Constituinte? Sim. Mas Qual?

Luta de Classe

5 de outubro de 1932


Primeira Edição: Luta de Classe, n.8, 5 de outubro de 1932

Fonte: http://www.ler-qi.org/ - Na Contracorrente da História. Documentos da Liga Comunista Internacionalista 1930 – 1933. Fúlvio Abramo e Dainis Karepovs (orgs.)

Transcrição e HTML: Fernando Araújo.


capa
QUE QUEREM GETÚLIO VARGAS, OSWALDO ARANHA E OS TENENTES, PSEUDO-REVOLUCIONÁRIOS DE 1930? QUE QUER A BURGUESIA DE SÃO PAULO, CONSTITUCIONALISTAS DA FRENTE ÚNICA? QUE QUEREM OS TRABALHADORES DO
CAMPO E DA CIDADE?
A ditadura ou o adiamento indefinido da constituinte. A burguesia paulista constituída em poder predominante no Brasil, ou separada da unidade nacional. As liberdades de todo o povo brasileiro gantidas pela constituinte soberana.
COMO PRETENDEM REALIZAR ESSAS ASPIRAÇÕES?
Ditadura exercida por um presidente controlado pelas forças armadas. Uma junta de políticos convocaria uma constituinte censitária, isto é, voto limitado aos ricos e às camadas mais sujeitas a sua dominação. O povo forçará a convocação de uma constituinte soberana, com voto direto, secreto, igual para todos os maiores de 18 anos, sem distinção de sexo e nacionalidade extensivo aos soldados e marinheiros.
QUAL O CARÁTER DO SISTEMA DE GOVERNO RESULTANTES?
DITADURA PURA E SIMPLES GOVERNO CONSTITUCIONAL BURGUÊS CONSTITUINTE SOBERANA DE TODO O POVO
Poder absoluto da polícia, altos funcionários e casta militar. Tudo sem prestar conta a ninguém.

Poder do presidente, congressistas, altos funcionários e da políca, em nome da lei e do direito constitucional.

Participação efetiva do povo no governo. Substituição do exército burguês por um milícia popular.
Controle econômico do país pelos capitalistas nacionais e estrangeiros. Controle econômico do país pelos capitalistas nacionais e estrangeiros, em nome da lei e do direito constitucional. Controle do governo pelos operários de fábricas, fazendas, bairros e cidades (soviets).
O povo sem direitos. O povo sem direitos, em nome da lei e do direito constitucional. Controle operário sobre a vida econômica do país. Imposto progressivo sobre a renda, cessação dos privilégios a capitalistas nacionais e estrangeiros. Expropriação e nacionalização dos meios de produção mais importantes (grandes domínios territoriais, nacionalização dos bancos, minas, usinas elétricas, transportes, serviços públicos, etc.).
QUAL A FINALIDADE DESSES PROGRAMAS?
Permitir aos capitalistas nacionais e imperialistas a exploração livre dos trabalhadores do campo e da cidade.

Permitir aos capitalistas nacionais e imperialistas a exploração do campo e da cidade, em nome da lei e do direito constitucional.

Apoiar a rebelião das massas oprimidas e exploradas na luta pela realização de um PROGRAMA DEMOCRÁTICO CONSEQUENTE.
Garantir a boa vida dos políticos, altos funcionários, oficiais e da polícia. Garantir a boa vida dos políticos, altos funcionários, oficiais e da polícia, em nome da lei e do direito constitucional. Transformar essa luta sob a direção do proletariado em luta direta pelo GOVERNO OPERÁRIO, que só poderá ser instalado pela ditadura do proletariado.
Atirar o povo brasileiro à ignorância e escuridão mental absolutas. Fazer crer aos trabalhadores que a opressão capitalista é a lei suprema. Libertar o povo oprimido das cadeias capitalistas, abrindo o caminho para a instauração do SOCIALISMO

Inclusão: 22/03/2020