Arquivo Marxista na Internet Vá para a página inicial
   
11/Fev Ludo Martens: Stáline e a guerra antifascista, capítulo IX da obra: Um Outro Olhar Sobre Stáline. "Com o desmoronamento económico de 1929, toda a ordem capitalista mundial foi abalada. A atmosfera está prenhe de uma nova guerra mundial que em breve eclodirá. Mas onde? Com que extensão? Todas estas perguntas permaneceram muito tempo sem resposta. Mesmo após a deflagração «oficial» desta catástrofe, em 1940, ainda não estavam definitivamente esclarecidas. Estas perguntas sem resposta permitem compreender melhor a política externa de Stáline durante os anos 30." Fonte: Para a História do Socialismo. Colaboração: Fernando Araújo.
10/Fev Ho Chi Minh: Carta ao Partido Comunista da Indochina. "No passado, segundo minha opinião e de um bom número de camaradas, o trotskismo aparece para nós como uma questão de luta entre as tendências no seio do Partido Comunista da China. Por isso quase não lhe prestamos atenção. Mas, pouco antes do estalar da guerra, mais exatamente desde o fim do ano de 1936, e sobre tudo durante a guerra, a propaganda criminosa dos trotskistas fez com que nós abríssemos os olhos." Colaboração: Igor N. Dias e Fernando Araújo.
09/Fev Lênin: A Classe Operária e a Questão Nacional. "A questão nacional exige uma formulação e resolução claras por todos os operários conscientes. Quando a burguesia lutava pela liberdade juntamente com o povo, juntamente com os trabalhadores, ela defendia a completa liberdade e a completa igualdade das nações. [...] Hoje a burguesia receia os operários, procura a aliança com os Purichkévitch, com a reacção, trai a democracia, defende a opressão ou a desigualdade das nações, procura corromper os operários com palavras de ordem nacionalistas.". Colaboração Partido Comunista Português - Organização Regional de Lisboa, Manuel Gouveia e Fernando Araújo.
08/Fev Mao Tsetung: Telegrama ao Camarada William Z. Foster. "Toda a linha revisionista-capitulacionista de Browder (inteiramente revelada no seu livro Teerão) reflete, em essência, a influência dos grupos reacionários capitalistas dos Estados Unidos no seio do movimento operário norte-americano.". Colaboração Fernando Araújo
07/Fev Bakunin: Carta aos Redatores do Boletim da Federação do Jura. "A espada de Democles, com a qual nos ameaçaram por tanto tempo, acaba, enfim, de cair sobre nossas cabeças. Não é exatamente uma espada, mas a arma habitual do Sr. Marx, um monte de imundícies.". Fonte: Coletivo de Estudos Anarquistas Domingos Passos. Colaboração: Fernando Araújo.
05/Fev Ludo Martens: O papel de Trótski na Véspera da II Guerra Mundial, capítulo VIII da obra: Um Outro Olhar Sobre Stáline. "No decurso dos anos 30, Trótski tornou-se o maior perito mundial da luta anticomunista. Ainda hoje, os ideólogos da direita procuram nas obras de Trótski armas contra a União Soviética de Stáline. " Fonte: Para a História do Socialismo. Colaboração: Fernando Araújo.
26/Jan Lênin: A Burguesia e a Paz. "O poder está nas mãos dos bancos, dos cartéis e do grande capital em geral. A única garantia da paz é o movimento organizado e consciente da classe operária". Colaboração Partido Comunista Português - Organização Regional de Lisboa, Manuel Gouveia e Fernando Araújo.
25/Jan Manfred: O Médio Oriente, capítulo II do livro História do Mundo Volume I - O Mundo Antigo - A Idade Média. "Esta Pequena História do Mundo tenta reconstituir o longo e complexo caminho seguido pela raça humana desde a era da sociedade primitiva até aos nossos dias.". Colaboração João Filipe Freitas e Fernando Araújo
24/Jan Lênin: Os Armamentos e o Capitalismo. "A chuva de ouro cai directamente nos bolsos dos políticos burgueses, que constituem um reduzido bando internacional que instiga os povos à competição no domínio dos armamentos e que tosquia esses povos confiantes, idiotas, obtusos e submissos como quem tosquia carneiros!". Colaboração Partido Comunista Português - Organização Regional de Lisboa, Manuel Gouveia e Fernando Araújo.
