindo carinho por este trabalho e entregando-se completamente a ele, somente quando, se assim podemos dizê-lo, o dirigente da organização dos pioneiros está consagrado de corpo e alma aos grupos de pioneiros, quando seu espírito se funde com o dos pioneiros, com seus interesses, com sua educação, só então dará uma contribuição de grande utilidade e terá assegurado o êxito.

Permiti que vos deseje grandes êxitos, neste difícil — e repito pela segunda vez — mas muito honroso e necessário trabalho.

Falamos do “homem novo”. E, com efeito, hoje vemos com particular clareza que o homem, como todos os seres orgânicos, se modifica segundo a influência sobre ele exercida. No momento presente, vós mesmos podeis ver os efeitos duma influência perniciosa sobre o povo: países inteiros estão infeccionados pelas ideias de ódio à humanidade. Mas hoje, toda a humanidade pode ver um magnífico exemplo de boa influência sobre o povo, de influência humana, de cultivo da nobreza e do amor à Pátria.

E desejo que os dirigentes das organizações dos pioneiros amem os meninos, como mães sensatas que se empenham em conseguir a verdadeira felicidade de seus filhos. Falo do cultivo de sentimentos nobres, humanos, verdadeiramente humanos, entre a juventude, de incutir-lhes sentimentos nobres que mais tarde se convertam para ela em algo de orgânico. Esta é uma de vossas importantes tarefas. Por isso, permiti-me desejar-vos muito êxito neste trabalho.

(Os colaboradores da imprensa juvenil respondem com estrondosos aplausos às cálidas e paternais felicitações de M. 1. Kalínin e lhe asseguram que “Komsomólskaia Pravda” e “Pionérskaia Pravda’ farão todo o empenho para conseguir êxitos ainda maiores na tarefa de educar a juventude no espírito de nobre amor à Pátria).


Inclusão 27/03/2013