Hermínio Sacchetta

Foto do autor
1902-1982
Obras disponíveis

A Revolução Proletária, missão histórica que incumbe aos trabalhadores para impedir a submersão da Humanidade em uma nova barbárie e, ao mesmo tempo, elevar em níveis inimagináveis o bem-estar material e espiritual do homem, não visa à propriedade privada generalizada nem apenas ao aumento da produção ou ao comunismo "econômico" vulgar, mas sim ao comunismo entendido como libertação de todos os trabalhadores, isto é, dos produtores diretos, da alienação coletiva da sociedade dividida em classes. Esta transformação radical da estrutura social eliminará os antagonismos vigentes entre o ser humano e a natureza, entre a atividade material e a intelectual, entre os homens e suas obras. (Projeto de Programa do MCI - Movimento Comunista Internacionalista)

Hermínio Sacchetta (1909-1982), brasileiro, nascido em São Paulo, iniciou sua carreira na imprensa, como revisor, no Correio Paulistano. Engajou-se na luta revolucionária através do Partido Comunista Brasileiro, em 1932, onde atuou no setor de agitação de propaganda chegando a secretário do Comitê Regional de São Paulo; foi ainda um dos principais editores do jornal A Classe Operária até 1937 (órgão central do PCB), quando foi expulso da organização sob alegação de dissidência trotskista. Preso político durante o Estado Novo, após sua libertação, em novembro de 1939, participou da fundação do Partido Socialista Revolucionário, seção brasileira da IV Internacional nos anos 40 e 50 impulsionando o jornal Orientação Socialista. Perde o contato com os agrupamentos internacionais que reivindicavam o trotskismo com a crise em 52/53 e o fim do centralismo democrático na IV Internacional. Posteriormente atuou na Liga Socialista Independente, de tendência luxemburguista e, nos anos 60, no Movimento Comunista Internacionalista. Mestre do jornalismo colaborou na formação de inúmeros profissionais e contribuiu com a imprensa diária e a de divulgação política.

Obras disponíveis
1938 - jan Carta Aberta a Todos os Membros do Partido
1946 O Trotskismo
1954 Jorge Amado e os Porões da Decência
1958 - dez Frente-Única Burguesa e Golpe Bonapartista
1959 - jul Nem Lott, Nem Jânio: Por Uma Política de Classe
1967 - jan Primeiro Passo: Frente-Única Proletária
1967 - fev Frente-Única: Ações de Massas Contra a Nova "Lei Monstro"
1967 - fev Liberalismo Econômico: Nova Máscara de Capitalismo de Estado
1967 - abr Comissões de Empresa e Oposições Sindicais Como Tarefas Imediatas
1967 - jun Frente-Única Proletária: Espinha Dorsal de Ações de Massas
1967 - ago Combinar Combates Democráticos com Ações Socialistas
1967 - nov Resposta Proletária: Frente-Única de Classe
1968 - jan Basta de Confusão: Frente-Única Proletária Como Primeiro Passo
1979 - jan 1943, São Paulo enfrenta a censura
1979 - nov Constituinte, Antes do Mais
  O Caldeirão das Bruxas
  Projeto de Programa do MCI

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo: 27/07/2003
Última atualização: 28/12/2023