MIA Seçao em Portugues
O Genocídio do Povo Waimiri-Atroari
"Oferecemos aqui documentação sobre o que ocorreu aos Kiná ou Waimiri-Atroari, povo que habitava até 1967 a região entre Manaus (AM) e Caracaraí (RR), ou seja, do vale do rio Urubu rumo Norte (...) A respeito do massacre dos Waimiri-Atroari pelos militares, apesar de tão recente e tão próximo a Manaus (entre 100 e 350 quilômetros), a opinião pública tem menos informações e descrições do ocorrido que dos massacres acontecidos aos mesmos índios há 150 anos. (...)
Não restam dúvidas de que o Governo Militar, utilizando-se de aparatos bélicos e em favor de interesses privados, cometeu o genocídio dos Waimiri- Atroari. Sem um contato, sem aviso prévio, da noite para o dia apareceram enormes máquinas destruindo o seu precioso patrimônio, de muita biodiversidade, do qual se consideravam administradores. Território defendido por eles até as últimas consequências. (...)
A verdade é que o povo Kina caiu “nas mãos de assaltantes”. A experiência vivida por esse povo nos ilustra o que os povos indígenas da Amazônia, atingidos por rodovias e grandes empreendimentos do governo e/ou privados, sofreram. Não podemos esquecer que esses acontecimentos fazem parte de toda a política repressiva adotada não só contra os índios, mas também contra todas as pessoas que se opunham aos projetos do governo militar. A presença da Aeronáutica e do Exercito na repressão aos Kina e ‘declarações de guerra’ explícitas fazem parte do autoritarismo que não temia nenhum julgamento da História. O que sucedeu nas florestas do povo Kina foi possivelmente o que causou maior número de vítimas em terras brasileiras no período da Ditadura Militar."

capa livro

Baixe o Livro em pdf
(1.582 KB)
pdf
Sumário
1. POR QUE KAMNA MATOU KINA?
2. DADOS DEMOGRÁFICOS
3. OS WAIMIRI-ATROARI INTERROGAM: “APIEMIEKE?”
4. A RODOVIA BR-174 E OS SEUS OBJETIVOS
A Mineração em Pitinga
Hidrelétrica de Balbina
Grilagem da Terra Indígena
Cartografia da invasão do território Waimiri-Atroari
5. PARA GOVERNO MILITAR: BR-174 UMA FATALIDADE IRREVERSÍVEL
6. EXÉRCITO E FUNAI ESMAGAM A RESISTÊNCIA WAIMIRI- ATROARI
7. A “PACIFICAÇÃO” DOS WAIMIRI-ATROARI
8. FUNAI E PWA REPRIMEM O INDIGENISMO CRÍTICO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Assista ao vídeo sobre o Genocídio dos Waimiri-Atroari
MIA Secção em Português Temas
Fonte
dhnet
Inclusão 28/08/2013