Do Partido Comunista da Bélgica

Ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil

Novembro de 1954


Fonte: Problemas Revista Mensal de Cultura Política, nº 64, dezembro 1954 a fevereiro de 1955.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, novembro 2006.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


Caros Camaradas:

Em nome do Comitê Central e de todo o Partido Comunista da Bélgica, saúdo fraternalmente o IV Congresso do glorioso Partido Comunista do Brasil.

Os comunistas e os trabalhadores belgas sabem em que condições particularmente difíceis conduzis o bom combate pela independência nacional, pela democracia e pela paz. Sabem com que heroísmo lutais há anos, contra os imperialistas americanos aliados aos latifundiários e grandes capitalistas brasileiros.

Ninguém duvida de que vosso IV Congresso representa um acontecimento histórico na vida do proletariado brasileiro. Seu êxito, nas condições de clandestinidade em que combateis, constituirá uma séria vitória contra as forças da opressão que pesam sobre vosso país.

Desejamos que vossos trabalhos obtenham pleno êxito e conduzam a decisões que permitam a união combativa de todas as forças patrióticas e democráticas que o povo brasileiro encerra.

Unida a todos os povos do mundo e apoiando-se em sua fraternal solidariedade, a classe operária do Brasil não pode deixar de, finalmente, alcançar a vitória que a libertará.

Viva a amizade dos povos da Bélgica e do Brasil!

Viva o internacionalismo proletário, o mais seguro penhor da vitória!

Viva o Partido Comunista do Brasil e seu IV Congresso!

E. Lalmand
Secretário Geral do Partido Comunista da Bélgica


logotipo problemas
Inclusão 12/11/2006