Dicionário político

Karl Heinrich Marx

Retrato de Marx

(1818-1883): Um dos maiores gênios da humanidade e o maior do século XIX, cuja glória imortal é a criação do comunismo cientifico e da teoria e prática da moderna luta revolucionária de classes do proletariado mundial. O ideal comunista deve-lhe sua teoria e seu programa científicos. O sistema de Marx assenta-se na base granítica do materialismo dialético. Marx demonstrou, em suas magistrais análises de problemas concretos, que se tratava de descobrir as leis internas do capitalismo ou de explicar períodos ou acontecimentos determinados da história da humanidade, a superioridade da dialética materialista como método teórico para a investigação das relações históricas do passado, para o conhecimento das verdadeiras forças motrizes da evolução social no presente e para a determinação das tendências do desenvolvimento social no futuro.

Sua crítica genial da sociedade burguesa foi, ao mesmo tempo, destrutiva e construtiva: destrutiva, porque proclamou a morte da burguesia, e construtiva, porque anunciou a vitória do proletariado. Sua dialética é, simultaneamente, um método de pesquisa e um guia condutor para a atividade humana. Sua dialética materialista não se estende apenas ao conhecimento das leis do movimento da história humana, mas, igualmente, ao conhecimento da história da natureza. Daí, seu decidido apoio à revolução produzida pela doutrina da evolução de Charles Darwin nas ciências naturais.

Para a cabal compreensão do método de Marx, exige-se profundo estudo de todas as obras do mestre, porque só a aplicação das leis do pensamento dialético a questões e campos concretos pode demonstrar o valor científico desse método. Nessas circunstâncias, é sobretudo sua filosofia que é preciso buscar nos seus trabalhos históricos e de economia política.

Citemos, entre as mais importantes obras de Marx, em ordem cronológica:

Sobre Karl Marx, indicamos;

Eis o que sobre Marx escreveu o próprio Engels:

Não posso negar que, até certo ponto, participei independentemente, antes e durante minha colaboração de quarenta anos com Marx, tanto da elaboração como do desenvolvimento da teoria marxista. Mas a maior parte das ideias diretrizes, fundamentais, principalmente no domínio econômico e histórico e, com especialidade, sua nítida formulação definitiva, devem-se a Marx. O que eu fiz aqui — à exceção, certamente, de alguns ramos especiais — Marx teria podido fazer sem mim. Mas, o que Marx fez, eu não teria podido fazer. Marx passava-nos a todos, via mais longe, maior e mais rapidamente do que todos nós. Marx era um gênio; nós, quando muito, talentos. Sem ele, a teoria estaria muito longe do que é hoje. Eis porque ela traz, mui justamente, seu nome. (Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia clássica alemã, pág. 66).