Saudação, em nome do PCB, ao XIX Congresso do Partido Bolchevique

Luiz Carlos Prestes

Outubro de 1952


Primeira Edição: O camarada Luiz Carlos Prestes, secretário Geral do Partido Comunista do Brasil, enviou em nome do P.C.B. a seguinte mensagem ao Partido Bolchevique e ao camarada Stálin.
Fonte: Problemas - Revista Mensal de Cultura Política nº 40 - Maio-Junho de 1952.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

desenho Stalin

Ao XIX Congresso do Partido Comunista (bolchevique) da União Soviética

Ao Camarada Stálin:

Em nome do Partido Comunista do Brasil e certos de interpretar os sentimentos do povo brasileiro enviamos ao XIX Congresso do Partido Comunista (b) da URSS nossa saudação calorosa.

Dirigindo ao Partido Bolchevique, ao seu Comitê Central e ao querido camarada Stálin a expressão de sua confiança e de seu afeto, os comunistas brasileiros agradecem com emoção os ensinamentos recebidos e a amizade fraternal com que sempre foram distinguidos pelo glorioso Partido de Lênin e Stálin.

Os patriotas brasileiros, que se orgulham de haver participado ativamente da guerra contra o nazismo, não se esquecerão jamais da dívida contraída com os povos da União Soviética e com suas gloriosas forças armadas, a cujos esforços e sacrifícios sem limites, a cuja bravura indomável, devem os povos do mundo inteiro a vitória, sobre o nazismo, das forças da paz, da democracia e do progresso social.

É com admiração e carinho que o povo brasileiro acompanha o avanço dos povos soviéticos no caminho da construção pacífica e a realização vitoriosa dos seus planos gigantescos, que anunciam um mundo de felicidade e de bem-estar para todos os povos. Sabemos que cada passo da União Soviética em direção ao comunismo são tantos outros passos para a frente no caminho da paz, da democracia e do socialismo no mundo inteiro.

O povo brasileiro, que luta ardentemente pela paz, mas que se sente sob a ameaça crescente de ser arrastado à carnificina bárbara da Coréia pelos provocadores de guerra norte-americanos e brasileiros, aprova com entusiasmo as sábias propostas soviéticas relativas à interdição das armas atômicas e bacteriológicas, à redução dos armamentos e a um Pacto de Paz entre as grandes potências, e saúda na pessoa do camarada Stálin o defensor infatigável da Paz.

Para o povo brasileiro, o país do socialismo é a esperança e a vida. Eis por que milhões de brasileiros apoiam e fazem sua a palavra de ordem levantada pelo Partido Comunista do Brasil — "O povo brasileiro jamais participará de uma guerra contra a União Soviética!".

Milhões de brasileiros em coro com o Partido Comunista do Brasil, neste momento histórico da realização de vosso XIX Congresso, gritam conosco expressando seus sentimentos de profundo afeto e seus mais ardentes votos:

Viva o grande país de Lênin e Stálin!

Viva o glorioso Partido Comunista da URSS e seu XIX Congresso!

Viva o grande Stálin, nosso mestre e guia, que encarna a grande causa da libertação dos povos e da emancipação do trabalho, a grande causa do comunismo!

Pelo Comitê Nacional do Partido Comunista do Brasil.
(Ass.) Luiz Carlos Prestes


logomarca problemas
Inclusão 18/10/2011