Discurso no XIX Congresso do PC (b) da URSS

M. Suslov

Outubro de 1952


Primeira Edição:
Fonte: Problemas - Revista Mensal de Cultura Política nº 44 - Jan-Fev de 1953
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

desenho Starobin

Camaradas,

O caminho percorrido por nosso Partido, no período compreendido entre o XVIII e o XIX Congresso, foi marcado de acontecimentos de uma importância histórica mundial, no curso dos quais se decidia a sorte da pátria socialista soviética.

O Partido de Lênin e Stálin percorreu vitoriosamente esse caminho; escreveu em letras de ouro novas páginas em sua história, na história do país dos Soviets e de toda a humanidade, graças à justeza de sua política e ao fato de que foi o gênio da humanidade, o guia e educador amado, o camarada Stálin, que conduziu com uma vontade inabalável e uma sabedoria imensa nosso Partido e todo o povo soviético pelo caminho leninista. (Aplausos prolongados).

O XIX Congresso do P. C. (b) da URSS e a nova obra genial do camarada Stálin, "Problemas Econômicos do Socialismo na URSS", abrem perspectivas grandiosas de marcha triunfal de nosso país para o comunismo e dá mais uma vez uma demonstração aos olhos do mundo inteiro da força, da potência inesgotável do regime social socialista, soviético, e de sua superioridade incontestável sobre o regime social capitalista.

O quinto plano qüinqüenal determina um novo e poderoso surto da economia nacional da URSS e marca uma nova etapa na criação da base material e técnica do comunismo. O plano fixa igualmente objetivos de extrema importância no domínio do desenvolvimento da cultura socialista, e é a esses objetivos que desejo consagrar minha intervenção.

Lênin e Stálin ensinam que uma das principais condições da vitória completa do comunismo reside no poderoso surto do nível cultural e da consciência política de todos os homens soviéticos, na educação comunista dos trabalhadores. Desde 1906 em sua notável obra "Anarquismo ou Socialismo?" o camarada Stálin indicou que a sociedade futura

"pressupõe forças produtivas suficientemente desenvolvidas e uma consciência socialista dos homens''.(1)

Na nova obra clássica, "Problemas Econômicos do Socialismo na URSS" o camarada Stálin fez uma análise completa e aprofundada dos problemas mais importantes da economia política e, em primeiro lugar, dos problemas relativos à passagem progressiva da sociedade soviética do socialismo ao comunismo. O camarada Stálin projetou a luz brilhante da ciência marxista-leninista sobre os meios e os métodos a empregar para edificar o comunismo e, dessa forma, deu uma ajuda colossal a nosso Partido, a todos os construtores da sociedade comunista, a todo o movimento operário internacional. (Aplausos).

Nesta obra, nosso grande guia e educador acentuou, uma vez mais, que uma das condições prévias da preparação da passagem ao comunismo consiste em

"alcançar um progresso cultural da sociedade, que assegure a todos os seus membros o desenvolvimento universal de suas capacidades físicas e intelectuais, para que possam receber uma instrução suficiente que lhes permita ser agentes ativos do desenvolvimento da sociedade, para que possam também escolher livremente uma profissão e não tenham de ver-se atados, em conseqüência da divisão d trabalho existente, a uma só profissão por toda a vida."(2)

Eis por que o Comitê Central do Partido e o camarada Stálin dão uma atenção tão excepcional ao trabalho ideológico do Partido e lutam com perseverança para assegurar, por todos os meios, o desenvolvimento da educação comunista do povo soviético.

A educação comunista tem como finalidade fazer de todos os trabalhadores, em primeiro lugar da juventude de nosso país, homens profundamente cultos e instruídos, valentes e corajosos, que não receiam nem as dificuldades nem os obstáculos; tem como finalidade cultivar neles uma atitude socialista a respeito do trabalho e da propriedade social, o patriotismo soviético ardente e o internacionalismo proletário, um devotamento sem limite à grande causa do comunismo. A educação comunista dos trabalhadores constitui um meio muito importante na luta por uma alta produtividade do trabalho, pela consolidação da disciplina socialista do trabalho, pela consolidação e desenvolvimento da propriedade social, por um maior desenvolvimento da potência do Estado soviético.

