Nosso Enver


II. Filho da Revolução


Nas difíceis condições da guerra, quando a imprensa do partido operava em total ilegalidade e os meios de comunicação estavam totalmente nas mãos do inimigo, a propaganda para popularizar o líder do movimento e o comandante do exército partisan era quase impossível. Na verdade, a primeira fotografia dele publicada na imprensa do partido pertence ao período após o Congresso de Përmet. Mas os militantes e o povo tinham ouvido falar de Enver há muito tempo. Os fatos falam por si só, diz o ditado. O nome e os pseudônimos de Enver foram passados de boca em boca, de norte a sul, por todo o país. A lendária figura de Shpati ganhou muito rapidamente um lugar na imaginação popular como símbolo de um novo heroísmo e patriotismo.

Nos últimos meses da guerra, a canção “nós, os guerreiros de Enver, com nossos ideais nos corações, daremos um golpe fatal em Hitler, iremos esmagá-lo sem piedade”, foi composta e espalhada rapidamente. Esta deve ter sido uma das primeiras canções, se não a primeira, na qual Enver Hoxha é mencionado diretamente.

Eu, pessoalmente, encontrei o camarada Enver pela primeira vez na grande manifestação antifascista de 28 de outubro de 1941. Como sabemos, ele foi o líder dessa manifestação. Eu não o conheci naquele dia, mas apenas o vi de relance. Foi precisamente no momento em que os manifestantes foram atacados pela polícia fascista e pelos carabinieri na praça em frente à prefeitura, hoje a Praça Skanderbeg. No confronto entre os manifestantes e os fascistas, vimos um camarada alto agarrar o oficial no comando dos carabinieri com ambas as mãos e derrubá-lo com um poderoso golpe. Posso dizer que este corajoso companheiro, cujo nome só aprendemos mais tarde, conquistou os corações de todos nós, jovens daquela época.

Não foi por acaso que a maioria dos participantes do movimento viu o camarada Enver pela primeira vez precisamente em atos, lutas de rua e manifestações, em atividades militantes em geral. Como um líder de novo tipo, Enver Hoxha era um homem de ação. Ele conduziu tanto através da linha política que traçou, quanto através de sua participação direta na luta para implementá-la.

Nesses tempos turbulentos, a ação revolucionária foi de importância decisiva para orientar corretamente as massas e despertá-las para a luta. No início da guerra houve muitos que desfilaram com seus “sentimentos patrióticos” e grandes conhecimentos “teóricos”, mas as ações foram a nossa pedra angular. Qualquer um que se esquivasse delas se expunha como demagogo. Enquanto isso, Enver começou a guerra. Foi exatamente isso que lhe permitiu reunir ao seu redor as forças mais sólidas dos grupos comunistas, aqueles mais determinados a lutar e vencer; junto deles, formaram o Partido Comunista e, assim, uniram todo um povo ao seu redor.

Portanto, a manifestação de outubro de 1941 pode ser considerada minha primeira “introdução” a Enver. Tenho lembrado com frequência este importante momento da história da luta antifascista de nosso povo e de minha vida em particular. Eu lembrei desses dias em momentos felizes e difíceis, pois isso sempre me despertou grandes emoções. Eu estava emocionado, com sensações diferentes, naquele dia de abril de 1985, quando nos reunimos na Praça Skanderbeg para acompanhar o camarada Enver em seu último lugar de descanso.

Nesta praça onde nos reunimos para nosso último encontro com Enver, eu disse, ao abrir o discurso que proferi na cerimônia fúnebre, “há quarenta e quatro anos ele liderou a grande luta antifascista e convocou o povo a se levantar contra os ocupantes e traidores. E desde aquele dia até o final de sua vida, Enver permaneceu à frente do partido e do povo como o lendário comandante da Guerra de Libertação Nacional e o líder heroico da construção do socialismo”.

E, enquanto eu falava, a praça lotada, veio em minha imaginação aquele dia inesquecível de 28 de outubro de 1941. Lá, onde “nos conhecemos” pela primeira vez, dei a Enver seu último adeus. Aquela praça, que cerca de meio século antes havia ecoado aos gritos da juventude e dos trabalhadores de Tirana contra o fascismo e a ocupação, ecoou naquele dia a monumental palavra de ordem: “Partido! Enver! Prontos agora e sempre!”

Quem é Enver Hoxha? O que ele representa para o nosso povo? Que papel ele desempenhou e qual é o seu lugar no futuro presente da Albânia socialista?

Durante a Segunda Guerra Mundial Antifascista, uma série de grandes personalidades e líderes notáveis emergiram das fileiras dos povos. Alguns deles ainda são lembrados com grande respeito, enquanto que, com o passar do tempo, outros foram deixados para trás e perderam seu valor. Enver Hoxha é uma dessas figuras cuja estatura aumenta com o passar do tempo.

Homens como ele emergem de revoluções e pertencem tanto ao futuro quanto ao tempo em que vivem. Daí que tudo relacionado a Enver é querido e precioso para nós. Nosso povo se orgulha do fato de que sempre que o nome deste glorioso filho é mencionado, em qualquer parte do mundo, a Albânia, o socialismo e o comunismo, e a verdadeira liberdade e independência social e nacional estão implícitos.

