Do Partido Comunista Salvadorenho

Ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil

Novembro de 1954


Fonte: Problemas Revista Mensal de Cultura Política, nº 64, dezembro 1954 a fevereiro de 1955.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, novembro 2006.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


Caríssimos Camaradas:

Por este meio desejamos agradecer-vos a comunicação sobre a próxima realização do IV Congresso de vosso Partido e, ao mesmo tempo, manifestar-vos nossa alegria pelo fato de que tão importante acontecimento possa agora efetivar-se.

No momento em que sobre os povos do istmo centro-americano se desencadeiam as descaradas manobras intervencionistas do imperialismo norte-americano, aliadas ao terror fascista das camarilhas reacionárias governantes; no momento em que o Departamento de Estado norte-americano arma até os dentes os governos centro-americanos e procura lançá-los uns contra os outros para reforçar sua dominação política, económica e militar, e poder assim levar adiante seus planos belicistas; nesse momento, dizíamos, os comunistas salvadorenhos recebemos com grande júbilo a notícia da realização do IV Congresso de vosso Partido, estando convencidos de que suas resoluções terão enorme importância não só para o povo brasileiro, mas também para todos os povos latino-americanos que, nas mais duras condições de opressão impostas pelo imperialismo, aprestam-se para lutas decisivas por sua libertação.

O Comitê Central do Partido Comunista Salvadorenho saúda fraternalmente o grande Partido Comunista do Brasil, que sabiamente dirige a luta do povo brasileiro pela democracia, a paz e a libertação nacional. Saudamos com grande alegria vosso IV Congresso, fazendo votos pelo seu mais completo êxito. Saudamos, por fim, com emoção, o grande dirigente comunista, camarada Luiz Carlos Prestes, cuja vida consagrada ao serviço do povo é um exemplo que inspira a todas as pessoas honestas e progressistas da América.

Fraternalmente,

"Trabalhadores Salvadorenhos, uní-vos pela libertação nacional".

Pelo Comitê Central do Partido Comunista Salvadorenho
Juan Lopez
Secretário do Comitê Central do Partido Comunista Salvadorenho


logotipo problemas
Inclusão 12/11/2006