A edificação do comunismo não se desenrola entre nós sob a forma de uma progressão regular, "sem conflitos", sem dificuldades e sem luta. A chamada teoria da "ausência de conflitos" — que teve uma certa voga entre os escritores e os artistas e que prejudica nossa literatura e nossa arte, que as afasta da luta ativa contra as sobrevivências e a influência da ideologia burguesa, contra tudo que é antigo, obsoleto, contra tudo que impede os homens soviéticos de avançar para o comunismo — é profundamente falsa e estranha ao marxismo-leninismo.

Não podemos esquecer sobretudo o cerco capitalista que hoje tem à sua frente os círculos imperialistas mais reacionários dos Estados Unidos e da Inglaterra, círculos que preparam, inclusive do ponto de vista ideológico, uma nova guerra mundial: que utilizam todos os meios da cultura e da ideologia burguesa para embrutecer as amplas massas de seus Países e para envenenar por meio de mentiras e calúnias as mais covardes e as mais capciosas, a consciência dos elementos menos estáveis de nossa sociedade.

O movimento para a frente de nossa sociedade não se processa isoladamente, mas se desenrola em meio da luta do novo contra todas as sobrevivências, ainda numerosas e vivas, do passado, contra os velhos hábitos e costumes nefastos, por vezes repugnantes, herdados do regime burguês. O camarada Stálin ensina:

"Sempre, entre nos, algo deperece. Mas o que morre não quer morrer simplesmente, senão que luta por sua existência, defende sua causa caduca.

Sempre, entre nós, algo de novo nasce. Mas o que nasce, não nasce simplesmente, senão que grita, pia, defendendo seu direito à existência.

A luta entre o velho e o novo, entre o que morre e o que nasce, eis aí a base de nosso desenvolvimento".

Aí está por que todo o trabalho ideológico do Partido, toda sua atividade com vistas a dar uma educação comunista às massas, formar qualidades morais e espirituais novas e elevadas entre os Homens como membros da sociedade comunista, não pode ter caráter abstrato e limitar-se a difundir conhecimentos, a expandir a cultura. Deve, como que voltando-se para o passado, dirigir seu dardo e conduzir uma luta implacável contra a ideologia burguesa reacionária e sua penetração em nossa ciência, nossa literatura e nossa arte, a fim de superar e extirpar as sobrevivências do capitalismo da consciência dos homens, reforçar a intransigência bolchevique em face das deformações ideológicas de toda espécie.

A edificação da cultura socialista e a educação comunista dos trabalhadores constituem uma ofensiva contra a ideologia burguesa reacionária, contra os preguiçosos e os dilapidadores da propriedade social, contra os burocratas e os violadores da disciplina do Estado, contra os admiradores servis da cultura reacionária burguesa e do modo de vida capitalista, contra as deformações nacionalistas e cosmopolitas hostis à ideologia soviética e à amizade entre os povos, contra o apoliticismo e a ausência de conteúdo ideológico em literatura, em arte e em ciência.

A alavanca poderosa para edificar a cultura socialista e dar uma educação comunista aos trabalhadores é a instrução pública.

O Partido e o Estado Soviético manifestam uma solicitude incansável pela instrução das amplas massas populares, pela assimilação de todas as conquistas da cultura por essas massas. Nesse importante domínio, foram obtidos êxitos de alcance histórico. Já no momento do XVIII Congresso do Partido, nosso país tinha realizado uma verdadeira revolução cultural. Em seu informe ao XVIII Congresso do PC (b) da URSS, o camarada Stálin fixara um novo objetivo histórico: fazer de todos os operários e de todos os camponeses homens cultos instruídos.