Seu nome está ligado a toda nossa história contemporânea. A libertação da pátria, as profundas transformações culturais e econômicas, nossa política interna e externa, toda ação ou evento dos tempos modernos que vale a pena registrar na história, estão diretamente ligados à contribuição e ao papel de Enver Hoxha. Não a partir das posições do nosso comandante, mas a partir das posições de um revolucionário militante, que é guiado por interesses elevados e objetivos nobres, a partir das posições de um líder popular, com alto senso de responsabilidade sobre o papel que o povo e o partido lhe confiaram; em cada situação, em cada passo da revolução e da construção socialista, ele agiu em benefício do progresso da pátria, da prosperidade do país e da incessante melhoria das condições de vida do povo.

A figura de Enver Hoxha simboliza o patriotismo ardente e a militância revolucionária, a sabedoria do povo e a mente iluminada de um homem de raras qualidades cultivadas na escola da revolução, modesto filho do povo e o líder talentoso do partido e do Estado. Seu trabalho foi influente em todas as bases sólidas sobre as quais a Albânia de hoje foi construída, seu pensamento iluminou todas as estruturas às quais nossa sociedade foi erguida, suas palavras sábias e inflamatórias aqueceram os corações de todo o nosso povo.

Com sua luta, suas posições e seu exemplo, o camarada Enver Hoxha desempenhou o papel principal em temperar nosso Partido do Trabalho como um partido revolucionário; em forjar a unidade do povo como fator essencial de todo triunfo e vitória; em fortalecer o Exército de Libertação Nacional como um exército popular e uma arma da revolução; e em implantar a confiança e fortalecer a convicção das massas trabalhadoras de que o próprio povo comum pode e deve dirigir o futuro desenvolvimento da pátria.

A Guerra de Libertação Nacional é a página mais brilhante de nossa história nacional. Enver Hoxha foi o líder dessa guerra.

Nesses anos difíceis, ele liderou o recém-fundado Partido Comunista da Albânia (PKSH) com uma sabedoria única, assim como comandou o exército partisan com o talento de um grande estrategista para alcançar a dupla vitória histórica: a libertação do país e o estabelecimento do poder popular. Ele não conduziu a guerra a partir de escritórios e refúgios seguros, mas no meio do povo, à frente de todos os militantes, de batalha em batalha, na luta diária, usando o fuzil, a caneta e a dialética, tendo uma visão clara das coisas quando outros estavam cegos, incitando coragem e determinação quando inimigos e traidores semeavam medo e derrotismo, lidando corajosa e sabiamente com os provocadores da reação, os Balli Kombëtar, Legaliteti e os anglo-americanos. Agiu assim mesmo quando algumas pessoas ficaram confusas, ou vacilaram, perdendo a visão do futuro.

A construção do socialismo na Albânia tem sido uma luta extremamente difícil. Não apenas porque as tramas dos inimigos, tanto internos quanto externos, continuaram mesmo após a vitória sobre o fascismo, mas também porque o grave atraso herdado do passado teve que ser superado em muito pouco tempo: transformações sociais, econômicas e culturais colossais tiveram de ser levadas a cabo; pobreza e doenças tiveram que ser superadas e combatidas e, acima de tudo, as forças produtivas tiveram que ser desenvolvidas, as velhas relações de produção tiveram que ser transformadas e novas relações socialistas estabelecidas.

Conduzir a Albânia do arado de madeira à agricultura moderna, da forja primitiva à metalurgia, da lâmpada à óleo à eletrificação completa do país, do analfabetismo à Universidade e à Academia de Ciências, foi um empreendimento que, além de outras coisas, exigia conhecimento, coragem, determinação e persistência, exigia fé e convicção inabalável no futuro e um otimismo revolucionário. Enver Hoxha colocou estas qualidades elevadas que ele possuía a serviço do partido e do povo, mapeando os planos e projetos do desenvolvimento socialista do país, verificando pessoalmente na prática a correção da linha estabelecida, e ouvindo a opinião mais avançada nas fileiras da classe trabalhadora, do campesinato operário e da intelligentsia popular.

Com o partido à frente, a Albânia avançará sem parar, sua economia e cultura serão elevadas a níveis mais altos. Sem dúvida, as vitórias estarão para além de qualquer comparação com as conquistas até agora alcançadas. Esta é a dialética do desenvolvimento socialista. Mas o que nosso partido fez pela Albânia no tempo de liderança do camarada Enver Hoxha é irrepetível e será lembrado com profundo respeito geração após geração. O poder popular será fortalecido e democratizado incessantemente, mas permanecerá sempre um fato histórico que o povo se tornou mestre de seu próprio destino pela primeira vez na época que está ligada ao nome do Partido do Trabalho da Albânia e de Enver Hoxha. Como tal, esta época não tem e não terá igual. Ela é o fundamento de todas as fundações. Nosso futuro é construído sobre esta base sólida e indestrutível.

As próximas gerações honrarão o nosso partido e o camarada Enver Hoxha, honrarão aqueles que pensaram e trabalharam dia e noite para construir a inexpugnável cidadela socialista albanesa. A revolução e as transformações que foram realizadas sob sua liderança aliviaram as dificuldades e os fardos para as gerações presentes e futuras. Esta época não deixou dívidas para o futuro.

