<<< Índice
Link Avante

O Capital
Crítica da Economia Política

Karl Marx


Prefácio e posfácio à edição francesa


Londres, 18 de Março de 1872

capa

Ao cidadão Maurice La Châtre Caro cidadão,

Aplaudo a sua ideia de publicar a tradução de Das Kapital em fascículos periódicos. Sob essa forma a obra será mais acessível à classe operária e, para mim, essa consideração sobreleva qualquer outra.

Aí está o lado bom da sua medalha, mas eis o seu reverso: o método de análise que empreguei, e que ainda não havia sido aplicado aos assuntos económicos, torna bastante árdua a leitura dos primeiros capítulos, e é de temer que o público francês, sempre impaciente por concluir, ávido de conhecer a relação dos princípios gerais com as questões imediatas que o apaixonam, desanime, por não poder logo passar adiante.

E essa uma desvantagem contra a qual nada posso senão prevenir e premunir os leitores preocupados com a verdade. Não há estrada real para a ciência e só têm possibilidade de chegar aos seus cumes luminosos aqueles que não temem fatigar-se a escalar as suas veredas escarpadas.

Receba, caro cidadão, a certeza dos meus sentimentos dedicados.

Karl Marx

Ao leitor

O Sr. J. Roy tinha-se comprometido a dar uma tradução tão exacta e mesmo tão literal quanto possível; cumpriu escrupulosamente a sua tarefa. Mas os seus próprios escrúpulos obrigaram-no a modificar a redacção, a fim de a tornar mais acessível ao leitor. Estes retoques feitos dia a dia, visto que o livro se publicava em fascículos, foram executados com uma atenção desigual e tiveram de produzir discordâncias de estilo.

Uma vez empreendido este trabalho de revisão fui conduzido a aplicá-lo também ao fundo do texto orignal (a segunda edição alemã), a simplificar alguns desenvolvimentos, a completar outros, a dar materiais históricos ou estatísticos adicionais, a acrescentar observações críticas, etc. Sejam quais forem, pois, as imperfeições literárias desta edição francesa, ela possui um valor científico independente do original e deve ser consultada mesmo pelos leitores familiarizados com a língua alemã.

Dou abaixo as partes do posfácio da segunda edição alemã que tratam do desenvolvimento da economia política na Alemanha e do método empregue nesta obra(1*).

Londres, 28 de Abril de 1875
Karl Marx


Notas de rodapé:

(1*) Ver o presente tomo, pp. 13-22. (Nota da edição portuguesa.) (retornar ao texto)

Inclusão 14/11/2011