Revolução e Contra-Revolução na Alemanha[N162]

Friedrich Engels

Setembro de 1852

Link Avante

Primeira Edição: Escrito por Engels de Agosto de 1851 a Setembro de 1852. Publicado no jornal New-York Daily Tribune de 25 e 28 de Outubro, 6, 7, 12 e 28 de Novembro de 1851; 27 de Fevereiro, 5, 15, 18 e 19 de Março, 9, 17 e 24 de Abril, 27 de Julho, 19 de Agosto, 18 de Setembro, 2 e 23 de Outubro de 1852. Assinado: Karl Marx..
Fonte: Obras Escolhidas em três tomos, Editorial"Avante!" - Edição dirigida por um colectivo composto por: José BARATA-MOURA, Eduardo CHITAS, Francisco MELO e Álvaro PINA.
Tradução: Publicado segundo o texto do jornal- Traduzido do inglês por José BARATA-MOURA.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, março 2007.
Direitos de Reprodução: © Direitos de tradução em língua portuguesa reservados por Editorial "Avante!" - Edições Progresso Lisboa - Moscovo, 1982.


capa

Índice

I — A Alemanha no dealbar da revolução

II — O Estado prussiano

III — Os outros Estados alemães

IV —Áustria

V — A insurreição de Viena

VI — A insurreição de Berlim

VII — A Assembleia Nacional de Frankfurt

VIII — Polacos, Checos e Alemães

IX — Pan-eslavismo, a guerra do Schleswig-Holstein

X — O levantamento de Paris. A Assembleia de Frankfurt

XI — A insurreição de Viena

XII — A tomada de Viena. A traição a Viena

XIII — A Assembleia Constituinte prussiana. A Assembleia Nacional

XIV — A restauração da ordem. A Dieta e as câmaras

XV — O triunfo da Prússia

XVI — A Assembleia Nacional e os governos

XVII — Insurreição

XVIII — Pequenos negociantes

XIX — O encerramento da insurreição


Notas de Fim de Tomo:

[N162] No trabalho de Engels Revolução e Contra-Revolução na Alemanha é feito o balanço da revolução alemã de 1848-1849 e, a partir das posições do materialismo histórico, são profundamente analisadas as suas premissas, as principais etapas do seu desenvolvimento, as posições das diferentes classes e partidos. Nele são desenvolvidos os princípios tácticos da luta revolucionária do proletariado e lançadas as bases da doutrina marxista da insurreição armada.
A série de artigos Revolução e Contra-Revolução na Alemanha foi publicada no New-York Daily Tribune em 1851-1852 e foi escrita por Engels a pedido de Marx, nessa altura ocupado com investigações económicas. Foi publicada no Tribune com a assinatura de Marx, que era o correspondente oficial do jornal; só em 1913, devido à publicação da correspondência entre Marx e Engels, se soube que este trabalho fora escrito por Engels. (retornar ao texto)

Inclusão 23/08/2007