A perda que o partido e o povo sofreram em 11 de abril de 1985 é irreparável. Entretanto, não se pode sequer imaginar a catástrofe que teria sido para nossa Albânia se não houvesse o Partido Comunista e um líder da estatura do camarada Enver Hoxha para enfrentar os momentos históricos revolucionários criados em nosso país no início, durante e depois da Segunda Guerra Mundial.

A ocupação fascista de 7 de abril de 1939 criou a situação mais trágica para a Albânia neste século, trazendo a perda completa de nossa independência nacional, bem como a ameaça de nossa extinção como nação. Somente um homem como Enver Hoxha, com uma sólida formação patriótica e revolucionária, poderia ter apreciado plenamente a importância histórica do momento, apenas ele teria compreendido o que o nosso povo estava realmente buscando e o que tinha que ser feito para satisfazer suas aspirações; somente um homem assim poderia ter decidido qual era o caminho para salvar a pátria. É mérito dele que, justamente nesta grave situação, confiando no patriotismo da nossa classe e no amor à liberdade, fazendo hábil uso da conjuntura e das circunstâncias, juntamente com e à frente dos comunistas albaneses, fundou o Partido, levantou o exército popular e conduziu o país à vitória final, à libertação dos ocupantes fascistas e ao pesado jugo da opressão feudal e burguesa.

Enver Hoxha não foi apenas um participante ativo nos grandes pontos de inflexão da história mais recente de nosso país, mas também exerceu uma influência direta em seu curso como inspirador, ideólogo, organizador e líder. Em sua pessoa ele encarna as virtudes mais preciosas de nosso povo secular, aquele caráter militante e nobre, aquele espírito generoso e rebelde, aquelas tradições brilhantes, que foram forjadas e temperadas através de tantas lutas e sofrimentos através de séculos de luta pela liberdade e independência, pela luz e pelo conhecimento, pelo pão e pela terra.

Nem 8 de novembro de 1941, nem nenhum dos momentos culminantes de nossa história recente pode ser separado da atividade decisiva e da contribuição de Enver Hoxha. E se essa história mostra que, em certos momentos, decisões vitais para o futuro da pátria e do povo foram tomadas, o crédito por isso lhe pertence, antes de tudo. Ele foi capaz de analisar as situações mais graves, mais complicadas e mais desfavoráveis corretamente e com um olhar crítico, para transformá-las em vantagens, tanto na guerra quanto no trabalho do povo, foi capaz de fazê-las servir à pátria e ao progresso. No redemoinho da guerra, não era uma questão leve virar o fuzil contra o Balli Kombëtar ou forçar as tropas britânicas a se retirarem quando aterrissaram em Saranda. Não era uma questão simples para um jovem partido à frente de um pequeno povo como nosso tomar a decisão de denunciar os revisionistas titoistas, khrushchevistas ou o revisionismo moderno chinês; expulsar a frota soviética da base Vlorë ou denunciar o Tratado de Varsóvia. Mesmo assim, diante de situações e perigos tão enérgicos, Enver Hoxha não teve dúvidas ou vacilações, nunca hesitou.

Em Enver Hoxha, coragem e cautela andaram sempre de mãos dadas, em total concordância e harmonia. Isto foi o que o fez ficar com a cabeça fria mesmo em momentos em que poderia ter perdido facilmente a calma, mesmo quando os inimigos procuravam problemas e intensificaram suas provocações. Em tais momentos, em momentos de perigo, ele reagiu com toda a força de sua sabedoria e coragem.

Dedicação à causa do povo e da pátria, lealdade ao partido e coerência com o marxismo-leninismo foram os fatores mais importantes que fizeram o camarada Enver se destacar por seu profundo pensamento e julgamento sadio, sua visão, sua sabedoria e paciência, sua ousadia e coragem quando ousadia e coragem eram necessárias, assim como sua severidade quando a severidade era necessária.

Toda a vida do camarada Enver Hoxha foi uma vida de luta. Luta pela liberdade do nosso país, luta pela construção do socialismo, luta pela emancipação do povo e luta contra os inimigos externos e internos que procuravam nos levar de volta à escravidão do passado.

Enver Hoxha foi um líder revolucionário, um comandante militar e um excelente estadista; um grande diplomata e um excelente organizador; um ideólogo com um espírito revolucionário empreendedor e político astuto; um avançado progressista nas questões da vida social e um arquiteto de nossa construção socialista. Mas há uma qualidade, entre suas muitas qualidades, que caracterizou todo o seu ser: seu amor pelo povo. Enver Hoxha não nasceu um estadista — mas seu amor pelo povo e pela pátria fez com que nascesse nele essa qualidade. Ele não passou por nenhuma escola de diplomacia — sua obrigação para com a Albânia fez dele um diplomata. Ele não era um ideólogo e pensador dos corredores das universidades — sua dedicação à causa da revolução o armou com estas qualidades. Ele adquiriu sua formação como organizador comunista nas ações da guerra pela liberdade e independência da pátria e nas grandes batalhas do trabalho de construção da Nova Albânia.

