Do Partido Comunista dos Estados Unidos

Ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil

12 de Agosto de 1954


Fonte: Problemas Revista Mensal de Cultura Política, nº 64, dezembro 1954 a fevereiro de 1955.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, novembro 2006.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


Caros Camaradas:

O Partido Comunista dos Estados Unidos envia suas mais calorosas saudações fraternais ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil.

Estamos certos de que vosso Congresso registrará novos e grandes progressos para vosso Partido e de que suas decisões servirão para unir massas sempre mais amplas do povo brasileiro na luta pela libertação do imperialismo de Wall Street, pela paz, pela democracia e pelo progresso social.

Vosso Partido constitui, para todo o Continente, um exemplo de como lutar sob as mais difíceis condições. Guiados pela ciência marxista-leninista, forjastes vínculos inquebrantáveis com o povo, demonstrando coragem, firmeza e espírito de sacrifício extraordinários diante das selvagens perseguições realizadas pela ditadura dos latifundiários e grandes capitalistas, agente de Wall Street e de Washington.

Para milhões de pessoas em todo o mundo, o grande chefe de vosso Partido, camarada Luiz Carlos Prestes, tornou-se um símbolo do tipo mais elevado de direção comunista.

Lemos o projeto de Programa de vosso Partido e o publicamos em nosso órgão teórico mensal, Political Affairs. Esse Programa expressa o espírito criador do marxismo-leninismo e será sem dúvida uma poderosa ajuda ao povo brasileiro na luta por um novo governo, o governo democrático de libertação nacional.

Nosso próprio Partido acaba de realizar uma histórica Conferência Nacional. Nessa reunião formulamos os objetivos e a tática na atual campanha eleitoral nacional e ratificamos o novo Programa de nosso Partido.

A Conferência se reuniu num momento em que a tendência para o fascismo e a guerra, manifestada pelos grandes monopólios e seu governo, encontra a resistência crescente do povo norte-americano bem como dos povos de outros países

A Conferência constatou que foram os protestos de nosso povo, juntamente com o movimento mundial de protesto, que derrotaram os planos do governo EisenhowerDulles no sentido de enviar tropas norte-americanas para a Indochina e ali puseram fim a criminosa guerra imperialista. A Conferência também observou que, embora a maior parte de nosso povo continui enredada pela Grande Mentira da agressividade soviética, cresce o sentimento favorável à proibição das bombas atômica e de hidrogênio, à admissão da China nas Nações Unidas e à coexistência pacífica.

A Conferência discutiu igualmente as novas possibilidades que se apresentam a nosso Partido e a todas as forças progressistas em consequência do crescimento da luta contra o macartismo — a forma americana do fascismo. Essa luta agora abarca milhões.

Nossa Conferência Nacional decidiu condenar o último crime do imperialismo de Wall Street contra os povos latino-americanos: a derrubada do governo democrático da Guatemala por meio da forca e da violência. A Conferência resolveu enviar sua saudação fraternal aos prisioneiros e refugiados políticos de nossos partidos irmãos da América Latina. Dentre esses perseguidos políticos destaca-se o grande Prestes.

Camaradas:

No momento em que se realiza vosso IV Congresso, comprometemo-nos a fazer tudo que esteja a nosso alcance para mobilizar o povo norte-ameríeano a fim de pôr termo à intervenção de Wall Street e do Departamento de Estado em vossos assuntos internos. Comprometemo-nos a vos dar o maior auxílio possível na luta contra o inimigo comum.

Viva o Partido Comunista do Brasil e seu heróico dirigente, Luiz Carlos Prestes!

Viva a luta pela paz, a democracia, a libertação nacional e o socialismo!

Pelo Comitê Nacional do Partido Comunista dos Estados Unidos

W. Z. Foster
Presidente


logotipo problemas
Inclusão 12/11/2006