MIA - Secção em Português
Liu Chao-Tsi
foto
1898-1969

Foi vice-presidente do Governo Popular Central da República Popular da China e membro do Secretariado do Comitê Central do Partido Comunista da China, e um dos líderes do movimento revolucionário, bem como do movimento sindical da China.

Liu Chao-Tsi nasceu em no município de Nin-siangt província de Hunan. Em 1920, filiou-se à Liga da Juventude Socialista Chinesa (predecessora do Partido Comunista da China), que foi fundado no mesmo ano. Na primavera de 1922, foi nomeado para o Secretariado da Organização do Trabalho da China, precursora da Federação do Trabalho de toda a China.

Desde essa época, até a derrota da primeira grande revolução, em 1927, Liu Chao-Tsi dirigiu o movimento sindical revolucionário da China.

Após a derrota da grande revolução, em 1927, Liu Chao-Tsi passou a operar subterraneamente e continuou a dirigir o movimento sindical. No outono de 1932, foi para a base revolucionária de Kiangsi e encarregou-se do movimento operário nas Áreas Vermelhas.

De 1936 a 1942, Liu Chao-Tsi serviu sucessivamente como secretário do Bureau do Norte, do Bureau das Planícies Centrais e do Bureau da China Central do Comitê Central do Partido Comunista da China.

Desde 1932, Liu Chao-Tsi foi membro do Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da China. A partir de 1943, tornou-se membro do Secretariado do Comitê Central do Partido Comunista da China e vice-presidente do Conselho Militar Revolucionário do Povo Chinês.

Quando a República Popular da China foi instaurada em 1.° de outubro de 1949, Liu Chao-Tsi tornou-se vice-presidente do Governo Central Popular.

Atualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

1954 - Set Sobre o Projeto de Constituição da República Popular da China
???? A Luta Interna no Partido
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.

Abriu o arquivo 04/08/2012