A Declaração de Camphausen na Sessão de 30 de Maio

Karl Marx

3 de Junho de 1848


Primeira Edição: Neue Rheinische Zeitung. Organ der Demokratie (Nova Gazeta Renana. Órgão da Democracia) nº 3.
Fonte: PUC SP Revista Margem
Tradução: Artigo recolhido e traduzido por Lívia Contrim e Márcia V. M. de Aguiar (e-mail: lcotrim @ aol . com). Leia o artigo da tradutora: A contra-revolução na Alemanha. Marx e a Nova Gazeta Renana
HTML:
Fernando A. S. Araújo.
Direitos de Reprodução: Licença Creative Commons licenciado sob uma Licença Creative Commons.

Post et non propter,(1) ou seja, o sr. Camphausen tornou-se primeiro-ministro(2) não através da Revolução de Março, mas sim depois da Revolução de Março. O significado desta posterioridade de seu ministério foi revelado pelo sr. Camphausen de maneira solene e transcendente, com aquela, por assim dizer, grave corporeidade que oculta as carências da alma,(3) a 30 de maio de 1848 à Assembléia de Berlim, resultante do acordo entre ele e os eleitores indiretos.(4)

"O ministério formado a 29 de março", diz o pensador amigo da história,(5)"reuniu-se logo depois de um acontecimento cujo significado não desconhecia nem desconhece."(6)

A afirmação do sr. Camphausen, de que não formara o ministério antes do 29 de março, comprova-se nos números dos últimos meses da Gazeta do Estado Prussiana.(7) E pode-se seguramente supor que uma data tenha grande "significado", especialmente para o sr. Camphausen, quando constitui ao menos o ponto de partida cronológico de sua ascensão. Que tranqüilidade para os combatentes mortos nas barricadas que seus frios cadáveres figurem como marcos, como indicadores apontados para o ministério de 29 de março! Quelle gloire!(8)

Numa palavra: depois da Revolução de Março, formou-se um ministério Camphausen. Este mesmo ministério Camphausen reconhece o "grande significado" da Revolução de Março; ao menos, não o desconhece. A revolução mesma é bagatela, mas seu significado! Ela significa, justamente, o ministério Camphausen, ao menos post festum.

"Este acontecimento" — a formação do ministério Camphausen ou a Revolução de Março? — "é uma das causas mais essenciais que contribuem para a transformação de nossa constituição política interna."

Isto deve significar que a Revolução de Março é uma "causa essencial, que contribui" para a formação do ministério de 29 de março, ou seja, para o ministério Camphausen. Ou isto deveria meramente significar: a revolução prussiana de março revolucionou a Prússia? Em todo caso, uma tão solene tautologia é presumível num "pensador amigo da história".

"Encontramo-nos no umbral da mesma" (a saber, da transformação de nossas relações políticas internas), "e o caminho diante de nós é longo, o governo o reconhece."

Numa palavra: o ministério Camphausen reconhece que tem ainda um longo caminho diante de si, isto é, promete-se uma longa duração. Breve é a arte, isto é, a revolução, e longa a vida,(9) isto é, o ministério que a sucedeu. E, ainda por cima, ele próprio o reconhece. Ou interpreta-se de outra maneira as palavras de Camphausen? Certamente não pretenderemos do pensador amigo da história a trivial explicação de que os povos que se encontram no umbral de uma nova época histórica, no umbral estão, e que o caminho que cada época tem diante de si seja tão longo quanto o futuro.

Tal é a primeira parte do laborioso, grave, formal, sólido e fino discurso do primeiro-ministro Camphausen. Resume-se em três frases: Depois da Revolução de Março, o ministério Camphausen. Grande significado do ministério Camphausen. Longo caminho diante do ministério Camphausen!

Agora, a segunda parte.