A construção socialista na Albânia é um processo revolucionário que necessitou encontrar várias soluções novas, originais e, na verdade, únicas de seu tipo. Os principais atos de nossa revolução desde as nacionalizações e expropriações até o estabelecimento das relações de produção socialistas na cidade e no campo não são um simples transplante mecânico dos princípios marxista-leninistas para o solo albanês, mas exemplos vivos da criatividade do povo. Em todos estes processos inovadores, as ideias do camarada Enver Hoxha têm sido decisivas. Cada tarefa que ele colocou diante do partido e do povo, cada tarefa que ele teve no processo de nossa emancipação e da nossa revolução em toda a sociedade, e cada transformação que ele mapeou para o aperfeiçoamento e prosperidade do país, respondeu às exigências e condições concretas da nossa nação.

A força da mente do camarada Enver Hoxha pode ser brilhantemente observada pelo fato de que ele foi capaz de determinar as principais direções, de fazer grandes movimentações que asseguraram e fortaleceram a liberdade e independência da pátria, que deram um poderoso impulso para o desenvolvimento e progresso geral do país.

Atravessamos séculos em apenas quatro décadas. A industrialização socialista foi realizada e a agricultura coletivizada, a exploração do homem pelo homem foi eliminada e a expectativa de vida dobrou, a cultura, a educação e a ciência avançaram em ritmo acelerado e nossa sociedade foi emancipada em todas as direções. Estas transformações são devidas a correta linha política do nosso partido marxista-leninista, encabeçado por Enver Hoxha.

O camarada Enver tinha a capacidade de encontrar “o elo que mantém toda a cadeia unida” e agarrá-la com firmeza. Isto lhe permitiu fornecer explicações teóricas e soluções práticas para os problemas de nossa construção socialista, para determinar com confiança a estratégia para o desenvolvimento futuro. Teria sido extremamente difícil, se não impossível, para nós avançarmos com tanto sucesso no caminho do socialismo, para alcançarmos todas essas vitórias que desfrutamos hoje, sem infringir nossa liberdade e soberania nacional, se não tivéssemos aplicado o princípio da autossuficiência, tão insistida por Enver. Mas este princípio teria permanecido uma palavra de ordem sem valor se não fossem suas corajosas ideias sobre dar prioridade ao desenvolvimento do abastecimento energético, sem o qual não teria havido avanço das forças produtivas; sobre prestar atenção especial à modernização da agricultura, sem a qual estaríamos dependentes de outros países até mesmo com o nosso pão de cada dia; e sobre concentrar nossa atenção na formação de especialistas e quadros, sem os quais teríamos sido obrigados a implorar a ajuda de estrangeiros para cada novo projeto ou novo empreendimento.

Nossa sociedade socialista é uma sociedade pura, com uma alta estima pelos valores humanistas, que valoriza as coisas boas da vida. É claro que não comemos com colheres de ouro. De fato, estamos cientes de que nosso avanço não se dá sem dificuldades. Ainda assim, estamos orgulhosos de que tudo o que criamos é nosso, que todo projeto que construímos é resultado do trabalho, da labuta e do suor de nosso povo. Sabemos que não estamos mergulhando em abundância, mas nos sentimos felizes, porque somos livres e não devemos nada a ninguém, porque na Nova Albânia não há pobreza ou desemprego, não há dependência de drogas, não há ansiedade ou insegurança sobre o futuro. Estamos certos de que o futuro será melhor e a vida de nosso povo melhorará e se tornará mais próspera. A base para este otimismo é o trabalho do Camarada Enver Hoxha e o pensamento revolucionário de nosso partido.

Enver nos deixou uma herança de muitas bênçãos e grandes avanços. Nas mudanças radicais e grandes conquistas, vemos o trabalho do Partido, o trabalho de Enver. Ao longo de sua vida, ele se dedicou a garantir que não nos deixasse uma herança negativa. A única tristeza, o único pesar que ele nos trouxe foi sua morte.

A prospecção era uma característica fundamental do pensamento de Enver Hoxha. Mas ele não sonhava com seus prognósticos, não baseava suas previsões simplesmente no pensamento ideal. Não, sua análise tinha um conteúdo profundo. Ele sabia o que o futuro exigiria da sociedade, e fez previsões oportunas para transformações e programas, para que no decorrer dos anos o nosso país não se encontrasse despreparado. Ele sabia como se preparar para o futuro, sabia se elevar acima dos interesses do momento e determinar a validade de certos sacrifícios. A clarividência de seu pensamento é evidenciada por sua capacidade de decidir a ordem em que tudo deveria ser construído ou criado, para que não enfrentássemos os problemas do nosso futuro de forma despreparada, para que não fossemos obrigados a fazer recuos para corrigir projetos aplicados erroneamente; sua clarividência é evidenciada por sua capacidade de trabalhar, para não apenas sonhar com o futuro. Ele foi amplamente dotado daquela perspicácia especial que é necessária para encontrar a ordem ideal na qual tudo deve ser feito, para que ninguém, nem mesmo as próximas gerações possa nos censurar dizendo: “isto já deveria ter sido feito há muito tempo”.

