I. Transcreva textos
Como ajudar? Das várias formas a mais eficaz é a transcrição de textos para formato digital. Para tal necessita de um digitalizador e de um programa de Reconhecimento Óptico de Caracteres que interprete e converta a imagem digital em texto editável. Também pode transcrever textos apenas com o teclado do computador que está a usar para ler esta página ... mas leva muito mais tempo.
O que pode transcrever? Qualquer obra de qualquer autor do qual o MIA já mantenha um arquivo em qualquer das linguas que alberga. Se pretender transcrever textos de um autor do qual ainda não tenhamos um arquivo, entre em contacto com o director da secção em Português.
Não sabe o que transcrever? Comece pelo que mais lhe interessa. Repare que ao transcrever um texto vai ter que o ler. Aproveite. Escolha um texto que lhe interessa. Comece por digitalizá-lo, converta-o em texto editável ... e enquanto lê reveja os erros do reconhecimento óptico de caracteres.
Não tem muito tempo? Não se engane a si próprio! Cada página de texto será muito e justamente apreciada. Um capitulo, secção, página ... uma simples carta já é um bom contributo. Grande parte deste arquivo foi construído assim: passo a passo.
Se o documento que lhe interessa já está a ser transcrito, tanto melhor! Com mais mãos, o trabalho anda mais depressa. O director do arquivo encarregar-se-á de distribuir e coordenar o trabalho dos diferentes voluntários.
Uma vez terminada a digitalização, é muito importante rever a ortografia. Pode fazê-lo relendo o texto cuidadosamente ou recorrer a um corrector ortográfico.
Mas muita atenção! Antes de começar todo este trabalho é essencial assegurar-se de que o documento está livre de restrições sobre a propriedade intelectual (copyright). Se não tem a certeza pergunte-nos e nós tentaremos ajudá-lo.
Se quiser pode adicionar notas de rodapé ou mesmo uma introdução à obra. Considere-se um editor. O director da secção indicada encarregar-se-á de decidir o que se publicará no MIA e se não concordar com a decisão dele pode sempre recorrer à Comissão Directiva do MIA para discussão e arbitragem. Qualquer adição ao texto será considerada propriedade pública e distribuída de acordo com a Licença GNU de Livre Documentação.
II. Traduza Textos
Eis outra excelente forma de ajudar. Para traduções, seguimos as seguintes diretrizes:
1) Para evitar esforços desnecessários, o tradutor deve certificar-se de que já não há na Seção Portuguesa uma tradução boa para o texto que tem em mente. Se já existe uma tradução, mas a sua linguagem e/ou ortografia está desatualizada ou há qualquer outra razão plausível para uma nova versão e o voluntário sente que pode contribuir, entre em contato com a administração para conversarmos sobre a viabilidade da publicação da sua nova tradução.
2) O tradutor deve concordar que os textos sejam veiculados sob uma Licença Creative Commons.
3) O tradutor deve ter um bom domínio do idioma que pretende traduzir. Traduções feitas com o uso do Google Tradutor, DeepL e similares não são aceitas e não serão publicadas. Recomenda-se fazer, quando possível, uma revisão confrontando a sua tradução com a de outro idioma que domine, de modo a evitar possíveis ambiguidades e falsos cognatos.
4) O Arquivo assegura total liberdade aos voluntários para escolherem os autores e/ou textos com os quais desejam trabalhar. Caso o autor não conste ainda em nenhum dos idiomas do site, deve-se consultar esta página.
5) Os arquivos podem ser enviados no formato de editor gráfico de texto, como o Word ou o Google Docs, ou em HTML. Se o tradutor possuir experiência com HTML, poderá usar a nossa página modelo como base. Se não desejar enviar em HTML, não haverá problema, nós mesmos o produziremos.
Concluída a tradução, o voluntário deve enviá-la por e-mail para o administrador da seção portuguesa. O processo de publicação não é imediato e pode levar alguns dias. Ao final da publicação, o administrador notificará o voluntário da publicação por e-mail.
III. Formate código HTML
Depois de transcrito para formato digital, o texto tem ainda de ser formatado convenientemente para poder ser apresentado na internet. Actualmente, a norma que usamos é o HTML versão 4.0, mas aceitamos trabalhos na versão 3.2 desde que tal seja mencionado na etiqueta DOCTYPE. Também usamos folhas de estilos CSS (Cascading Style Sheets, CSS), na versão 2, mas não terá de escrever as CSS, apenas terá de usar os seus elementos no código html.
Se está agora a começar a aprender a escrever código HTML, ou se pretende aprender pode começar por adicionar apenas as etiquetas mais elementares. Mantemos um Guía de HTML (por enquanto em castelhano) que lhe indicará quais são as etiquetas elementares e como usá-las.
