Nota de Publicação

Comissão do Comité Central do Partido Comunista da China para a Edição das Obras Escolhidas de Mao Tsetung

25 de Agosto de 1951


Fonte: Obras Escolhidas de Mao Tsetung, Tomo I. Edições em Línguas Estrangeiras, Pequim, 1975.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo

capa

A presente selecção inclui vários artigos importantes do camarada Mao Tsetung, redigidos nos distintos períodos da revolução chinesa. Há já alguns anos que, em muitos pontos do país, se vinham multiplicando as edições das Obras Escolhidas de Mao Tsetung, mas nenhuma tinha sido revista pelo autor, os artigos não obedeciam a uma ordenação justa, registaram-se erros de transcrição e certos textos importantes não ficaram incluídos. Na presente edição, os textos estão em ordem cronológica e segundo os períodos históricos que se seguiram à fundação do Partido Comunista da China. Na medida do possível, a selecção recolhe as obras de maior importância não publicadas nas edições anteriores, nos vários pontos do país. Todos os textos foram examinados pelo autor, que introduziu certas correcções de estilo, em alguns artigos, e acrescentamentos e correcções de conteúdo neste ou naquele trecho.

Alguns esclarecimentos relativos à presente edição:

1. A selecção não está de todo completa — a camarilha reaccionária do Kuomintang destruiu muitos dos documentos revolucionários, e outros perderam-se ao longo dos muitos anos de guerra, razão por que não é actualmente possível dispor da totalidade dos escritos do camarada Mao Tsetung, sobretudo inúmeras cartas e telegramas, que representam uma boa parte da sua obra.

2. De acordo com uma proposta do próprio autor, algumas das obras divulgadas no passado, por exemplo, Investigação no Campo, não foram integradas na presente selecção, e, do artigo intitulado Questões Económicas e Financeiras, só foi transcrito o primeiro capítulo, "Balanço Geral do Nosso Trabalho".

3. Os textos estão acompanhados de notas, umas relativas ao título, insertas abaixo da primeira página de cada artigo, e outras, de carácter político ou técnico, no final de cada artigo.

4. A selecção publica-se em duas edições — uma em tomo único e outra em quatro tomos. Na edição em quatro tomos o material está assim disposto: no primeiro tomo, as obras escritas durante a Primeira e a Segunda Guerra Civil Revolucionária; no segundo e terceiro, as escritas no período da Guerra de Resistência contra o Japão, e, no quarto, as relativas à Terceira Guerra Civil Revolucionária.


Inclusão 22/02/2010