Quando, nos primeiros anos, o camarada Enver lançou a significativa palavra de ordem “mais pão e mais cultura para o povo”, isto pode ter parecido prematuro ou mera propaganda para muitos. Naquela época, quando as feridas da guerra ainda estavam abertas, quando a fome e a ignorância prevaleciam em todo o país, sonhar com mais conhecimento e cultura para as massas e, mais ainda, para colocá-las no mesmo plano do pão, foi preciso coragem.

Cultura, ciência e arte são armas que Enver utilizou em toda sua eficácia, sempre avaliando-as em conexão com a vida e a serviço do progresso do socialismo. Durante a Guerra de Libertação Nacional e posteriormente, ele aplicou uma política sábia, paciente e cuidadosa para com as pessoas de cultura, estudiosos, escritores, intelectuais e aqueles engajados em atividades criativas em geral. Esta postura e preocupação não só reflete sua clara concepção marxista do papel da cultura, mas também expressa seu próprio amor pela cultura, sua ampla visão espiritual e seu alto nível de educação.

Todas as nossas vitórias são baseadas e inspiradas pelas ideias marxista-leninistas de Enver Hoxha que nos guiam para desenvolvimentos superiores; são ideias que nos fazem olhar para o futuro e nos ajudam a avançar com confiança em direção a ele.

O camarada Enver Hoxha não aprendeu o socialismo científico apenas com os livros. Os séculos de lutas do povo albanês para emergir à luz da liberdade deram origem e o desenvolveram como um comunista revolucionário; as batalhas de classe do proletariado mundial pela justiça social e pelo progresso o moldaram. O comunismo e a ciência marxista-leninista encontraram nele um homem preparado e dotado das qualidades e virtudes necessárias para propagá-las, defendê-las e aplicá-las com coerência na realidade albanesa.

Enver Hoxha tinha uma habilidade especial para resumir as coisas, e ele tirou conclusões muito importantes até mesmo de uma simples ação da prática revolucionária das massas. Ele sabia como combinar a defesa dos princípios com a coragem revolucionária para tomar um novo rumo, para encontrar as soluções mais adequadas às condições existentes. Ele era um inimigo da fórmula, das práticas estereotipadas e dos métodos, que a vida ultrapassou e que dificultam seu avanço.

Sua mente estava sempre em movimento. Observando e estudando o desenvolvimento do movimento revolucionário contemporâneo, a situação internacional e o processo dialético do avanço da sociedade albanesa, ele lidou com uma série de problemas capitais da revolução mundial e da construção socialista na Albânia, com total competência científica. Seu pensamento marxista é a pedra angular da linha e da visão teórica de nosso partido sobre questões de filosofia e política, ideologia e economia, cultura e arte, problemas militares e internacionais.

A Albânia socialista, com sua política revolucionária, é um exemplo inspirador para os povos que lutam para defender sua liberdade e independência nacional. Enver Hoxha é o fundador desta política do Partido e de nosso Estado socialista. Todas as corajosas posições de princípio da Albânia socialista sobre eventos e problemas internacionais, sua luta determinada contra o imperialismo e a reação, sua oposição irreconciliável ao revisionismo e ao oportunismo político e ideológico em geral, e seu apoio sem reservas aos povos que lutam pela liberdade e independência têm sua fonte nos ensinamentos deste patriota ardente e consistente internacionalista, nas ideias deste notável pensador marxista-leninista.

A versatilidade do Enver Hoxha é conhecida por todos. Ele era um teórico do socialismo com uma mente profunda, um lutador consistente, leal e indomável pelos princípios fundamentais do marxismo-leninismo. Como mestre da dialética materialista, ele desenvolveu e enriqueceu ainda mais a teoria marxista-leninista e a implementou de forma criativa nas condições concretas da Albânia e das complicadas circunstâncias internacionais que foram criadas após a Segunda Guerra Mundial.

Enver Hoxha se distinguiu, como ninguém mais, por sua luta corajosa e baseada em princípios contra os falsificadores extremamente perigosos do marxismo-leninismo de hoje, os revisionistas modernos. Ele era um político de novo tipo, o verdadeiro tipo proletário. Suas qualidades como teórico marxista-leninista e como político proletário foram combinadas em suas incessantes atividades revolucionárias, em sua atividade harmonizada e unificada no campo da teoria e prática marxista-leninista.

Enver Hoxha era um patriota ardente. Ele estava imbuído das notáveis tradições patrióticas de nosso pequeno e simples país. Com heroísmo incomparável, ele lutou com armas, com conhecimento e com todo o seu ser, para defender nossa pátria socialista, sua independência e soberania, seus direitos nacionais, a dignidade de nosso povo e do Estado socialista contra qualquer tipo de inimigo, por mais grande ou poderoso que fosse. E ele sempre travou esta luta pelo bem da Albânia a partir das posições de um internacionalista exemplar e consistente.

Estas características marcantes fizeram dele um tribuno popular, um homem ligado e ardentemente amado por todo o povo albanês. Seus vínculos com as massas eram laços indissolúveis de camaradagem. Assim como ele aconselhou os quadros, intelectuais e artistas, ele deu o exemplo de como se deve comunicar com o povo, como se deve sentar e conversar diretamente com eles, como se deve viver com suas alegrias e tristezas.

