Para a Reconstrução do Partido Comunista Marxista-Leninista

Manuel Quirós


Introdução


capa

Esta introdução pretende apenas realçar os pontos mais importantes que são analisados ao longo dos artigos que compõem este livro.

Em todos os artigos, Manuel Quirós evidencia a necessidade constante da reconstrução do Partido, de como este se forma no combate ao revisionismo e a todos os desvios do marxismo-leninismo. Se os princípios têm servido e servem a muita gente para explicar o seu dogmatismo, divisionismo e imobilismo, não é menos certo que é nos princípios do marxismo-leninismo que os comunistas encontram o guia da sua prática. Os desvios ao marxismo-leninismo traduzem-se, na prática, em erros que levam à derrota das hostes proletárias.

Outro aspecto importante focado em todos os artigos é a luta contra o revisionismo, ideologia duma «nova» burguesia que se prepara para suplantar a burguesia «tradicional» na exploração e repressão do proletariado. Manuel Quirós frisa frequentemente que o revisionismo não é um desvio do marxismo-leninismo mas sim uma ideologia ao serviço de camadas da burguesia, numa fase ascendente cujo objectivo é a continuação da exploração do proletariado. Falando em nome do socialismo, o que pretendem realmente é implantar um outro tipo de capitalismo, o capitalismo monopolista de Estado, em que o poder (e os lucros) se encontra(m) nas mãos dessas camadas privilegiadas — funcionários do Partido, directores de empresas e bancos, burocratas sindicais, técnicos e aristocracia operária. O proletariado é igualmente explorado, mas em nome do «socialismo». É isso que se passa, hoje, nos países de capitalismo restaurado, em que a fachada socialista encobre a exploração feroz do proletariado.

Outro aspecto é a luta contra o oportunismo que é também um inimigo poderoso no seio do movimento marxista-leninista. O facto de não se lhe fazer uma crítica profunda e implacável, clara para as massas, leva a que ele persista e inclusivamente esteja ainda a constituir um obstáculo à reconstrução do Partido. O sectarismo e o carreirismo não estão completamente vencidos no seio do movimento marxista-leninista e exigem de nós uma denúncia constante.

Finalmente, e o aspecto mais importante, neste momento, para todos os comunistas, Manuel Quirós defende o Congresso reconstrutor do Partido, como uma forma correcta de superar as divergências no seio da corrente marxista-leninista, de traçar a linha política, táctica e estratégica e as tarefas prioritárias que se colocam neste momento aos marxistas-leninistas.


Inclusão 02/04/2014