MIA - Secção em Português
Palmiro Togliatti
Foto de Togliatti
1893-1964

A experiência internacional nos diz, que, nas condições atuais da luta de classe no mundo inteiro, a classe operária e as massas trabalhadoras de vanguarda podem encontrar, para chegar ao socialismo, — isto é, para chegar a desenvolver a democracia até o limite extremo, que é precisamente o socialismo, — novas estradas, diversas daquelas, por exemplo, que foram seguidas pela classe operária e pelos trabalhadores da União Soviética.
Palmiro Togliatti in
"Informe ao Congresso do Partido Comunista Italiano"

Membro do Partido Socialista italiano, fez parte do grupo "Ordine Nuovo" e foi um dos fundadores do Partido Comunista da Itália. Em 1921 foi eleito para o Comitê Central do Partido e, em 1924, entrou para o Comitê Executivo da Internacional Comunista, da qual foi Secretário entre 1937 e 1939 na Espanha durante a Guerra Civil. Retornou à Itália em 1944 e foi eleito Secretário Geral do Partido Comunista Italiano (em 1944 o partido trocou o nome de Partido Comunista da Itália para Partido Comunista Italiano). Foi o primeiro a tirar conclusões européias do Relatório de Khrushchev, em 1956 e, por essa razão foi considerado como o fundador do "Euro-Comunismo".

Actualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

1947 - Abr Antônio Gramsci
???? Figuras do Movimento Operário: Engels
???? Antônio Gramsci, Chefe da Classe Operária Italiana
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.

Inclusão 19/05/2008
Última alteração 07/09/2009