A palavra de Enver Hoxha penetrou profundamente nas mentes e nos corações do povo. Ele era um orador de rara habilidade e um propagandista brilhante. Seus escritos e discursos são a mais clara evidência desse fato. Mais do que isso, alguns de seus trabalhos foram sinais e impulsos para grandes movimentos revolucionários, para mudanças de importância histórica no caminho de nosso desenvolvimento socialista.

Enver Hoxha tinha o dom de se adaptar às pessoas com quem conversava. Ele podia conversar com estudiosos e cientistas com profunda competência, assim como podia conversar livremente com os velhos montanheses. Ele se comunicava facilmente tanto com mulheres idosas quanto com alunos de escolas, pioneiros e crianças menores. Como psicólogo sensível, ele mergulhou na psicologia social de diferentes estratos e grupos sociais, estudou e conheceu não apenas seus sentimentos e aspirações, mas também seu estado de espírito. Ele tinha um profundo conhecimento da psicologia nacional dos albaneses.

Enver Hoxha era um intelectual com amplo conhecimento, um homem com uma paixão pelo estudo, um verdadeiro cientista marxista. Seu interesse pelo aprendizado era imenso e seu conhecimento como uma fonte inesgotável, sendo continuamente renovado e enriquecido. Ele tinha um conhecimento muito amplo das ciências humanas, mas também era competente nas ciências naturais. Ele conhecia muito bem não só nossa cultura nacional, mas também os valores fundamentais da cultura mundial. Ele era muito bem versado e se manteve atualizado tanto sobre a cultura do passado quanto sobre a do presente, sobre a literatura clássica e sobre as tendências “modernas” e modernistas da arte contemporânea, sobre a herança cultural dos ilíricos e dos primeiros albaneses, sobre o desenvolvimento atual de nossa literatura e da arte do realismo socialista. Sua boa memória o ajudou a usar toda a enorme riqueza da cultura que possuía com plena eficácia e precisamente onde ela era necessária.

A capacidade de trabalho de Hoxha e sua produção foram verdadeiramente assombrosas. Para provar isto, basta referir-se à sua atividade na última década de sua vida, quando ele não era mais jovem e tinha começado a ser afligido por sucessivas doenças graves. Basta recordar seus escritos deste período: uma série de obras teóricas de alto nível científico sobre os complicados acontecimentos internacionais de hoje, livros de excepcional valor sobre a história de nosso partido e da Guerra de Libertação Nacional, numerosas reminiscências, os muitos volumes de seus diários políticos, sem mencionar muitos outros discursos e artigos, da mão de um homem que, ao mesmo tempo, se engajava ativamente, dia a dia, nos mais diversos assuntos de caráter operativo do partido e do Estado.

Nós, seus contemporâneos, lembramos de muitas coisas sobre Enver Hoxha. Entretanto, não podemos deixar de destacar seu aspecto humano, que é tão surpreendentemente rico.

Sua figura representa uma mistura orgânica de virtudes humanas. Nele a nobreza das ideias pelas quais ele lutou foi combinada com perfeição com seus sentimentos sensíveis e sua beleza espiritual. Seu coração e todo o seu ser responderam com profunda humanidade a todos os sentimentos e preocupações da vida do povo. Ele se regozijava e se alegrava tanto com a produção de uma gigantesca colheitadeira-combinada quanto com o nascimento de um novo cidadão da República; tanto com a produção do primeiro lote de superfosfato quanto com a apresentação de uma nova canção. Ele pensou, planejou e trabalhou para o futuro da nossa pátria, assim como estava preocupado com as condições de vida de um aposentado ou de crianças em uma creche. Ele se preocupava com qualquer deficiência, fraqueza ou descuido que impedisse o trabalho, mas poderia passar uma noite sem dormir preocupando-se com a saúde de um camarada. Suas maiores preocupações sobre o destino do nosso país socialista e sua atenção humana com os problemas dos trabalhadores comuns foram fundidas em uma só pessoa, em sua pessoa.

Enver Hoxha tornou-se um grande líder popular porque ele amava o povo do qual emergiu com a força de seu espírito, porque colocou toda sua atividade revolucionária a serviço da felicidade das massas e do progresso da Albânia. Ele tinha uma fé sem limites na força das massas. Deu especial importância à opinião e aos conselhos dos trabalhadores e camponeses, intelectuais, mulheres, jovens e soldados; dedicou-se sem reservas à luta por seu bem-estar e seu futuro feliz.

Ele não deixou nenhum distrito ou zona do país sem sua visita. Isso se tornou algo muito significativo para nós, hoje os aniversários destas visitas são comemorados e celebrados em todos os lugares como os “dias de Enver”. Nessas ocasiões são organizadas reuniões e palestras para homenagear sua vida e seu trabalho, mas também são proclamados dias de ação intensiva para cumprir em extensão os planos econômicos e culturais. Embora muitos anos possam ter decorrido desde o tempo destas visitas, as pessoas dizem naturalmente:

“Estamos lutando para cumprir as instruções que o camarada Enver deixou quando nos visitou.”