23/Jan Ludo Martens: A grande depuração, capítulo VII da obra: Um Outro Olhar Sobre Stáline. "Nenhum outro episódio da história soviética desperta tanto ódio do velho mundo quanto a depuração de 1937-38. A denúncia sem matizes da depuração pode ser lida em termos idênticos tanto num folheto neonazi como numa obra de Zbigniew Brzezinski com pretensões académicas, num panfleto trotskista como num escrito sob a pena do ideólogo principal do exército belga." Fonte: Para a História do Socialismo. Colaboração: Fernando Araújo.
22/Jan Jorge Amado: A Classe era Pão e Luz. "Durante certo tempo ela foi impressa na Bahia. A maior parte de seus números saiu de pequenas e escondidas oficinas no Rio de Janeiro. Houve números paulistas. No fundo do terror ela sobrevivia, marcava o caminho, indicava os rumos certos, criticava, discutia, educava. Esse pequeno jornal operário, tenaz e combativo, foi, durante algum tempo, o único livre da censura dos Dips, livre do suborno, suas palavras verdadeiras, sua ideologia proletária dizendo do futuro, iluminando perspectivas. ". Colaboração: Fernando Araújo.
21/Jan Abriu o arquivo: Albert Zakharovich Manfred, com o Prefácio e o Capítulo I - A Sociedade Primitiva do livro História do Mundo Volume I - O Mundo Antigo - A Idade Média. "Esta Pequena História do Mundo tenta reconstituir o longo e complexo caminho seguido pela raça humana desde a era da sociedade primitiva até aos nossos dias.". Colaboração João Filipe Freitas e Fernando Araújo
20/Jan Lênin: Duas Utopias. "A utopia em política é uma espécie de aspiração que não é possível concretizar, nem no presente nem no futuro, uma aspiração que não assenta nas forças sociais e que não se apoia no crescimento, no desenvolvimento das forças políticas, das forças de classe. Quanto menos liberdade há num país, quanto mais exígua é a manifestação da luta aberta das classes, quanto mais baixo é o nível de instrução das massas, com tanto mais facilidade surgem normalmente as utopias políticas e mais tempo se mantêm.". Colaboração Partido Comunista Português - Organização Regional de Lisboa, Manuel Gouveia e Fernando Araújo.
19/Jan Ludo Martens: A luta contra o burocratismo, capítulo VI da obra: Um Outro Olhar Sobre Stáline. "Foi Trótski quem inventou a expressão infamante de «burocracia stalinista». No final de 1923, ainda em vida de Lénine, já estava envolvido em manobras para tomar o poder no Partido afirmando que «o burocratismo (...) ameaça provocar uma degenerescência mais ou menos oportunista da velha guarda.»" Fonte: Para a História do Socialismo. Colaboração: Fernando Araújo.
18/Jan Marighella: A Alegria do Povo. Poema. Colaboração Diego Grossi e Fernando Araújo.
17/Jan Bukharin: Conclusão, último capítulo do livro O Imperialismo e a Economia Mundial. "A evolução da história é feita de contradições. É por meio delas que se desenvolve a estrutura econômica da sociedade. Existência passageira e renovação perpétua das formas, dinâmica viva que cria continuamente novos modelos, tal é a lei imanente da realidade.". Colaboração Fernando Araújo
16/Jan Fúlvio Abramo: Entrevista à Teoria e Debate e Fúlvio Esclarece. Colaboração: Alexandre Linares e Fernando Araújo.
15/Jan Imprensa Proletária: Desenvolvimento da Filosofia do Marxismo por Lenine e Stalin, capítulo X do Compêndio de História da Filosofia do Instituto de Filosofia da Academia de Ciência da URSS. "Após a morte de Marx e de Engels, o capitalismo entrou na sua fase superior e última: o imperialismo. Durante as primeiras duas décadas que se seguiram à morte de Marx, aproximadamente até a revolução russa de 1905, o aprofundamento das contradições capitalistas não se tinha manifestado ainda com toda a clareza.". Colaboração Fernando Araújo.
10/Jan Mariátegui: O Homem e o Mito. "Todas as pesquisas da inteligência contemporânea sobre a crise mundial deságuam nesta unânime conclusão: a civilização burguesa sofre da ausência de um mito, de uma fé, de uma esperança. Ausência que é a expressão de sua falência material." Colaboração Alexandre Linares e Fernando Araújo.
