Do Partido do Comunista Italiano

Ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil

24 de Agosto de 1954


Fonte: Problemas Revista Mensal de Cultura Política, nº 64, dezembro 1954 a fevereiro de 1955.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, novembro 2006.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


Caros Companheiros:

Em nome de dois milhões e meio de comunistas italianos e interpretando o espírito de solidariedade democrática internacional do nosso povo, nós vos enviamos uma fraternal saudação cordial.

A luta dos comunistas brasileiros para unir as forças democráticas e patrióticas, a fim de quebrar o jugo do imperialismo americano e expulsar as camarilhas de politiqueiros corruptos, que representam os latifundiários e os grandes capitalistas, desperta a profunda admiração dos italianos, que combateram vitoriosamente contra o fascismo e hoje querem renovar profundamente a ordem social, visando a fazer da Itália um país livre de toda ingerência estrangeira, capaz de colaborar com os outros povos para assegurar a paz no mundo.

Apesar das perseguições e das medidas anticonstitucionais, que obrigaram o vosso Partido a trabalhar na ilegalidade, soubestes dar à classe operária brasileira, aos camponeses, aos intelectuais mais avançados uma organização sólida e indestrutível, capaz de guiá-los mesmo nos momentos mais duros e difíceis. Fizestes todo esforço para manter e estender os laços com todas as camadas sociais do vosso povo e com os homens e as mulheres de cada tendência política, preocupados com a sorte da pátria e desejosos das reformas e do progresso sociais, que possam permitir ao país prosperar em paz e liberdade. É por isso que hoje é sempre mais amplamente reconhecida a vossa função de guia do grande movimento renovador que deve libertar o Brasil e realizar a esperança de milhões e milhões de trabalhadores, que querem um mundo melhor.

A experiência do nosso Partido nos ensina que o segredo do sucesso para os trabalhadores e para as forças democráticas está na sólida unidade realizada na luta e na ação cotidiana, no conhecimento profundo das necessidades e das reivindicações de todas as categorias de trabalhadores e de todas as camadas da população, no cuidado atento, diário, pela solução dos problemas concretos que se apresentam aos cidadãos. Queremos por isto ter um Partido sempre mais numeroso e articulado em todo o país, com os seus militantes ativos em todas as organizações de massa, presentes em cada situação e em cada localidade, com quadros capazes de fundir o ensinamento da doutrina marxista leninista ao da prática e de realizar a direeão e o controle coletivos. Em torno a estes problemas, abrimos uma ampla discussão preparatória da nossa Conferência Nacional. Alegrar-nos-á se as vossas experiências e os trabalhos do vosso Congresso puderem representar para nós um estímulo e uma ajuda, assim como esperamos que vos possa ser útil a nossa experiência.

Os Partidos Comunistas se sentem, hoje, sempre mais confraternizados pela luta em comum pela paz, contra os fautores de guerra e contra o imperialismo americano; pelas lutas que os comunistas travam em cada país, unidos às amplas massas trabalhadoras e democráticas; pelo afeto à União Soviética, que avança gloriosamente à frente do campo do socialismo e da paz.

Os comunistas de todos os países consideram que, em condições muitas vezes profundamente diversas, fazem parte de uma frente que avança vitoriosamente e torna sempre mais certo o triunfo do socialismo.

Viva o Partido Comunista do Brasil!

Viva o povo brasileiro na luta pela democracia, a independência, o progresso e a paz!

O Comitê Central do Partido Comunista Italiano

Palmiro Togliatti


logotipo problemas
Inclusão 12/11/2006