O tempo não faz com que suas instruções estejam desatualizadas.

Sua correspondência muito rica fornece um exemplo brilhante dos laços espirituais de Enver Hoxha com o povo. Ele não só recebeu milhares de cartas, mas também enviou respostas, agradecimentos e saudações a muitas pessoas dentro e fora do país. Suas cartas são uma grande escola para os quadros do partido.

Como todas as cartas, aquelas que ele despachou, têm um endereço concreto, com o nome do coletivo ou do cidadão a quem são dirigidas. Na maioria dos casos, porém, em essência, elas não são enviadas apenas a uma pessoa. Atrás do nome do destinatário há, quase sempre, toda uma categoria de pessoas trabalhadoras. Neste sentido, suas cartas têm servido como mensagens do partido para o povo, um diálogo aberto entre eles. Não é por acaso que muitas destas cartas também foram publicadas na imprensa. A assinatura “Teu, Enver”, tão cara ao povo, despertou seus corações, aliviou seu sofrimento e despertou suas emoções. Ela expressou sua total dedicação ao povo.

Como disse anteriormente, o camarada Enver tinha uma memória excepcional. Ele se lembrou dos nomes de muitas pessoas trabalhadoras depois de encontrá-las apenas uma vez. E muitas vezes, quando os encontrou novamente depois de muitos anos, ele se dirigiu a eles pelo nome, mesmo que eles pudessem ter mudado de aparência, partido para a vida adulta ou envelhecido. Isto se deu porque seu amor de todo o coração ao povo lhe estendeu a memória.

Enver Hoxha tirou grande força dos contatos com o povo e se inspirou nas opiniões avançadas das pessoas que, na maioria dos casos, compreendiam a essência das ideias importantes que ele formulou sobre a transformação socialista do país. Não havia nada de formal, oficial ou cerimonial em suas conversas, apenas uma preocupação comunista e uma atitude de camaradagem. Estas conversas foram a continuação de seu trabalho como líder. Com ele a cortesia não era algo artificial, um meio de comunicação com as pessoas, mas um dom natural; não era apenas um produto da educação, mas antes de tudo, uma expressão de seu gosto e respeito pelas massas. Tudo nele estava em ordem, ele se destacava acima dos outros, mesmo em questões simples.

Independentemente de quanto tempo possa ter decorrido, muitos dos que se encontraram e conversaram com o camarada Enver lembram-se de seu rosto sorridente, seus olhos ardentes e penetrantes expressando uma grande riqueza de sentimentos e emoções, seu alto e nobre rosto, seu calor e preocupação, seus valiosos conselhos e instruções, bem como sua aparência exterior, sempre digna, limpa e de bom gosto. Naqueles minutos em que ele conversava com o trabalhador ou o jovem, o patriota ou o cooperativista, o especialista ou o líder, ele se colocava, de corpo e alma, inteiramente à disposição deles. Nesses momentos sua mente trabalhou com a máxima intensidade a fim de ganhar e aprender o máximo possível desses contatos e, especialmente, para dar às pessoas com quem ele estava conversando a assistência mais valiosa que podia.

Seus encontros com o povo foram algo emocionante e festivo para Enver. Ele foi às massas não apenas por causa de algum princípio, mas porque ele ficava muito desconfortável, no sentido pleno do termo, se ficasse por longos períodos de tempo sem encontra-los. Não raro, especialmente nos últimos anos de sua vida, muitos camaradas o ouviram reclamar que suas muitas tarefas e sua idade avançada não lhe permitiam sair para conversar com os trabalhadores e camponeses, para ver por si mesmo o crescimento econômico e o desenvolvimento geral do país e para desfrutar das belezas naturais do país.

Todos conhecem o grande amor de Enver por Gjirokastër, não só porque ele nasceu lá, mas também porque conhecia e admirava os valores culturais e arquitetônicos da cidade e especialmente porque lá, ele tinha muitos amigos de sua infância com os quais mantinha uma estreita amizade e estava ligado a memórias inesquecíveis. Imagine o quanto ele ficava entusiasmado para visitar Gjirokastër.

“Muitas vezes eu quis voltar à nossa querida cidade”, disse ele em 1978, numa reunião com seus concidadãos. “E por que você não veio? Vocês devem se perguntar. Bem, vejamos...” — Enver não entrou em explicações. Talvez nem sua idade, seu estado de saúde em declínio, nem seu trabalho cada vez maior lhe parecessem razões convincentes.

Com especial prazer e grande nostalgia, o vemos agora nas crônicas do primeiro de maio nas telas da televisão. Lá vemos como ele cumprimenta calorosamente os veteranos ou mineiros, como acena feliz para os jovens e os pioneiros, os dançarinos e os soldados. Parece que Enver Hoxha está no desfile, junto com as pessoas e entre elas. Ele se comunicava com o povo com todo o seu ser: com suas palavras, seus olhos e suas mãos.