"Mas, de maneira alguma compreendemos a situação assim", explica doutoralmente o sr. Camphausen, "como se tivesse se produzido, através desse acontecimento" (a Revolução de Março) "uma completa reviravolta, como se toda a constituição de nosso Estado tivesse sido derrubada, como se todo o existente tivesse cessado de existir juridicamente, como se todas as situações precisassem ser de novo juridicamente fundadas. Ao contrário. No momento de sua reunião, o ministério concordou em considerar como uma questão vital que a Dieta Unificada(10) antes convocada se reunisse efetivamente, apesar das petições em contrário recebidas, e que se passasse à nova Constituição a partir da Constituição existente, com os meios legais que ela oferecia, sem cortar o laço que liga o velho ao novo. Este caminho incontestavelmente certo foi seguido, a lei eleitoral foi submetida à Dieta Unificada e, com sua aprovação, foi promulgada. Mais tarde, procurou-se induzir o governo a modificar a lei de moto próprio, especialmente a converter o sistema eleitoral indireto no direto. O governo não cedeu a isto. O governo não exerceu nenhuma ditadura; não pôde exercê-la, não quis exercê-la. A lei eleitoral foi aplicada de fato tal como existia de direito. Sobre a base desta lei eleitoral foram eleitos os eleitores e os deputados. Sobre a base desta lei eleitoral, os senhores estão aqui, com plenos poderes para entender-se com a Coroa sobre uma Constituição que, esperamos, seja durável para o futuro."

Um reino por uma doutrina!(11) Uma doutrina por um reino!

Primeiro vem o "acontecimento", título envergonhado da revolução. Depois vem a doutrina e logra o "acontecimento".

O "acontecimento" ilegal faz do sr. Camphausen um primeiro-ministro responsável, uma figura que não tinha nenhum lugar, nenhum sentido no passado, na Constituição então existente. Através de um salto mortale, saltamos por sobre o velho e encontramos, por sorte, um ministro responsável; mas o ministro responsável encontra, por mais sorte ainda, uma doutrina. Com o primeiro sopro de vida de um primeiro-ministro responsável, a monarquia absoluta morrera, decompusera-se. Entre suas vítimas, encontrava-se na primeira fileira a defunta "Dieta Unificada", esta repugnante mistura de delírio gótico com mentira moderna.(12) A "Dieta Unificada" era a "fiel amada", a besta de carga da monarquia absoluta. Assim como a república alemã só pode festejar seu advento sobre o cadáver do sr. Venedey,(13) o ministério responsável só pode festejar o seu sobre o cadáver da "fiel amada". O ministro responsável procura agora o cadáver esquecido ou evoca o espectro da fiel amada "Unificada", o qual efetivamente aparece, mas, desgraçadamente, cambaleando suspenso no ar, executando as mais extravagantes cabriolas, já que não encontra mais nenhum terreno sob seus pés, pois o antigo terreno do direito e da confiança fora tragado pelo terremoto do "acontecimento". O mestre feiticeiro comunica ao espectro que o chamara para liquidar seu legado e poder portar-se como seu leal herdeiro. O espectro não poderia jamais apreciar suficientemente este obsequioso comportamento, pois na vida comum não se permite que os mortos firmem testamento postumamente. Sumamente lisonjeado, o espectro aquiesce como um pagode a tudo o que o feiticeiro ordena, faz uma reverência à saída e desaparece. A lei da eleição indireta(14) é seu testamento póstumo.

O embuste doutrinário através do qual o sr. Camphausen, "a partir da Constituição existente, passou, com os meios legais que ela oferecia, à nova Constituição" efetuou-se da seguinte maneira:

Um acontecimento ilegal faz do sr. Camphausen um primeiro-ministro responsável, um ministro constitucional — uma pessoa ilegal no sentido da "velha" "Constituição existente". O ministro constitucional faz, de modo ilegal, da inconstitucional, estamental fiel amada "Unificada" uma Assembléia constituinte. A fiel amada "Unificada" faz, de modo ilegal, a lei da eleição indireta. A lei da eleição indireta faz a Câmara de Berlim, e a Câmara de Berlim faz a Constituição, e a Constituição faz todas as Câmaras seguintes para todo o sempre.

Assim, o ganso torna-se ovo e o ovo, ganso. Mas, no grasnido salvador do Capitólio(15) o povo reconhecerá, breve, que os ovos dourados de Leda, que pôs na revolução, foram surrupiados. O próprio deputado Milde(16) não parece ser o filho de Leda, o Castor que resplandece ao longe.(17)


Notas de rodapé:

(1) Depois e não através. (retornar ao texto)

