Dicionário político

Herbert Marcuse

Retrato Herbert Marcuse

(1898-1979): Alemão, filósofo político cuja combinação do marxismo e psicologia freudiana foi popular entre os estudantes no final dos anos 1960. Tornou-se membro do Partido Social Democrata, enquanto estudante na Universidade de Freiburg, Frankfurt. Aderiu ao Instituto de Investigação Social, em 1932.
Em 1933, fugiu para Genebra, quando Hitler chegou ao poder, e depois foi para os Estados Unidos em 1934, onde lecionou na Universidade de Columbia e se tornou cidadão norte-americano em 1940.
Sua obra Razão e Revolução, escrita em 1941, foi uma importante contribuição para a compreensão de Hegel e sua influência sobre Marx. Um hegeliano-freudiano-marxista, Marcuse destacou as formas de repressão cultural, bem como o papel da tecnologia e a expansão da produção de bens de consumo na manutenção da estabilidade do capitalismo. Marcuse observou que a prosperidade do pós-guerra tinha conseguido manter as massas intelectual e espiritualmente em cativeiro e suas obras posteriores são permeadas com pessimismo. Embora um crítico aberto da ordem estabelecida, Marcuse não aplaudiu as manifestações dos estudantes em 1968. Entre suas principais obras estão Razão e Revolução (1941) e Eros e Civilização (1955).