Do Partido Comunista da Turquia

Ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil

Novembro de 1954


Fonte: Problemas Revista Mensal de Cultura Política, nº 64, dezembro 1954 a fevereiro de 1955.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, novembro 2006.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


Combativos Delegados!

Estimados Camaradas!

O Partido Comunista da Turquia e seu Comitê Central saúdam calorosamente o IV Congresso do fraternal Partido Comunista do Brasil.

Vosso Partido chega ao IV Congresso com grandes êxitos alcançados no trabalho político, ideológico e de organização. Vossos êxitos são um motivo de orgulho também para os comunistas turcos.

Compreendemos com toda a clareza as penosas condições em que lutam os camaradas brasileiros. O Partido Comunista da Turquia e os comunistas turcos se encontram em condições igualmente difíceis e, como vós, enfrentam o mesmo inimigo. O povo turco luta contra os imperialistas norte-americanos e seus lacaios — os plutocratas e latifundiários da Turquia.

Nosso povo luta contra a escravidão colonial, pela libertação nacional e para que o nosso país não se converta numa praça de armas para a agressão dos Estados Unidos contra outros países.

O Partido Comunista da Turquia luta para mobilizar todo o povo turco em torno da sagrada bandeira de independência nacional e da liberdade.

Desejamo-vos, estimados camaradas, grandes êxitos nos trabalhos do vosso glorioso IV Congresso.

Viva o Partido Comunista do Brasil, que mantêm com honra a bandeira da luta nacional-libertadora do povo brasileiro e marcha à frente desta justa luta contra os pérfidos imperialistas norte-americanos!

Viva a luta pela independência nacional!

Viva a luta de nossos povos pela paz, pela democracia e pelas liberdades!

Com profundo respeito e saudações comunistas,

J. Bilen
Em nome do Comitê Central do Partido Comunista da Turquia


logotipo problemas
Inclusão 12/11/2006