Esta tarefa foi realizada com êxito e sem desfalecimento. Instaurou-se o ensino geral de sete anos: o ensino médio, geral e especial, foi consideravelmente ampliado. Grandes êxitos foram obtidos na ampliação e melhoramento do ensino superior. O número dos alunos dos estabelecimentos de ensino superior atingiu 1.400.000 em 1952, ou seja, 73% a mais que antes da guerra.

Nenhum Estado capitalista conhece e pode conhecer uma instrução pública de tal amplitude. As classes dominantes têm necessidade do atraso e da ignorância dos trabalhadores para mantê-los na submissão e tirar o máximo de lucros duma exploração impiedosa. A instrução pública atravessa uma crise profunda nos Estados Unidos. Nesse país, contam-se mais de dez milhões de analfabetos; cerca de um terço das crianças em idade escolar não estuda. Quanto ao ensino médio, e sobretudo ao ensino superior, ele é monopólio das classes dirigentes e é inacessível aos filhos dos trabalhadores.

Enquanto que o Estado soviético destina todo ano somas consideráveis para o desenvolvimento da instrução pública, o governo dos Estados Unidos, embora a instrução pública nesse país esteja numa situação catastrófica, consagra a ela menos de 1% do orçamento. Por outro lado, os créditos militares destinados à preparacão de uma nova guerra absorverão este ano 74% do orçamento. 1% para a instrução pública 74% para as despesas militares! Estas cifras dão uma idéia do rumo em que se orienta a política anti-popular das classes dirigentes dos Estados Unidos.

Apoiando-se nos êxitos obtidos no desenvolvimento da instrução pública em nosso país e levando em conta igualmente a necessidade vital que sente a sociedade soviética de uma nova elevação do nível cultural e técnico dos trabalhadores, as diretivas do XIX Congresso do Partido, relativas ao quinto plano qüinqüenal, fixam, no domínio da instrução pública, novos objetivos de imensa importância.

O projeto de diretivas do XIX Congresso do Partido prevê:

"Terminar até o fim do plano qüinqüenal a passagem do ensino de sete anos ao ensino médio geral (dez anos) nas capitais das repúblicas, nas cidades dependentes da administração central da republica, nas sedes das regiões, dos territórios e dos grandes centros industriais. Preparar as condições que permitirão realizar inteiramente, durante o próximo plano quinquenal, o ensino médio geral (dez anos) nas outras, cidades e nas localidades rurais".

Assim temos o propósito de, no atual e no próximo plano quinquenal, passar ao ensino obrigatório de dez anos.

É difícil superestimar a significação, o caráter grandioso deste objetivo que só o Estado socialista está em condições de atingir. O fato mesmo de fixar um tal objetivo só é possível numa sociedade em que o povo é o senhor, em que a solicitude pelo povo, pela elevado de seu nível material e cultural é uma lei imprescritível. A garantia para toda a jovem geração de nosso país de poder receber uma instrução média assinala uma etapa muito importante na solução da tarefa histórica colocada pelo camarada Stálin: fazer de todos os trabalhadores homens cultos e instruídos. Isto constitui também um grande passo à frente para a liquidação das diferenças essenciais entre o trabalho manual e o trabalho intelectual.

A aplicação do ensino obrigatório de dez anos terá também uma imensa influência sobre a aceleração do desenvolvimento da economia nacional, visto que as fileiras da classe operária contarão cada vez mais com homens cultos e instruídos, capazes de utilizar a técnica mais moderna e de fazê-la avançar com rapidez e com imensa eficiência.

Por iniciativa do camarada Stálin, outro objetivo muito importante foi ainda fixado no novo plano qüinqüenal, no que diz respeito à instrução pública. Consiste em passar à instauração do ensino politécnico na escola média e em tomar as medidas necessárias para passar ao ensino politécnico universal.

