Guiorgui Valentinovitch Plekhanov

Foto do autor
1856-1918
Obras disponíveis

O grande homem é grande não porque suas particularidades individuais imprimiam uma fisionomia individual aos grandes acontecimentos históricos, mas porque é dotado de particularidades que o tornam o indivíduo mais capaz de servir às grandes necessidades sociais de sua época, surgidas sob a influência de causas gerais e particulares. (...) É precisamente, um iniciador, porque vê mais longe que os outros e deseja mais fortemente que outros. Resolve problemas científicos colocados pelo curso anterior do desenvolvimento intelectual da sociedade, indica as novas necessidades sociais criadas pelo desenvolvimento anterior das relações sociais e toma a iniciativa de satisfazer a estas necessidades. (...) Nisto reside a sua importância e toda a sua força. Mas esta importância é colossal e esta força é prodigiosa.

Guiorgui Valentinovitch Plekhanov, nasceu em 29 de novembro de 1856 e morreu em 17 de maio de 1918. Pertenceu à primeira geração de marxistas russos. Foi o principal propagandista do materialismo histórico e dialético em sua geração e seus textos tiveram grande influência junto aos lutadores sociais do século XX. Aliado dos mencheviques, ironicamente quem melhor esclareceu o papel do indivíduo nas transformações históricas, não apoiou a maior revolução de sua época. Entretanto, para Lênin, "a melhor exposição da filosofia do marxismo e do materialismo histórico é a feita por Plekhanov " (...) "Penso que não é demais observar aos jovens membros do partido que não é possível tornar-se um verdadeiro comunista, dotado de consciência de classe, sem estudar - friso estudar - tudo o que Plekhanov escreveu sobre filosofia, pois é o que há de melhor na literatura internacional do marxismo ".

Fonte: O Papel do Indivíduo na História - Plekhanov, Editora Expressão Popular

Obras disponíveis
1898 O Papel do Indivíduo na História (Fragmento)
1900 Arte e Literatura: Cartas sem endereço - Primeira carta
1901 A Concepção Marxista da História
1904 A concepção materialista da história
1907 Dialética e Lógica
1908 Os Princípios Fundamentais do Marxismo
  Os Saltos na Natureza e na História
Textos em espanhol
Seção em espanhol do MIA

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo: 13/12/2005
Última atualização: 28/12/2023