Resolução Sobre a Organização da Internacional Comunista

III Internacional Comunista

Junho de 1921


Primeira Edição: .....

Fonte: Edições 4º Congresso do Partido Comunista Revolucionário (PCR) Brasil 2008.

Transcrição: Rafael Freire

HTML: Fernando A. S. Araújo


O Comitê Executivo da Internacional Comunista deve ser organizado de tal maneira que possa tomar posição sobre todas as questões da ação do proletariado. Ultrapassando os limites dos apelos gerais de forma que eles estejam lançados desde agora sobre essa ou aquela questão em discussão, o Comitê Executivo deve, cada vez mais, procurar encontrar os meios e as vias para desenvolver sua iniciativa prática quanto à ação comum das diferentes seções nas questões internacionais da organização e propaganda em discussão. A Internacional Comunista deve se transformar numa Internacional de fato, numa Internacional dirigente das lutas comuns e cotidianas do proletariado revolucionário de todos os países. As condições indispensáveis para isso são as seguintes:

I. Os Partidos que aderirem a Internacional Comunista devem fazer tudo para manter o contato mais estreito e mais ativo com o Comitê Executivo; eles não devem apenas enviar para o interior do Executivo os melhores representantes de seus países, mas também fazer chegar ao executivo de forma permanente as informações mais prudentes e mais circunspectas, a fim de que ele possa tomar posição, apoiando-se em documentos e informações aprofundadas sobre os problemas políticos que venham a surgir. Para a elaboração frutífera desses materiais, o Executivo deve organizar seções especiais para os diferentes setores. Além do mais, deve ser criado um Instituto Internacional de Economia e Estatística do movimento operário e do comunismo perto do Executivo.

II. Os Partidos que aderirem devem manter as relações mais estreitas para sua informação mútua e sua ligação orgânica, em particular quando esses Partidos são vizinhos e igualmente interessados nos conflitos políticos engendrados pelos antagonismos capitalistas. O melhor meio de estabelecer essas relações atualmente é o envio recíproco das resoluções das mais importantes conferencias e o intercâmbio geral de militantes bem escolhidos. Esse intercâmbio deve se constituir em prática permanente e imediata de toda seção em condições de agir.

III. O Executivo deve provocar a fusão necessária de todas as seções nacionais num Partido internacional coerente, de propaganda e ação proletárias comuns, e para isso publicar, na Europa Ocidental, nas línguas mais importantes, uma correspondência política, com a ajuda da qual o ideal comunista assumirá um valor cada vez mais claro e uniforme. O Executivo, por uma informação fiel e regular, fornecerá as diferentes seções a base de uma ação enérgica e simultânea.

IV. O envio de representantes autorizados às seções permitirá ao Comitê Executivo apoiar de fato a tendência a uma verdadeira Internacional da luta cotidiana e comum do proletariado de todos os países. Esses representantes terão como tarefa informar o Executivo das condições particulares nas quais os Partidos Comunistas deverão lutar nos países capitalistas ou coloniais. Eles deverão velar para que esses Partidos conservem o contato mais íntimo também como o Executivo e entre si. O Executivo, assim como os Partidos, deverão velar para que as relações mútuas entre os Partidos e os camaradas de confiança, ou por correspondência, sejam freqüentes e rápidas, de maneira a tomar uma posição unânime em todas as questões de importância.

V. Para estar em condições de desdobrar uma atividade também consideravelmente aumentada, o Executivo deve ser grandemente ampliado. As seções que nesse congresso obtiveram 40 votos, assim como o Comitê Executivo da Internacional da Juventude Comunista, terão cada um dois votos no Executivo; as seções que tiveram 30 e 20 votos no congresso terão um. O Partido Comunista da Rússia dispõe, como antes, de cinco votos. Os representantes das outras seções têm voto consultivo. O presidente do Executivo é eleito pelo Congresso. O Executivo está encarregado de designar três secretários, que serão escolhidos tão logo seja possível nas diferentes seções. Além disso, os membros delegados ao Comitê Executivo pelas diferentes seções estão obrigados a tomar parte como relatores na expedição do trabalho corrente, ou seja, encarregando-se do estudo de tal o qual tema. Os membros de Pequeno Bureau de negócios são eleitos por um voto especial do Comitê Executivo.

VI. A sede do Executivo é na Rússia, primeiro Estado proletário. O Executivo, para centralizar mais solidamente a direção política e orgânica de toda a Internacional, deverá, todavia, procurar estender o círculo de sua influencia através de conferencias que organizará fora da Rússia.


logo
Inclusão 05/08/2011