Discurso Pronunciado na Reunião Solene da XIV Sessão Plenária do Comitê Central do Komsomol da URSS

M. I. Kalinin

28 de Novembro de 1945


Primeira Edição: "Komsomólskaia Pravda" ("A Pravda do Komsomol”), 2 de dezembro de 1945.
Fonte: Editorial Vitória Ltda., Rio, 1954. Traduzido da edição em espanhol de "Ediciones em Lenguas Extranjeras” de Moscou 1949. Pág: 317-320.
Nota da Edição Original: Neste livro foram compilados discursos e artigos escolhidos de Mikhail Ivánovitch Kalínin dedicados à educação comunista, que abarcam um período de quase vinte anos. Alguns dos discursos são reproduzidos com pequenas reduções.
Transcrição e HTML:
Fernando A. S. Araújo.
Direitos de Reprodução: Licença Creative Commons licenciado sob uma Licença Creative Commons.

capa

Camaradas membros do Comitê Central do Komsomol leninista, representantes das organizações regionais do Komsomol e ativistas da organização de Moscou: hoje foi entregue ao Komsomol leninista a mais alta condecoração — a Ordem de Lênin. Agora, o Komsomol leva presa à sua bandeira a ordem com a imagem de Vladimir Ilitch Lênin, o grande lutador pelo bem do povo.

Compartilho convosco da felicidade que vos proporciona a honra de tão alta distinção. Confio em que conservareis com unção esta ordem, que lutareis com maior entusiasmo, melhor e mais ativamente ainda pela grande causa de Lênin, pelos elevados ideais do Partido de Lênin e Stálin.

Camaradas: é a terceira vez que o Governo soviético condecora a União das Juventudes Comunistas. Pela terceira vez, nosso chefe genial, o camarada Stálin, valoriza altamente os méritos do Komsomol ante o povo.

O Komsomol ganhou a primeira condecoração por ter participado ativamente da guerra civil, quando nosso povo lutava pelo Poder Soviético. Naqueles anos, o Komsomol mobilizou com êxito dezenas de milhares de jovens revolucionários para lutar contra Koltchak, Deníkin, Iudénitch, os guardas brancos poloneses e Wrangel. Sob a insígnia do Partido Bolchevique, a juventude daquela época demonstrou com heroicas façanhas sua fidelidade ao Poder Soviético. Dirigida pelo Komsomol, lutou com êxito pela consolidação do Poder Soviético, por nossa vitória.

Em 1931, ao finalizar o Primeiro Plano Quinquenal stalinista, o Governo tornou a condecorar o Komsomol pelo ingente trabalho que realizara, por seu entusiasmo, por impulsionar a emulação socialista e também por ter lutado abnegadamente, sob a bandeira do Partido, em prol do cumprimento do Primeiro Plano Quinquenal; por sua atividade, por essa atividade que arrasta as massas e as leva a participar com entusiasmo no trabalho. Então, o Komsomol foi condecorado com a Ordem da Bandeira Vermelha do Trabalho.

Agora, acabo de entregar-vos a terceira ordem. Esta distinção, a Ordem de Lênin, o Komsomol a mereceu pelos relevantes méritos adquiridos perante a Pátria nos anos da Grande Guerra Patriótica da União Soviética contra a Alemanha hitlerista e por seu intenso trabalho de educação da juventude soviética no espírito da fidelidade sem limites à Pátria. Ao outorgar ao Komsomol a mais alta distinção, o Governo quis acentuar os grandes méritos do Komsomol nos anos da épica luta pela Pátria, tanto nas diversas frentes da Guerra Patriótica como na retaguarda, nas fábricas e nos campos kolkhozianos.

Em resumo, as condecorações obtidas pelo Komsomol por seus méritos perante a Pátria demonstram que não há campo de ação em que não tenha participado o Komsomol, fiel ajudante do Partido.

Camaradas, quando nosso Governo condecora uma organização ou uma pessoa, tem sempre presente, além do que já se fez, o que resta por fazer. Quais são, portanto, as tarefas que agora se apresentam diante do Komsomol? Em que domínio devereis aplicar, agora, vossos esforços com particular empenho para acrescentar, à bandeira do Komsomol a glória de novos êxitos?

Creio que não direi nada de novo, que cada um de vós já o sabe, porém que vale a pena relembrá-lo. Hoje, camaradas, a tarefa primordial e mais importante consiste em lutar pelo cumprimento dos planos de construção de após-guerra, que nossos órgãos governamentais estão traçando para o novo quinquênio.

O cumprimento de nossos planos de produção no após-guerra é uma grande tarefa e é indispensável demonstrar sua importância. Isto e evidente para todo aquele que tenha visto os danos causados pelos fascistas a nosso país, para todo aquele que tenha adquirido consciência da importância que tem o fortalecimento ininterrupto de nosso país.

Estou certo de que o Komsomol, mobilizando a juventude para o cumprimento das novas tarefas de produção, saberá educar novos milhões de jovens patriotas incondicionalmente fiéis à Pátria, ao Partido e ao camarada Stálin.

Quisera chamar vossa atenção para mais outra tarefa prática. Sabeis que atualmente adquirem grande desenvolvimento as relações internacionais. Também se intensificam as relações internacionais entre as organizações juvenis. Por isso, quisera que nossos jovens, que os komsomóis se familiarizassem mais com a vida, a cultura e o caráter dos povos estrangeiros. É desejável sobretudo que entre nossos komsomóis haja mais gente que domine idiomas estrangeiros.

Camaradas, o Komsomol tornou-se credor de tão alta recompensa graças aos heroicos esforços de milhões de seus militantes, jovens que, como já disse, lutaram com abnegação por nossa justa causa, tanto na frente como na retaguarda. Parte desses méritos cabe à plêiade de magníficos filhos do Komsomol que ofereceram a vida pela Pátria Soviética. esses jovens deram provas de madureza política, de experiência organizativa e de maestria na luta, de elevado patriotismo e ilimitada fidelidade ao povo soviético; demonstraram perante o mundo todo a elevada moral dos cidadãos soviéticos. Acaso não é evidente para cada um o magnífico resultado da constante solicitude do camarada Stálin pelo Komsomol, por toda a juventude?

E por isso estou convencido, camaradas, de que os militantes do Komsomol guardarão como algo sagrado e multiplicarão as magníficas tradições cristalizadas durante a Guerra Patriótica. Essas tradições contribuirão para formar os jovens, os militantes do Komsomol.

As condecorações outorgadas ao Komsomol sempre guardam relação com importantes etapas históricas da vida de nosso país. A última condecoração está ligada à epopeia da Guerra Patriótica, à nossa vitória.

Em todas as etapas históricas, o Komsomol cumpriu honrosamente as tarefas de que foi incumbido. Permiti-me desejar-vos que cumprais vossas tarefas de hoje com tanto acerto como cumpristes as dos períodos anteriores do desenvolvimento de nosso país. (Todos se põem de pé; atroadores e prolongados aplausos).


Inclusão 18/05/2013