Do Partido Comunista do Equador

Ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil

Novembro de 1954


Fonte: Problemas Revista Mensal de Cultura Política, nº 64, dezembro 1954 a fevereiro de 1955.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, novembro 2006.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


Querido Camarada Prestes:

Por vosso intermédio, querido mestre e guia prestigioso do Partido Comunista do Brasil e do povo brasileiro, o Comitê Central de nosso Partido faz chegar ao IV Congresso do Partido irmão a saudação sincera e fraternal dos comunistas equatorianos, ao mesmo tempo que expressa seus mais profundos votos para que esta importantíssima reunião partidária tenha o melhor êxito, em benefício da sagrada causa da paz, da democracia e do socialismo pela qual lutam todos os povos.

O IV Congresso do glorioso Partido Comunista do Brasil reime-se num momento de transcendental importância para a vida e a liberdade não só do grande povo brasileiro, mas de todos os povos do nosso continente, que vêem em vosso heróico Partido o guia mais firme e com um amadurecimento ideológico digno de exemplo, na luta comum que travamos para conquistar nossa independência nacional e para edificar em cada um de nossos países uma vida digna e justa, com paz, pão, liberdade e democracia.

Vosso IV Congresso se realiza após o grandioso e histórico XIX Congresso do nosso sábio e genial mestre comum, o grande e glorioso Partido de Lênin e Stálin, que assinalou com clareza meridiana o caminho seguro a seguir por todos os povos e seus Partidos Comunistas e Operários, na luta pela libertação social e nacional. O Partido Comunista do Brasil tem sabido levar à prática, com honra e bravura comunistas, os sábios ensinamentos de nosso inolvidável mestre, camarada J. V. Stálin, levantando bem alto a bandeira da independência nacional, das liberdades democráticas e da soberania da nação.

Por outro lado, o IV Congresso do Partido Comunista do Brasil reune-se num momento em que o imperialismo norte-americano, que está sendo derrotado dia após dia pela ação das forças revolucionárias e libertadoras em outras partes do mundo, acentua, de forma bestial e descarada, sua criminosa política de colonização, de guerra e de saque contra os povos latino-americanos. A experiência por que está passando o povo irmão da Guatemala revela bem tudo quanto o imperialismo e o governo norte-americanos estão dispostos a fazer para tentar afogar em sangue toda a revolta e a ação de nossos povos para liquidar com o jugo imperialista, para conquistar pátrias independentes e soberanas, para assegurar a paz, cultura, pão e liberdade.

Nesta hora decisiva para a nossa existência como países livres e soberanos, reveste-se de especial significação e urgência a unidade de ação de todos os povos e dos Partidos Comunistas de nosso continente. Estamos certos de que o vosso IV Congresso dará particular atenção a essa tarefa, de grande e significativo valor histórico para o presente e o futuro de nossa América Latina. Unidos, os povos latino-americanos, do Rio Grande à Patagônia, do Atlântico ao Pacífico, contando com a solidariedade e o inapreciável estímulo da grande e gloriosa União Soviética, da República Popular da China, das democracias populares da Europa e de todos os povos do mundo, saberemos, com valor e heroísmo, conquistar nossa total independência nacional, expulsando para sempre de nosso solo o voraz imperialismo americano, que é o primeiro e mais brutal inimigo que nos oprime e explora.

Vosso glorioso Partido chega ao seu IV Congresso com uma trajetória de luta heróica e grandes experiências, temperado e forjado em muitos anos de rigorosa e dura clandestinidade, cercado da admiração e do carinho de todo o seu povo, que vê no Partido Comunista do Brasil e em seu grande chefe, Luiz Carlos Prestes, os combatentes de primeira linha, os amigos mais firmes e os lutadores mais consequentes pelos seus interesses e suas aspirações mais sentidas. Chega o Partido irmão ao seu IV Congresso em meio à admiração e o carinho de todos os povos e seus Partidos Comunistas, particularmente os da América Latina.

Por tudo isto, reafirmamos nossa confiança e certeza de que as resoluções que adotardes refletirão a maturidade e a sabedoria de um grande Partido proletário, e que essas resoluções — especialmente vosso Programa — ao mesmo tempo que serão a norma para a ação e a luta do povo brasileiro, constituirão o guia seguro para conduzir e desenvolver melhor o trabalho revolucionário dos povos e Partidos do resto do Continente Americano.

Ao reafirmar a saudação sincera e fraternal do Partido Comunista do Equador ao Partido Comunista do Brasil, pedimo-vos, uma vez mais, aceitar nossos votos e a certeza que temos de que vosso IV Congresso alcance o maior dos êxitos.

Desejamos um trabalho vitorioso e triungos gloriosos ao grande Partido de Prestes em sua luta indômita e infatigável pela independência nacional, pela paz, pela liberdade e a democracia para seu povo!

Desejamos muitos anos de vida e saúde ao querido camarada Prestes, guia e mestre do povo brasileiro e do Partido irmão do Brasil!

Viva o IV Congresso do Partido Comunista do Brasil!

Viva a luta dos povos latino-americanos por sua libertação social e nacional!

Com saudações fraternais,

Pelo Executivo do Comitê Central do Partido Comunista do Equador,

Pedro A. Saad
Secretário Geral

Rafael Echeverria
Secretário de Organização


logotipo problemas