O ensino especial médio e superior continuará também a se desenvolver no novo plano qüinqüenal. Para instruir os trabalhadores sem afastá-los da produção, estender-se-á a rede dos estabelecimentos de ensino especial, médio e superior, noturno e por correspondência, assim como escolas de ensino geral.

Para atingir os importantes objetivos do quinto plano quinquenal no domínio da instrução pública, é preciso melhorar consideravelmente a atividade do ministério do Ensino e do ministério do Ensino Superior. Por outro lado, os organismos locais do Partido e dos soviets deverão realizar um grande trabalho, relativamente à construção de novos edifícios escolares, à preparação e ao aperfeiçoamento dos quadros de professores, ao melhoramento da qualidade do ensino e da educação dadas aos alunos, relativamente também à preparação, sob todos os aspectos, e à aplicação de medidas destinadas a instaurar o ensino politécnico.

A nova etapa no desenvolvimento da instrução pública inaugurada pelo quinto plano qüinqüenal conduzirá a uma nova e imensa elevação do nível cultural das massas populares e será uma base sólida para um florescimento ainda mais poderoso da ciência, da técnica, da literatura e da arte em nosso país.

Camaradas,

Para atingir os objetivos fixados por nosso Partido no domínio da edificação cultural e da educação comunista dos homens soviéticos, para organizá-los e mobilizá-los com vistas a atingir os objetivos econômicos e políticos determinados ao país, a imprensa — os jornais, as revistas e os livros — tem uma grande importância.

O povo soviético ama sua imprensa, a qual tem de fazer face a uma procura considerável. Nossa imprensa tornou-se uma força poderosa, ajudando ativamente a edificação do comunismo. Livros e revistas são editados em tiragens imensas nas dezenas de línguas dos povos de nosso país. Quanto aos jornais, a Pravda sozinha tem atualmente uma tiragem que ultrapassa sensivelmente a de todos os jornais editados na Rússia em 1913.

Durante o quinto plano qüinqüenal, objetiva-se um grande desenvolvimento de nossa imprensa. Isto provoca novas exigências às organizações encarregadas das edições, assim como da indústria do livro e do papel.

Os trabalhadores das casas editoras devem melhorar consideravelmente o trabalho de edição, dar prova de crescente espírito de responsabilidade pelo conteúdo ideológico e a execução técnica dos livros editados, tornar impossível a edição de livros ideologicamente nefastos e tecnicamente falhos, fenômeno infelizmente ainda muito freqüente.

É preciso igualmente tomar medidas para que a extensão prevista pelo plano da base técnica de nossa imprensa, para que seu equipamento em material moderno de alta produtividade e o aprovisionamento das casas editoras em quantidades necessárias de papel sejam assegurados sem restrições.

Os objetivos extremamente importantes fixados ao Partido exigem firmemente de todas as organizações do Partido que elevem o nível de seu trabalho ideológico e político e que eliminem os defeitos crassos que ainda existem neste domínio, defeitos que foram inteiramente revelados no informe de atividade apresentado pelo camarada Malênkov.

As históricas decisões do XIX Congresso do Partido, a obra eminente de Stálin, "Problemas Econômicos do Socialismo na URSS", a mobilização dos trabalhadores pela realização e superação do novo plano qüinqüenal, devem ser o centro de todo o trabalho ideológico e político das organizações do Partido.

A principal condição para elevar o nível do trabalho ideológico das organizações do Partido e atingir todos os objetivos fixados ao Partido no domínio da edificação econômica e cultural, é o melhoramento da propaganda do Partido.

O grande ensinamento de Marx, Engels, Lênin e Stálin serve de base científica a toda a política do Partido Comunista, serve de base à educação comunista dos trabalhadores. Ele nos ilumina o caminho do comunismo. Revelando as leis do desenvolvimento da sociedade, o marxismo-leninismo ajuda o Partido, a classe operária, os trabalhadores, a utilizar conscientemente e habilmente as leis conhecidas para edificar o comunismo nos mais curtos prazos e com o mínimo de dificuldades.

