MIA - Secção em Português
Otto Rühle
foto do autor

A revolução é tarefa política e económica da totalidade da classe proletária.
Só o proletariado enquanto classe pode levar a revolução à vitória.
Tudo o resto é superstição, demagogia, charlatanismo político.
Otto Rühle in "A Revolução não é Tarefa de Partido"

Nasceu em 1874 em Freiberg, Saxe e morreu em 1943 no México. Durante a revolução de Novembro de 1918 desempenha um papel de relevo como membro do Conselho operário e militar de Dresde. Em 1919 é expulso do partido (K.P.D.). Entra para o K.A.P.D. É expulso pouco depois por exigência de Moscou. A partir de 1920 torna-se o principal teórico da A.A.U.-E.

A actividade de Otto Rühle no movimento operário alemão esteve ligada ao trabalho de pequenas minorias restritas no interior e no exterior das organizações operárias oficiais. Os grupos aos quais aderiu directamente não tiveram em nenhum momento uma verdadeira importância. E mesmo se no interior destes grupos ocupou uma posição especial, não chegou nunca a identificar-se completamente com nenhuma organização. Não perdeu nunca de vista os interesses gerais da classe operária qualquer que fosse a estratégia política especial que tivesse apoiado em determinado momento particular.

Actualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

1920 A Revolução não é uma Tarefa de Partido
1921 - Jun Linhas de Orientação para a A.A.U. -E.
1939 - Set A Luta Contra o Fascismo Começa Pela Luta Contra o Bolchevismo
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.

Abriu o arquivo 01/08/2005