Do Partido Comunista Mexicano

Ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil

Novembro de 1954


Fonte: Problemas Revista Mensal de Cultura Política, nº 64, dezembro 1954 a fevereiro de 1955.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, novembro 2006.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


Queridos Camaradas:

O Comitê Central do Partido Comunista Mexicano envia ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil sua fraternal saudação de combate.

No momento de realizarse este histórico Congresso do Partido irmão do Brasil os povos do mundo se acham empenhados na grande batalha pela paz. Os êxitos alcançados na diminuição da tensão internacional, com a cessação da guerra da Coréia e da guerra da Indochina, se devem ao grande movimento mundial pela paz, cujos pilares fundamentais são os países do campo da paz, da democracia e do socialismo, dirigido pela União Soviética.

As derrotas assestadas pelas forças da paz e da democracia ao campo da guerra e da agressão, encabeçado pelo imperialismo ianque, aumentaram o desespero dos monopolistas de Wall Street, que apertam ainda mais a garra de sua exploração e domínio sobre os países sob seu controle, principalmente na América Latina. Aumenta cada dia o domínio do imperialismo ianque sobre os nossos países.

O México, como os demais países latino-americanos, sofre esta situação com particular gravidade. Os setores fundamentais de sua economia foram convertidos em apêndices da economia de guerra dos Estados Unidos. A indústria de mineração e metalúrgica é controlada pela «American Smelting», a «American Metal», e a «Anaconda», companhias imperialistas ianques; o sistema bancário está em mãos de quatro bancos, aliados ao capital imperialista dos Estados Unidos; a indústria de energia elétrica é dominada pela «Bond and Share» e a «Companhia Mexicana de Luz e Força», ambas de capital estrangeiro; a reforma agrária foi paralizada e em muitos aspectos retrocedeu; a recente desvalorização do peso mexicano em face do dólar corresponde aos interesses do imperialismo ianque e dos especuladores internos inimigos de nosso povo. A situação do pais se agrava constantemente.

O descontentamento popular como consequência do que foi exposto cresce sem cessar. A convicção de que somente com a formação de uma Frente Nacional Democrática e Antiimperialista é possível defender com êxito a independência nacional e o respeito às liberdades democráticas, ganha importantes setores antiimperialistas da nação. O Partido Comunista Mexicano trabalha pela formação dessa frente patriótica.

Com maior desejo de que se realizem com êxito os trabalhos do IV Congresso do Partido Comunista do Brasil, reiteramos nossa saudação ao seu Comitê Central e ao camarada Luiz Carlos Prestes, dirigente querido do povo do Brasil.

Viva o Partido Comunista do Brasil!

Viva o campo da paz, da democracia e do socialismo!

Viva a União Soviética!

Viva a amizade entre o povo mexicano e o povo brasileiro!

«Proletários de todos os países, uni-vos!»

Pelo Comitê Central do Partido Comunista Mexicano

Secretário Geral
Dionísio Encina


logotipo problemas
Inclusão 12/11/2006