O Partido criou as condições favoráveis para que nossos quadros assimilem com êxito a teoria revolucionária. As obras dos clássicos do marxismo-leninismo foram editadas nas línguas dos povos da URSS numa tiragem global de 511 milhões de exemplares, desde o XVIII Congresso do Partido. Presentemente, terminou-se a quarta edição das Obras de Lênin, a mais completa e a mais cuidadosamente preparada; treze tomos das Obras do camarada Stálin, constituindo um tesouro inexaurível do pensamento marxista-leninista criador, foram publicados.

Entretanto, apesar de uma certa difusão da propaganda das idéias do marxismo-leninismo, é preciso acentuar que até o momento ela ainda não foi organizada de maneira satisfatória em nosso país.

Criticando com justeza os defeitos existentes na organização da propaganda do Partido, o camarada Stálin indicou que um dos principais é a ausência de um manual que dê aos comunistas o mínimo necessário de conhecimentos no domínio da teoria marxista-leninista. O camarada Stálin propôs que se redija um curso elementar de marxismo-leninismo para os membros e os candidatos do Partido. A elaboração desse curso será uma ajuda séria a nossos quadros.

O ensino dado no Partido e o controle sobre a assimilação pelos comunistas do mínimo necessário de conhecimentos no domínio do marxismo-leninismo constituem uma tarefa de primeiro plano para todas as organizações do Partido, entretanto, os fatos mostram que o controle necessário sobre o estudo político dos comunistas é quase totalmente inexistente. Aí está outro grande defeito da organização da propaganda do Partido, que o camarada Stálin igualmente indicou. Assim como o mostram os fatos, em conseqüência da ausência de controle, muitos comunistas tidos como estudando individualmente a teoria, em verdade não fazem qualquer trabalho para elevar seu nível ideológico e político.

A tarefa consiste em fazer desaparecer o espontaneismo, a ausência de organização e de controle em matéria de propaganda do Partido; consiste em elevar a responsabilidade das organizações do Partido e dos próprios comunistas pelo estudo político, introduzindo em toda a rede de ensino do Partido um controle sistemático sobre a assimilação de um mínimo de conhecimentos no domínio do marxismo-leninismo pelos membros e os candidatos do Partido. É preciso dar particular atenção ao melhoramento do conteúdo ideológico do trabalho de propaganda, à extirpação resoluta do estudo dogmático, talmudista, do marxismo-leninismo, à elevação do nível ideológico e teórico dos estudos em todos os escalões do ensino do Partido.

Camaradas!

O camarada Stálin dedica pessoalmente uma atenção excepcional a todo o trabalho ideológico e político do Partido e à edificação cultural. É difícil designar um ramo da ciência, da cultura e da arte, um setor da frente ideológica em que não se sinta o papel de nosso grande guia e educador — que os inspira e os orienta — a influência benfazeja de suas idéias geniais. (Aplausos)

É a garantia de que as novas tarefas no domínio da edificação cultural, da educação comunista dos trabalhadores e da propaganda das idéias imortais do marxismo-leninismo serão cumpridas com êxito.

Nosso Partido chegou a seu XIX Congresso numa unidade, numa coesão ideológica e de organização inauditas; chegou fortalecido pela confiança ilimitada de todo o povo soviético. Aplicando as decisões históricas do Congresso, o Partido conduzirá com segurança o povo soviético à vitória completa do comunismo, sob a sábia direção de nosso grande guia e educador, da sumidade da ciência, que é nosso querido e amado camarada Stálin. (Aplausos prolongados).


Notas de rodapé:

(1) J. Stálin — OBRAS, 1.° tomo, pág. 304 — Editorial Vitória — Rio — 1952. (retornar ao texto)

(2) J. Stálin — "Problemas Econômicos do Socialismo na URSS",— pág. 68-69 — Editorial Vitória — Rio — 1953. (retornar ao texto)

logomarca problemas
Inclusão 23/10/2011