09/Jan Bukharin: A Economia Mundial e o Socialismo Proletário, o capítulo XIII do livro O Imperialismo e a Economia Mundial. "Marx e Engels viam no Estado a organização da classe dominante, esmagando a ferro e fogo a classe oprimida e supunham que, na sociedade futura, não haveria mais classe. É certo que, para a época transitória da ditadura do proletariado, quando, momentaneamente este constitui a classe dominante, insistiam (com razão) sobre a necessidade de um aparelho estatal especial para liquidar as classes expulsas do poder.". Colaboração Fernando Araújo
08/Jan Dimitrov: Sobre os Quadros. "O problema de uma política justa de quadros é a questão mais atual para nossos partidos, para a Juventude Comunista e para todas as organizações de massas, para todo o movimento operário revolucionário." Fonte:Polo Comunista Luiz Carlos Prestes. Colaboração Fernando Araújo.
07/Jan Imprensa Proletária: História da Filosofia na Rússia, capítulo IX do Compêndio de História da Filosofia do Instituto de Filosofia da Academia de Ciência da URSS. "A história da filosofia russa e dos povos que formavam parte Rússia antes da revolução representa, como em todos os demais países do mundo, a história da luta entre o materialismo e o idealismo.". Colaboração Fernando Araújo.
06/Jan Amazonas: Teórico Marxista ou Diletante Liberal-Burguês? A propósito do livro de Nelson Levy "A Crise do Imperialismo e a Revolução". Fonte: Fundação Maurício Grabois. Colaboração: Diego Grossi e Fernando Araújo.
05/Jan Ludo Martens: A colectivização e o «holocausto ucraniano», capítulo V da obra: Um Outro Olhar Sobre Stáline. "A colectivização iniciada em 1929 foi um período extraordinário de lutas de classe, tão complexas quanto encarniçadas. Ela colocou a questão de saber quem seria a força dirigente no campo: a burguesia rural ou o proletariado. " Fonte: Para a História do Socialismo. Colaboração: Fernando Araújo.
04/Jan Mao Tsetung: O Nosso Estudo e a Situação Atual. "Para nos desembaraçarmos do vício de agir às cegas, tão generalizado no nosso Partido, devemos encorajar os camaradas a refletir, a dominar o método de análise e a cultivar o hábito de analisar.". Colaboração Fernando Araújo
03/Jan Bukharin: A Guerra e a Evolução Econômica, o capítulo XIII do livro O Imperialismo e a Economia Mundial. "A guerra, tornada inevitável pelo curso da evolução anterior, não poderia deixar de exercer formidável influência sobre a vida econômica mundial. Operando verdadeira revolução no interior de cada país e nas relações de força entre países, nas economias nacionais e na economia mundial; acarretando selvagem dilapidação das forças produtivas, a destruição dos meios materiais de produção e da mão de obra humana; sangrando a economia até a exaustão por despesas fenomenais, funestas do ponto de vista social — a guerra, como se fora uma gigantesca crise, acentuou, além disso, as tendências fundamentais do desenvolvimento capitalista, acelerando a um grau incrível o desenvolvimento dos elementos financeiros capitalistas e a centralização do capital em escala mundial.". Colaboração Fernando Araújo
02/Jan Marighella: O Urubu. Poema. Colaboração Diego Grossi e Fernando Araújo.
01/Jan Marx: Ilustração da lei geral da acumulação capitalista. Seção 5 do 23º capítulo de O Capital. "Se a classe operária permaneceu «pobre», só que «menos pobre» na proporção em que produziu um «inebriante aumento de riqueza e poder» para a classe da propriedade, ela relativamente permaneceu igualmente pobre. Se os extremos da pobreza não diminuíram, aumentaram, porque os extremos da riqueza [aumentaram].". Colaboração de Edições Avante! e Fernando Araújo.
Janeiro a Dezembro de 2015
Janeiro a Dezembro de 2014
Janeiro a Dezembro de 2013
Janeiro a Dezembro de 2012
Julho a Dezembro 2011 - (199 documentos)
Janeiro a Junho de 2011 - (230 documentos)
Janeiro a Dezembro de 2010 - (375 documentos)
Janeiro a Dezembro de 2009 - (862 documentos)
Janeiro a Dezembro de 2008 - (261 documentos)
Janeiro a Dezembro de 2007 - (190 documentos)
Janeiro a Dezembro de 2006 - (103 documentos)
Outubro de 1999 a Dezembro de 2005 - (137 documentos)
MIA Seção em Português