Em Torno dos Problemas do Leninismo

J. V. Stálin


I - Definição de Leninismo


No folheto Sobre os Fundamentos do Leninismo, é apresentada a conhecida definição do leninismo que, pelo visto, obteve consagração geral. É a seguinte:

"O leninismo é o marxismo da época do imperialismo e da revolução proletária, ou mais exatamente: o leninismo é a teoria e a tática da revolução proletária em geral a teoria e a tática da ditadura do proletariado em particular".

Será exata esta definição?

Creio que sim. É exata, em primeiro lugar, porque indica com acerto as raízes históricas do leninismo, caracterizando-o como o marxismo da época do imperialismo, em oposição a alguns críticos de Lenine que, erradamente, entendem ter o leninismo surgido depois da guerra imperialista. Em segundo lugar, é exata, porque assinala acertadamente o caráter internacional do leninismo, em oposição à social-democracia, que pensa o leninismo só ser aplicável às condições nacionais da Rússia. Em terceiro lugar, é exata, porque mostra com fidelidade a ligação orgânica existente entre o leninismo e a doutrina de Marx, caracterizando o leninismo como sendo o marxismo da época do imperialismo em oposição a alguns críticos do marxismo, que não vêem no leninismo um novo desenvolvimento do marxismo, mas apenas a restauração do marxismo e sua aplicação à realidade da Rússia.

Não cremos ser necessário nos determos a comentar essas opiniões.

No nosso Partido, entretanto, há, ao que parece, pessoas que consideram necessário definir o leninismo de modo um pouco diferente. Zinoviev, por exemplo, julga que...

"o leninismo é o marxismo da época das guerras imperialistas e da revolução mundial, que se iniciou de modo direto num país onde predominam os camponeses".

Que significam as palavras sublinhadas por Zinoviev? Que significa introduzir na definição de leninismo o atraso da Rússia, seu caráter agrário?

Significa converter o leninismo de uma doutrina proletária internacional num produto da ordem de coisas especificamente russa.

Significa fazer o jogo, no gênero, de Bauer e Kautsky, que negam a possibilidade de se aplicar o leninismo a outros países mais desenvolvidos no sentido capitalista.

É indubitável que o problema agrário tem para a Rússia grande importância, pois que nosso país é um país de camponeses. Mas, que importância poderá encerrar este fato, para caracterizar os fundamentos do leninismo? O leninismo acaso se formou exclusivamente tendo como base a Rússia e para a Rússia e não tendo como base o imperialismo e para os países imperialistas em geral? As obras de Lenine, "Imperialismo, Etapa Superior do Capitalismo", "O Estado e a Revolução", "A Revolução Proletária e o Renegado Kautsky", "Extremismo, Doença Infantil do Comunismo", etc., são livros importantes apenas para a Rússia e não para todos os países imperialistas em geral? Não é leninismo a síntese da experiência do movimento revolucionário de todos os países? Os fundamentos da teoria e da tática do leninismo não têm valor e não são obrigatórios para os partidos proletários de todos os países? Lenine não tinha razão quando dizia que "o bolchevismo pode servir de modelo de tática para todos"? (sublinhado por Stálin) (Lenine, t, XXIII, pág. 386, A Revolução Proletária e o Renegado Kautsky). Não teria Lenine razão quando falava da significação internacional (sublinhado por Stálin) do Poder Soviético e dos fundamentos da teoria e da tática bolchevique? (Lenine, t. XXV, págs. 171-172, Extremismo, Doença Infantil do Comunismo). Vejamos então, se são exatas as seguintes palavras de Lenine:

"Na Rússia, a ditadura do proletariado tem que se distinguir inevitavelmente por certas particularidades, em comparação com os países avançados, como conseqüência do enorme atraso e do caráter pequeno-burguês de nosso país. Mas as forças fundamentais — e as formas fundamentais da economia social — são, na Rússia, as mesmas que em qualquer outro país capitalista, motivo pelo qual as particularidades citadas não se referem, de modo algum, ao essencial". (sublinhado por Stálin) (Lenine, t. XXIV, pág. 508, A Economia e a Política no Período da Ditadura do Proletariado).

E, se tudo isso é certo, pode ser considerada exata a definição do leninismo dada por Zinoviev?

Como confrontar esta definição nacionalmente limitada do leninismo com o internacionalismo?

Compartilhe este texto:
Início da página
 
Visite o MIA no Facebook
 

Inclusão 05/01/2012