Actividade Consciência e Personalidade

Alexei N. Leontiev

Capitulo IV - Atividade e Consciência
I - A gênese da consciência


A atividade, externa e interna, do sujeito é mediada e regulada por um reflexo psíquico da realidade. O que o sujeito vê no mundo objetivo são motivos e objetivos, e as condições de sua atividade devem ser recebidas por ele de uma forma ou de outra, apresentadas, compreendidas, retidas e reproduzidas em sua memória; isto também se aplica aos processos de sua atividade e ao próprio sujeito - a sua condição, a suas características e idiossincrasias. Desta forma, a análise da atividade nos conduz aos temas tradicionais da psicologia. Agora, no entanto, a lógica da investigação é invertida: o problema da aparência dos processos psíquicos torna-se o problema de sua origem, de seu eliciamento através daquelas conexões sociais nas quais o ser humano entra no mundo objetivo.

A realidade psíquica que nos é revelada diretamente é o mundo subjetivo da consciência. Foi necessário um século para nos livrarmos da identificação do psíquico com o consciente. O que foi surpreendente foi a variedade de caminhos na filosofia, na psicologia e na fisiologia que levaram à distinção que foi feita entre o consciente e o psíquico: basta mencionar Leibniz, Fechner, Freud, Sechenov e Pavlov.

O passo decisivo foi a confirmação da idéia de vários níveis de reflexo psíquico. Do ponto de vista histórico, genético, este fato indicava a admissão da existência de uma psique pré-consciente dos animais e o aparecimento no homem de sua forma qualitativamente nova - a consciência. Assim, surgiram novas questões: a respeito daquela indispensabilidade objetiva que surge com a consciência emergente; a respeito do que lhe dá surgimento; a respeito de sua estrutura interna. 


Inclusão 17/11/2003
Última atualização 18/11/2015