A inspiradora de Luiz Carlos Prestes

Figueiredo Pimentel


VIII. Novos rumos


capa

O coronel Hilpert e D. Carlota estavam satisfeitíssimos com o noivado da neta querida. Avivavam-se agora os projetos de mudança para o Rio, da venda das terras, da Fazenda. Na sala de visitas, junto ao piano, lá estava o retrato de Taciana feito por Venâncio.

“Só falta falar”, dizia D. Carlota. Que artista admirável é o Venâncio. Os outros quadros são também magníficos. O coronel estava encantado com o noivo da neta. Venâncio entrou na intimidade da família. Não queria partir para o Rio de Janeiro sem eles. Queria fazer o retrato do coronel e de D. Carlota quando estivessem na Capital. Para não pintar mais ali, porque sentia seu espírito muito perturbado pela presença de Taciana, Venâncio estragara de propósito o material de pintura.

★ ★ ★

Foi com grande tristeza que repercutiu na Fazenda a próxima partida dos velhos e da moça. Taciana era muito querida por todos. Tratava os empregados com muito carinho. Recebia todos os dias muitos presentes de frutas, de flores, de pássaros que lhe davam os empregados de casa.

★ ★ ★

Taciana chegara à conclusão de que precisava partir dali com maior urgência possível. Morria de saudade do Luiz. A melancolia dessa vida plácida dos campos a atormentava. Chegara enfim, o pretexto de mudar de rumo. Era preciso partir para um lugar em que houvesse ruído, agitação.

O Rio de Janeiro a atraia pela esperança de encontrar-se com o capitão Luiz. Ela o imaginava na capital do Brasil. Era o lugar mais provável de sua atual estadia. Alma irriquieta, fizera desse amor sua única aspiração. Esse amor era o seu holocausto. O fogo da paixão incendiava sua carne nervosa como a flama dos candelabros. O amor de Luiz era a sua vida, e todo o sacrifício seria em louvor dessa tortura deliciosa. Oferecera sua alma ao seu amado. Dera seu coração em troca desse amor que era sua vida e que seria talvez a sua morte.

Confessara a Venâncio o seu estado de alma. Expondo seu pensamento, dizendo a sua paixão pelo capitão Luiz Carlos, não queria que o homem que a pedia agora em casamento viesse a se arrepender mais tarde.

— Eu serei sempre dele. Se algum dia voltar, irei com ele.

Venâncio aceitava todas as condições. As probabilidades eram todas a seu favor. Esse romantismo de Taciana havia de passar. A esponja do tempo tudo apaga.


Inclusão: 30/03/2024