MIA Seçao em Portugues
titulo
Editado em São Paulo - Brasil. Circulou cerca 6 edições entre Maio e Junho de 1914
A nossa razão de ser

"Nos annaes dos tempos o aventino destaca-se pelas suas luzes, pelo desenvolvimento cultural dos homens. Nunca, como hoje, as sombras da ignorancia e do fanatismo se eclypsaram sob as claridades da illustração universal. O progresso da agricultura, da industria. das artes, das sciencias, da philosophia, da literatura impelliram o espirito humano para mais amplos e brilhantes horizontes, produzindo o surto de novos princípios, de novas inspirações. As velhas cartilhas, com os seus postulados com os seus dogmas que. por tantos séculos, crystalisaram a intelligencia dos povos, e com o seu Direito, inherente aos detentores do poder e da riqueza, que constituiu o jugo de milhares de gerações, são abandonadas, collocadas nos museus de antiguidades, como reliquias de um passado em que a humanidade vivia num estado de profunda indigência intellectual e moral.
Para esta grande revolução do cerebro humano muito contribuiu o génio de Guttenberg. A imprensa desempenhou em todos os paizes civilisados uma acção decisiva, apesar da opposição tenaz dos dominadores, dos erros e da morbosidade atávica da plebe.
No Brasil, por infelicidade, não foi tão efficiente a acção da imprensa, porque esta teve sempre uma existencia precária, facto lamentavel, mas que se explica num paiz onde quasi toda a população carece da mais rudimentar cultura. Ainda assim, se a imprensa exercesse com imparcialidade e independencia a sua funcção de cultora do povo, se desempenhava-se dignamente a sua actividade nas lides libertarias, pugnando pelo respeito aos Direitos do Homem, muito poderia fazer neste sentido, melhorando o dynamismo da convivência social, criando uma nova vida, uma nova moral consentâneas com as modernas noções e aspirações de harmonia universal. Mas, para desgraça commum e gaudio dos poderosos, dos malvados, a imprensa, que se alardêa de defensora do Direito e da Justiça, protectora dos opprimidos, fautriz do progresso social e moral, erigiu-se, entre nós, em agencia de negocios, criada dos traficantes, porta-estandarte da reacção, empresa de calumnia e de mentira, de diffamação ao serviço dos amos, que têm interesse em que o povo vegete na ignorancia e na illusão, em que lhe falte o descanso e o conforto, o pão do corpo e do espirito, determinando a de generescencia physica, intellectual e moral da raça. Essa imprensa é a porta-voz de todas as idéas retrogradas, de todas as convencionaes mystificações que, na escola, nos palácios da magistratura e nos presídios industriaes são expostas pelos que exploram a patria, o Christo e os cavalheiros do trabalho.
Os cidadãos, os hereticos que não queiram ler pela velha cartilha dos olygarchas, pelo cathecismo dos reverendos agentes do Padre Eterno e pelo livro dos financeiros, têm nessa imprensa um algoz implacavel, que fére cruelmente, friamente, conforme a intensidade das ordens recebidas e o peso dos dinheiros pelos quaes prestam os seus serviços. [...]
Necessário é, pois, que surja na arena da lucta a imprensa livre, alheia ao espirito de lucro, aos interesses das classes detentoras, e que, com franqueza e impavidez, venha proclamar bem alto os princípios de justiça, as idéas de liberdade, os novos postulados da sciencia e da philosophia: lança em riste contra todos os pretorianos que defendem a escravidão moderna, urge que ponha em evidencia todos os males sociaes, todas as infamias, afim de que, nesta grande e riquissima região da America desponte, em breve tempo, o sol da alforria e não se encontre mais um escravo, não haja mais um faminto, que novos e rutilantes surtos de cultura, de progresso social e moral tenham lugar nesta terra, livre, emfim, de todas as peias que servem de empecilho á sua marcha civilisadora."

Arquivos em pdf
capa A Obra capa A Obra capa A Obra capa A Obra capa A Obra
Nº. 1 Mai 1920 Nº. 2 Mai 1920 Nº. 5 Jun 1920 Nº. 6 Jun 1920 Nº. 7 Jun 1920
capa A Obra capa A Obra capa A Obra capa A Obra  
Nº. 9 Jul 1920 Nº. 11 Ago 1920 Nº. 12 Set 1920 Nº. 13 Set 1920  
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca entre em contato conosco.
MIA estrela Secção em Português estrela Temas estrela Novidades
Fonte:
memorias reveladas
Inclusão 11/05/2013