Questões do Modo de Vida

Leon Trotsky

Transcrição autorizada
logo

Prefácio da primeira edição


Para melhor se compreender o livro, é preciso contar a sua história em duas palavras. Pareceu-me que faltava na biblioteca do partido uma pequena brochura que, sob a forma mais popular, mostrasse ao operário e ao camponês médio o elo que une certos factores e certos fenômenos da nossa época de transição, e que, apontando para uma justa perspectiva, serviria de arma para a educação comunista. Para comprovar esta idéia, dirigi-me ao secretário do comitê de Moscovo, camarada Zelensky, e pedi-lhe que reunisse uma pequena assembléia de agitadores, durante a qual seria possível permutar os nossos pontos de vista acerca dos meios e dos métodos literários da nossa propaganda.

A reunião ultrapassou de imediato os limites do projecto inicial. Os problemas relativos à família e ao modo de vida apaixonaram todos os participantes. No decurso das três sessões que em conjunto duraram dez a doze horas, pode-se, quando não resolver, pelo menos aflorar e em parte aclarar os diferentes aspectos da vida operária numa época de transição, bem como os nossos meios de acção sobre o modo de vida operário.

Entre a primeira e a segunda sessão e sob proposta dos participantes, formulei de forma escrita perguntas às quais alguns responderam também por escrito; por outro lado, algumas dessas respostas foram o resultado de pequenas assembléias ao nível de bairro. As nossas conversações com os agitadores do comitê de Moscovo foram estenografadas. São esses estenogramas e esses inquéritos que constituem a base da presente obra. Esse material é, por certo, extremamente insuficiente. Além disso, depressa foi preciso refazê-lo. Mas o meu objectivo não consistia em esclarecer sob todos os ângulos o modo de vida operário, a sua evolução e os meios de agir sobre eles, mas fundamentalmente em apresentar o problema do modo de vida operário como objecto digno dum estudo atento.

O pequeno livro que aqui se submete ao leitor não é de modo nenhum a brochura popular cuja idéia foi o ponto de partida deste trabalho. Procurarei ainda redigir essa brochura, caso as circunstâncias m’o permitam. A presente obra destina-se em primeiro lugar aos membros do Partido, aos dirigentes sindicais, das cooperativas e dos organismos culturais.

Em anexo encontram-se os extractos mais interessantes e mais importantes dos questionários e dos estenogramas da nossa reunião. O leitor fará talvez bem começando por ler esse anexo. Evitará assim certas dificuldades de compreensão que poderiam resultar do facto de que, para economizar tempo e espaço, omiti certas citações e certas chamadas.

L. Trotsky
4 de Julho de 1923


Inclusão 21/06/2009