Eleitoralismo

Antonio Gramsci

23 de Agosto de 1919

Transcrição Autorizada
pela
Editora Civilização Brasileira

Escrito em: 1919

1ª Edição: Avanti!, ed. piamontesa, 23 de agosto de 1919

Origem da presente transcrição: Escritos Políticos, volume 1, Editora Civilização Brasileira, Brasil 2004.

Direitos de Reprodução: ©Editora Civilização Brasileira


capa

O companheiro Cerri, ao expor as razões do seu abstencionismo, confunde o fato contingente da participação nas eleições com a "fé" parlamentarista.

Ele, como os demais companheiros da seção turinesa, baseia-se numa errada interpretação do programa do Congresso de Moscou da III Internacional[1].

O programa polemiza com as auto-intituladas tendências revolucionárias que ainda não compreenderam o verdadeiro caráter da ditadura do proletáriado e acreditam possível a existência simultânea do soviete do parlamento, ou seja, da ditadura do proletariado e da ditadura burguesa, do socialismo e da "democracia".

Em suma o programa de Moscou refere-se àqueles países (Alemanha e Áustria) onde existe um sistema soviético; onde os socio-democratas de direita defendem a Constituinte contra os sovietes e convidam os proletários a apoiar o parlamento como o único órgão que pode realizar o socialismo; e onde os centristas (kautiskianos, etc.) tentam fazer com que o parlamento "legalize" os sovietes para chegar a um sistema estatal com duas câmaras, uma política (o parlamento), outra econômica (o congresso dos sovietes).

Na Itália, ainda não existem os sovietes, ou melhor, nem mesmo se iniciou o processo para sua formação orgânica.

Abster-se nas eleições parlamentares não tem um significado sovietista, não tem o valor de "escolha".

Enquanto não for possível escolher, não podemos nos abster de participar das eleições parlamentares, nas quais as forças políticas se dividem e medem forças.

Enquanto não existirem os sovietes, a palavra de ordem "todo poder aos sovietes" é vazia e pode ser perigosa para o êxito da revolução, já que pode desacreditar o próprio movimento sovietista.


Notas:

[1] Trata-se do 1º congresso da Internacional Comunista, realizado em Moscou e março de 1919.
Alessandro Cerri, que não foi possível identificar, era provavelmente um integrante da corrente abstencionista de Amadeo Bordiga, que pregava a não participação nas eleições. (retornar ao texto)

Inclusão 25/12/2006
Última alteração 05/03/2016