Há 200 anos. Babeuf e a Conspiração dos Iguais

Francisco Martins Rodrigues

2 Setembro 2004


Primeira Edição: ....
Fonte: Francisco Martins Rodrigues - Escritos de uma vida
Transcrição: Ana Barradas
HTML: Fernando A. S. Araújo.
Direitos de Reprodução: Licença Creative Commons licenciado sob uma Licença Creative Commons.

Que termine de uma vez por todas este grande escândalo, que aos vindouros parecerá inacreditável! Desapareçam finalmente as infames distinções entre ricos e pobres, entre grandes e pequenos, patrões e servos, governantes e governados!”

François Noel Babeuf, que adoptou durante a revolução o nome do tribuno romano Caio Graco, nasceu em 23 de Novembro de 1760 numa família pobre de Saint Quentin, na Picardia. Aos doze anos, o pai, antigo soldado, pô-lo a trabalhar nas obras dum canal, onde durante quatro anos executou trabalhos pesados por um salário miserável, 14 horas por dia. Aí se deve ter formado a sua revolta contra uma ordem social injusta, que inspiraria a sua curta vida. Passou depois a empregado dum agrimensor, profissão em que mais tarde trabalhou por conta própria. O contacto que esta actividade lhe proporcionou com os abusos do direito senhorial mais lhe acentuou a aspiração a uma sociedade diferente:

“Enquanto não se arrasar este edifício inadequado à felicidade da generalidade dos homens — escrevia a um amigo, aos 26 anos — e não for reconstruído segundo um plano inteiramente novo, em harmonia perfeita com as exigências do seu desenvolvimento livre e completo, tudo deve ser destruído, tudo deve começar do princípio”.

Acolhe com entusiasmo os acontecimentos revolucionários de Julho de 1789 e torna-se, nas suas próprias palavras, “propagandista da liberdade e defensor dos oprimidos”. Reclama a supressão dos impostos exorbitantes, a liquidação da propriedade da terra e da desigualdade dos rendimentos. Após a insurreição popular de 10 de Agosto de 1792, que derruba a monarquia, Babeuf é eleito para o Conselho Geral do departamento de Somme, depois toma-se membro do directório do distrito de Montdidier, e mais tarde secretário da Administração dos Abastecimentos em Paris. Nestes vários cargos e como jornalista, destaca-se pela defesa apaixonada dos interesses dos pobres e oprimidos, pelo ataque aos ricos, especuladores, traficantes, administradores corruptos. Alinha com Marat na tendência mais radical, pelo que os seus adversários o ridicularizam como o “Marat de província”. Odiado pelos meios de negócios devido à sua intransigência, é preso várias vezes. Estava justamente na cadeia quando do golpe de Estado de 9 Termidor (27 de Julho de 1794) que derrubou a ditadura dos jacobinos.

Uma vez libertado, Babeuf começa a publicar o Tribun du Peuple, torna-se membro influente do Clube Eleitoral onde se agrupam os representantes dos grupos de esquerda e apela à insurreição contra os termidorianos. Em Abril e Maio de 95, o povo de Paris levanta-se por duas vezes reclamando “Pão e a Constituição do Ano I” mas estes derradeiros sobressaltos da revolução são cruelmente reprimidos.

Babeuf fora entretanto de novo preso (em Fevereiro) e passa largos meses na cadeia. Aí encontra outros revolucionários como Buonarroti, Germain e Darthé, com os quais organiza a Sociedade dos Iguais, cujo programa ia muito além do dos jacobinos mais extremistas, pois reclamava o estabelecimento da igualdade social, com a supressão total da propriedade privada. Libertado em inícios de 96, Babeuf passa a revolucionário profissional e em Março funda, com os seus camaradas, o Directório secreto de Salvação Pública, que se propõe derrubar o Directório da grande burguesia no poder.

Desenrola-se então no espaço de dois meses, a Conspiração dos Iguais. Babeuf trabalha febrilmente na redacção dum plano detalhado de uma comunidade nacional, associação de homens livres e iguais, unidos pelo trabalho e pela propriedade colectiva, que se formaria em resultado duma revolução radical. Toda a produção deveria ser recolhida em armazéns comunitários a partir dos quais seria feita a sua distribuição equitativa por todos os cidadãos. Os burgueses que não se submetessem à nova ordem seriam privados de direitos políticos e os seus impostos agravados até à confiscação total dos bens.

Estas ideias encontram profundo eco nas massas pobres de Paris. Os Iguais recrutam militantes entre os proletários e os soldados e crêem-se prestes a levantar em armas 17.000 homens em torno da exigência do retorno à Constituição de 1793. A conspiração é contudo rapidamente detectada pela polícia. Em 10 de Maio de 1796, na véspera do dia previsto para o levantamento, o Directório secreto é todo preso, por denúncia dum informador infiltrado. Decapitada, a conjura desmorona-se, pois fora organizada nos moldes das sociedades secretas. Um ano mais tarde, em 27 de Maio de 1797, Graco Babeuf e o seu camarada Augustin Darthé são condenados à morte.

Tentam suicidar-se em pleno tribunal mas apenas conseguem ferir-se gravemente. Após uma noite de agonia, são guilhotinados. Filipe Buonarroti e outros conspiradores são condenados à prisão ou ao exílio.

Percursores do Manifesto Comunista

Babeuf e Buonarroti, com a sua Conspiração dos Iguais, ficaram entre os mais destacados representantes do comunismo utópico, precursores do movimento que encontraria a sua definição plena em 1847 com o Manifesto do Partido Comunista de Marx e Engels. Sem atingir ainda a clarividência destes, eles adivinham já as bases do programa comunista:

“Não precisamos apenas da igualdade consignada na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão: exigimo-la entre nós, sob o tecto das nossas casas. Estamos dispostos a fazer tábua rasa de tudo para a obter. (…) Visamos algo de mais sublime e mais equitativo, o bem comum, a comunidade dos bens! Não mais propriedade privada da terra: a terra não pertence a ninguém. Reclamamos, exigimos o usufruto comum dos frutos da terra: os frutos pertencem a todos. (…) Que termine de uma vez por todas este grande escândalo, que aos vindouros parecerá inacreditável! Desapareçam finalmente as infames distinções entre ricos e pobres, entre grandes e pequenos, patrões e servos, governantes e governados”.

O Manifesto Comunista terá apenas que limpar este apelo do seu moralismo utópico e definir a natureza histórica do regime burguês e a perspectiva da sua ultrapassagem. Mas só atinge essa precisão científica que lhe permite armar o proletariado com um programa político concreto graças ao heroísmo de precursores como Babeuf, Buonarroti e os seus camaradas.


Inclusão 20/11/2017