(2) O ministério Camphausen substituiu, em 29 de março de 1848, o governo do conde Arnim-Boitzenburg, formado em 19 de março de 1848. O primeiro-ministro do novo governo era o banqueiro renano Ludolf Camphausen (1803-1890), presidente da Câmara de Comércio de Colônia, um dos líderes da burguesia liberal renana, membro, em 1847, da Dieta Unificada; o ministro das Finanças era David Justus Hansemann (1790-1864), um dos representantes da grande burguesia renana, que, na primeira Dieta Unificada, de 1847, se apresentara como líder da oposição liberal e, em 1848, se elegera deputado à Assembléia Nacional Prussiana. Esse governo via como sua tarefa a mediação entre a grande burguesia e a Coroa. (retornar ao texto)

(3) Do romance de Laurence Sterne, The Life and opinions of Tristram Shandy, Gentleman (A vida e as opiniões de Tristram Shandy), vol. 1, capítulo 11. (retornar ao texto)

(4) A Assembléia Nacional Prussiana foi convocada no dia 22 de maio de 1848 para "entender-se com a Coroa" sobre uma Constituição. Apesar da lei eleitoral de 8 de abril de 1848, que previa o sufrágio universal, a Assembléia foi eleita pela via indireta. A maioria dos deputados era representante da burguesia e dos burocratas prussianos. (retornar ao texto)

(5) Designação irônica de Marx e Engels para Camphausen, aludindo ao subtítulo da obra então muito conhecida História geral do início do conhecimento histórico até nossa época. Elaborado por Karl Von Rotteck para os pensadores amigos da história, Freiburg im Breisgau, 1834. (retornar ao texto)

(6) Em seus artigos sobre os debates na Assembléia Nacional prussiana (Assembléia Ententista), Marx e Engels utilizaram as "Notas estenográficas sobre os debates da Assembléia convocada para fazer um acordo sobre a Constituição Prussiana", suplemento do Diário Oficial Prussiano, vol. 1-3, Berlim, 1848, publicadas mais tarde como edição avulsa sob o título Debates da Assembléia Constituinte da Prússia de 1848, vol. 1-8, Berlim, 1848. (retornar ao texto)

(7) Gazeta Geral do Estado Prussiana - fundada em Berlim em 1819, de 1819 até abril de 1848 o órgão semi-oficial do governo prussiano; de maio de 1848 até julho de 1851 foi publicada sob o título de Diário Oficial Prussiano como órgão oficial do governo prussiano.(retornar ao texto)

(8) Que glória! (retornar ao texto)

(9) Citação modificada do Fausto, de Goethe, Primeira Parte, "Noite"; ali se diz: "Longa é a arte, e curta nossa vida". (retornar ao texto)

(10) Era composta, mais ou menos, como a Assembléia dos Notáveis da França às vésperas de 1789, na qual estavam representadas as três ordens (nobreza, clero e terceiro estado). (retornar ao texto)

(11) Citação modificada de Rei Ricardo III, de Shakespeare, Ato 5, cena 4; ali se diz: "Um cavalo, um cavalo! Meu reino por um cavalo!". (retornar ao texto)

(12) HEINE, Alemanha. Um conto de inverno, cap. XVII. (retornar ao texto)

(13) Venedey, Jacob (1805-1871): historiador e publicista de Colônia. Em 1848, foi membro do Parlamento Preparatório e da Assembléia Nacional de Frankfurt (centro-esquerda). (retornar ao texto)

(14) A "lei eleitoral para a Assembléia convocada para se entender sobre a Constituição prussiana" foi aprovada, por proposta do ministério Camphausen, em 8 de abril de 1848 pela segunda Dieta Unificada e baseava-se no sistema de eleição indireta em duas etapas. (retornar ao texto)

(15) No ano 390 a.C., os gauleses ocuparam a cidade de Roma, com exceção do Capitólio, cujos defensores, segundo a tradição, quando de um ataque-surpresa noturno dos inimigos, foram acordados a tempo pelo grasnido dos gansos do templo de Juno. (retornar ao texto)

(16) MILDE, Karl August (1805-1861): industrial têxtil (algodão) em Breslau, membro da Dieta Unificada. De 26 de maio a 26 de junho, presidente da Assembléia Nacional de Berlim, onde pertencia à direita. De 25 de junho a 21 de setembro, foi ministro do Comércio, no gabinete AuerswaldHansemann. (retornar ao texto)

(17) De acordo com o mito grego, os filhos da soberana espartana Leda e de Zeus saíram de um ovo. Castor, o filho de Leda, foi uma figura heróica da Grécia antiga. A mesma designação tem uma estrela da constelação de Gêmeos. (retornar ao texto)

Inclusão 09/11/2014