Discurso no XIX Congresso

L. Kaganovitch

Outubro de 1952


Primeira Edição: ......
Fonte: Problemas - Revista Mensal de Cultura Política nº 46 - Maio-Junho de 1953.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

figura

Camaradas!

O Comitê Central do Partido incumbiu-me de submeter ao XIX Congresso uma moção de modificação do programa de nosso Partido.

No XVIII Congresso, foi eleita uma Comissão para modificar o programa do P.C. (b) da U.R.S.S. Sabe-se que o Partido perdeu camaradas notáveis, que eram membros da Comissão: os camaradas Kalinin, Zhdanov, Tcherbakhov, Yaroslavski. A Comissão ficou impossibilitada de cumprir a tarefa de que tinha sido encarregada. A Grande Guerra Patriótica, o trabalho efetuado para liquidar as conseqüências da guerra e a grande obra de reerguimento da economia nacional impediram a Comissão de concluir seus trabalhos.

Agora, após o XIX Congresso do Partido, as condições serão mais propícias à realização desta tarefa complexa. Enriquecemo-nos com a experiência adquirida nos anos da Grande Guerra Patriótica, em que a vitória foi conquistada por nosso regime social e estatal soviético, por nosso sistema socialista de economia, por nosso valoroso exército soviético. Enriquecemo-nos com a experiência do reerguimento de após-guerra e do desenvolvimento da economia nacional.

O período atual do trabalho de nosso Partido difere profundamente do de 1919, quando foi adotado o programa de nosso Partido.

No período decorrido desde o VIII Congresso, em que foi adotado o programa atual, verificaram-se radicais transformações no domínio das relações internacionais e no da edificação do socialismo na U.R.S.S.

Durante os anos que nos separam do VIII Congresso do Partido, nossa Pátria converteu-se de país agrário atrasado em poderoso Estado socialista industrial-kolkhoziano. A múltipla estrutura econômica que existia, foi liquidada; o sistema socialista de economia e a propriedade socialista, em suas duas formas — propriedade de todo o povo e propriedade kolkhoziana — dominam com exclusividade.

Nosso país metamorfoseou-se. Sob a direção do camarada Stálin, o socialismo foi construído em nosso país.

Nos últimos trinta anos, sobretudo em conseqüência da vitória histórica da União Soviética na Grande Guerra Patriótica, a potência e o prestígio do Estado soviético aumentaram incomensuràvelmente. Os resultados da luta e das vitórias de nosso Partido e do povo soviético assim como nossas realizações foram expostos de maneira eloqüente nos informes e discursos proferidos no XIX Congresso do Partido.

Em face de todas estas transformações, vários pontos do programa de nosso Partido e certas tarefas expostas nesse programa — devido ao fato de já terem sido realizados durante este período — não correspondem mais às condições atuais e às novas tarefas do Partido. É por isso que se faz absolutamente necessário modificar o programa de nosso Partido.

Durante mais de trinta anos após a adoção do programa, o Partido e seu guia, o camarada Stálin, baseando-se na fecunda doutrina do marxismo-leninismo fizeram avançar a teoria do Partido, desenvolveram e enriqueceram com novas descobertas científicas a teoria de Marx, Engels e Lênin.

O camarada Stálin, em suas obras geniais, estudou todas as questões essenciais do programa: a edificação do socialismo e do comunismo em um só país; as duas faces da questão da edificação do socialismo e do comunismo em nosso país nas condições do cerco capitalista; a industrialização socialista do país; a coletivização da agricultura, o Estado socialista, as nações socialistas, a teoria marxista em lingüística e diversos outros grandes problemas da teoria e da prática.

O programa modificado deve encarnar tudo o que nosso guia e educador, o grande Stálin, trouxe de novo ao tesouro do marxismo-leninismo. (Tempestade de aplausos).

O novo programa, modificado, do Partido deve sintetisar a experiência, de alcance histórico mundial, da Grande Revolução Socialista de Outubro, a experiência da edificação do socialismo na U.R.S.S., e traçar os novos caminhos para a realização da tarefa principal do Partido: a edificação da sociedade comunista mediante a passagem gradual do socialismo ao comunismo.

O fato de que o Partido, à véspera de seu XIX Congresso, tenha recebido uma nova obra clássica do camarada Stálin — "Problemas Econômicos do Socialismo na U.R.S.S." — é de importância decisiva para a modificação do programa e a determinação do caminho a seguir na edificação do comunismo.

Esta obra genial é um grande acontecimento na vida de nosso Partido, de todos os povos da União Soviética e de todos os Partidos Comunistas irmãos no domínio da ideologia e da teoria.

É uma grande felicidade para nós que nosso Partido, nosso povo, ao construir o comunismo, se enriqueçam constantemente, sem cessar, no que diz respeito à teoria, com a obra genial do grande Stálin, que recebam esta arma. (Aplausos entusiásticos e prolongados).

Em "Problemas Econômicos do Socialismo na U.R.S.S.", o camarada Stálin apresentou e resolveu as seguintes questões fundamentais: o caráter das leis econômicas no regime socialista; a produção mercantil no regime socialista; a lei do valor no regime socialista; as medidas necessárias para elevar a propriedade kolkhoziana ao nível da propriedade nacional; as leis econômicas fundamentais do capitalismo contemporâneo e do socialismo; as três condições essenciais prévias para a passagem do socialismo ao comunismo; a supressão da oposição entre cidade e o campo, entre o trabalho intelectual e o trabalho manual; a desagregação do mercado mundial único e o agravamento da crise sistema capitalista mundial; a inevitabilidade das guerras entre os países capitalistas.

O significado histórico da nova obra do camarada Stálin decorre de que a tarefa da edificação do socialismo foi cumprida na U.R.S.S. e que agora o Partido vê surgirem diante de si, em toda sua amplitude, novas tarefas destinadas a assegurar a passagem gradual do socialismo ao comunismo. A nova obra do camarada Stálin dá a solução teórica e prática aos problemas mais importantes que se apresentaram ao Partido nas novas condições históricas. Na modificação do programa do Partido, é necessário basear-se nas teses fundamentais da obra do camarada Stálin: "Problemas Econômicos do Socialismo na U.R.S.S.".

A obra genial do camarada Stálin tem imensa importância internacional. O gênio de Stálin projeta uma luz brilhante sobre o caminho que deve seguir o povo soviético, conduzido por nosso Partido, para consolidar ainda mais nosso Estado e edificar, no mais breve prazo, o comunismo em nosso país. (Aplausos).

Com a modificação do programa do Partido na base das teses fundamentais da obra do camarada Stálin — "Problemas Econômicos do Socialismo na U.R.S.S." — nosso grande Partido conduzirá o povo soviético ainda mais rapidamente para a frente, para a vitória completa do comunismo. (Tempestade de aplausos).


"Devemos empunhar e elevar bem alto a bandeira que nos indicou o camarada Stálin, devemos realizar as históricas tarefas por ele traçadas em seu memorável discurso no XIX Congresso. Isto depende, fundamentalmente, de nós mesmos, da força e qualidade de nosso Partido. Na luta pela emancipação nacional e social de nosso povo, pelo seu progresso social, o fator decisivo é o Partido, dele depende, antes e acima de tudo, o êxito na luta contra os exploradores e opressores do povo"
L. C. Prestes

logomarca problemas
Inclusão 20/03/2011