IV. Dirija um arquivo
Vários dos arquivos ainda não têm quem os dirija. Se está interessado em manter e dirijir algum dos arquivos existentes, por favor entre em contacto com o director da Secção em Português para arquivos nessa lingua ou com o Director Geral do MIA para arquivos em outras linguas.
Para saber quais os arquivos que ainda não têm director consulte a lista de Directores do MIA. Os arquivos que não estejam listados nesta página provavelmente ainda não têm um director permanente. Em alguns casos mesmo propostas de co-direcção serão bem vindas. Para ficar a conhecer as responsabilidades de um director leia o Director's Handbook.
V. Imprima material para distribuição
Há muita gente, melhor dizendo, a maior parte da população mundial, que não tem acesso a computadores e muito menos à internet, e que por isso mesmo não podem aceder a estes arquivos em formato digital. Quem tenha computador e impressora pode imprimir, copiar e distribuir as obras livre e gratuitamente disponibilizadas no MIA..
Crie a sua própria editora. A forma mais simples e eficaz passa por imprimir uma cópia mestra e fotocopiá-la até à exaustão. Esta tarefa ocupa um minimo de tempo e dinheiro, podendo mesmo o custo das fotocópias ser dividido por vários camaradas. Desta forma podem imprimir os textos que mais lhes interessem e distribuí-los nos sindicatos, partidos, organizações, manifestações ou comicios.
VI. Distribua o DVD
Ajude a distribuir o DVD do MIA no seu bairro ou comunidade. O CD ajuda a propagar a informação arquivada no MIA a uma audiência mais vasta assim como facilita o seu acesso a leitores que tenham dificuldades com a internet. Os proveitos da venda do CD destinam-se a pagar os custos de produção e distribuição do próprio CD assim a suportar os custos de manutenção deste site na internet. Se estiver interessado ponha-se em contacto com o responsável pelo CD.
VII. Albergue um Espelho do MIA
Na ponta mais tecnicamente complexa da colaboração com o MIA está a possibilidade de multiplicar os servidores que por esse ciberespaço fora alberguem uma cópia do MIA contantemente actualizada. Se por qualquer razão alguém se lembrar de atacar a nossa biblioteca ou esta sofra uma qualquer catástrofe técnica, poderemos dormir mais descansados sabendo que existem por esse ciberespaço vários outros "originais".
Consideramos "espelhos" todas as cópias que se actualizem de forma regular. As que se actualizam pelo menos semanalmente são "espelhos primários"; as que se actualizam com menor frequência mas pelo menos trimestralmente, são consideradas "espelhos secundários". Qualquer cópia que não se actualize pelo menos trimestralmente é considerada depósito digital.
Hospedar um espelho completo do MIA ocupa pouco espaço em disco. Se preferir hospedar um espelho de um arquivo ou secção do MIA sinta-se livre de o fazer. Se pretender introduzir alterações faça-o, as nossas restrições são apenas as impostas pela Licença GNU de Livre Documentación.
VIII. Envie-nos livros velhos
Possui um livro, revista, jornal antigo? Se possui algum texto que não esteja sob restrições de copyright, pode enviá-lo para o director do arquivo indicado (por favor contacte-o para saber como nos pode fazer chegar o texto) que o poderá transcrever ou passar a um voluntário que o deseje transcrever. Na maioria dos casos será dificil devolver o livro que poderá ser "consumido" durante o processo de digitalização, mas se pretende conservá-lo pode sempre enviar-nos fotocópias.
IX. Assinalar os erros
Pode não ser muito emocionante mas se encontrar algum erro, página em falta, erros de código comunique-nos rapidamente. Ao contrário do habitual gostamos de "emendar" os nossos erros e ninguém melhor do que os nossos leitores para os apontarem. A inclusão do texto em redor do erro ajuda-nos muito a encontrá-lo.
X. Donativos
Pode ajudar a manter o MIA na web com um pequeno donativo. Somos uma organização sem fins lucrativos e completamente voluntária. Todos os donativos se destinam a cubrir os custos com o servidor que alberga o arquivos e com a produção e distribuição do CD.
Desejo fazer um donativo |
|
XI. Propaganda
Quando for a uma biblioteca pode sempre deixar uma pequena nota com o endereço do MIA que permita a futuros leitores ficarem ao corrente de um local na internet onde encontrar literatura Marxistas completamente gratuita. Coloca um cartaz na biblioteca, na livraria, na fábrica, no escritório, no sindicato, bar ou paragem de autocarro: faz propaganda ao MIA.. Pode ainda usar a imagem abaixo na sua página de internet ou nas publicações do seu grupo oorganização.
Temos recebido correspondência de pessoas em todo o mundo que nos encontraram exactamente desta forma.
XII. Tem sugestões?
Tem ideias sobre como tornar o MIA mais apelativo ou funcionar melhor? Envie-nos a sua sugestão.