Liu Shaoqi

Foto do autor
1898-1969
Obras disponíveis

Vice-presidente do Governo Popular Central da República Popular da China, membro do Secretariado do Comitê Central do Partido Comunista da China, e um dos líderes do movimento revolucionário, bem como do movimento sindical da China. Nasceu no município de Ningxiang, em Hunan. Em 1920, filiou-se à Liga da Juventude Socialista Chinesa (predecessora do Partido Comunista da China), que foi fundada no mesmo ano. Na primavera de 1922, foi nomeado para o Secretariado da Organização do Trabalho da China, precursora da Federação do Trabalho de toda a China. Anteriormente grafado como Liu Chao-Tsi.

Desde essa época, até a derrota da primeira grande revolução, em 1927, Liu Shaoqi dirigiu o movimento sindical revolucionário da China. Após a derrota, em 1927, passou a operar subterraneamente e continuou a dirigir o movimento sindical. No outono de 1932, foi para a base revolucionária de Jiangxi e encarregou-se do movimento operário nas Áreas Vermelhas.

De 1936 a 1942, serviu sucessivamente como secretário do Birô do Norte, do Birô das Planícies Centrais e do Birô da China Central do Comitê Central do Partido Comunista da China.

Desde 1932, Liu Shaoqi foi membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China. A partir de 1943, tornou-se membro do Secretariado do Comitê Central do Partido Comunista da China e vice-presidente do Conselho Militar Revolucionário do Povo Chinês. Quando a República Popular da China foi instaurada em 1.º de outubro de 1949, Liu Shaoqi tornou-se vice-presidente do Governo Central Popular. Com o início da Revolução Cultural, Liu foi expurgado do partido como “traidor” e “promotor da via capitalista”. Morreu na prisão em 1969. Foi reabilitado em 1980 durante o Quinto Pleno do décimo-primeiro Comitê Central.

Obras disponíveis
1954 - set Sobre o Projeto de Constituição da República Popular da China
  A Luta Interna no Partido
  A Reforma Agrária na China
Textos em espanhol
Seção em espanhol do MIA

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo: 04/08/2012
Última atualização: 27/12/2023