Todos se lembram da grande celebração da inauguração do sistema de abastecimento de água de Postribë na planície de Mbishkodër, em 1974, da qual o camarada Enver participou. De fato, o povo compôs uma canção sobre isso, mas poucos se lembram dos detalhes de como essa celebração começou, ou de tudo que Enver fez naquela ocasião. Algo me vem à mente: ele se aproximou da nova fonte com um passo calmo e firme, arregaçou as mangas como se fosse um daqueles viajantes cansados pelo calor após uma longa viagem, arremessou um punhado de água sobre seu rosto e olhos e, por fim, propôs um brinde bem original, um brinde com água fresca direta da fonte. Que simples, que bonito, que humano! Não apenas as ideias do Enver, mas até mesmo suas ações comuns são irrepetíveis.

Na vida de cada homem há, é claro, eventos maiores e menores, assim como momentos comuns. Com Enver, porém, as coisas mais comuns assumiram uma importância especial, assumiram um grande significado e se tornaram comoventes. O que se pode fazer, digamos, diante de um monumento? Ele pode fazer a saudação de punho cerrado, colocar um ramo de flores, homenagear ou fazer algo mais do gênero. Enquanto que com Enver suas emoções o levaram a ações originais em tais ocasiões.

Nunca esquecerei o momento em que, durante sua visita a Gjirokastër, ele colocou uma coroa de flores sobre o monumento aos combatentes em Mashkullorë. Não houve nada de cerimonial em suas ações, embora estar diante de um monumento em si tenha algo a ver com cerimônia. Como foram comoventes aqueles momentos!

Enver Hoxha estendeu a mão para tocar suavemente as cabeças dos combatentes, como se estivessem vivos, acariciou-os afetuosamente e lentamente levantou seu punho cerrado em saudação.

O mundo interior de Enver era um turbilhão de sentimentos e pensamentos. Ele vivia os acontecimentos com todo o seu ser, era otimista, rejubilava e se entusiasmava com as conquistas e vitórias, pois se irritava e se mostrava austero quando os interesses do socialismo eram perturbados.

Sua preocupação sempre foi a de melhorar as coisas. Ele não estava insatisfeito com o que a Albânia havia alcançado em quarenta anos de socialismo e liberdade. Pelo contrário, ele estava feliz com o progresso alcançado, e a aparência completamente transformada do país era agradável a seus olhos. Mas, embora sentindo satisfação pelo que havia sido feito, ele era um lutador implacável contra a autossatisfação. Sempre buscando, sempre em luta por soluções mais racionais, tudo para o povo e o socialismo: isso era Enver Hoxha.

Quando ocorria qualquer desastre, Enver ficava perturbado, sentia dor, não conseguia dormir. Foi pessoalmente visitar o povo de Dibër em suas casas em meados do inverno de 1967, quando o terremoto causou pesados danos e mortes naquele distrito.

Em abril de 1979, outro terremoto atingiu Shkodër, Lezhë e outras zonas do norte da Albânia, e muitas pessoas foram mortas ou feridas. Menos de cinco minutos haviam se passado desde que soubemos desta catástrofe quando ele me instruiu para ir imediatamente a Shkodër e outros lugares, para transmitir condolências em nome do partido e para assegurar-lhes que rapidamente, muito rapidamente, todas as medidas seriam tomadas para construir novas casas para os aflitos e restabelecer a vida normal. Quando cheguei de Shkodër, informei-lhe sobre tudo. Ele me escutou com atenção.

“Agora não devemos perder nenhum segundo” — disse ele — Devemos tomar medidas abrangentes, organizar uma grande ação envolvendo todos os distritos, para que tudo seja concluído dentro de cinco a seis meses. O inverno deve encontrar as pessoas com novas casas.”

Ficou claro que ele havia considerado este assunto em profundidade e pensado em cada detalhe da ação.

“Erramos com alguns novos assentamentos — disse ele — Portanto, os locais onde as novas vilas serão construídas devem ser escolhidas cuidadosamente, para que tenham água, abrigo do vento e do sol. Deve ser dada atenção especial à entrada de Bahçallëk, que fica na entrada de Shkodër. Os arquitetos devem pensar sobre isso e encontrar as melhores soluções possíveis”.

Eu estava consciente da necessidade urgente de empreender uma ação em escala nacional para superar as consequências do terremoto. Mas naqueles momentos em que o problema imediato era encontrar abrigo para dezenas de milhares de desabrigados, foi preciso uma mente como a de Enver, uma preocupação como a dele, para pensar também nos valores estéticos das novas casas.

“Todas as casas devem ser bem construídas, não devem ser simples abrigos — disse ele — As novas casas devem ter melhor aspecto e ser mais confortáveis do que aquelas danificadas pelo terremoto.”

Em outubro do mesmo ano, o camarada Enver, que participou da celebração organizada em Shkodër por ocasião da conclusão da ação para a liquidação das consequências do terremoto, ficou satisfeito com o que havia sido feito e parabenizou de coração os construtores das novas casas, que, apesar do pouco tempo, fizeram um belo e louvável trabalho.

Enver Hoxha era um homem de grandes energias intelectuais e físicas. Com sua habilidade como psicólogo, ele sabia como penetrar na alma das pessoas, libertá-las de qualquer tipo de timidez, sabia fazer com que criassem coragem para que todos expressassem suas opiniões. Ele repetiu, uma e outra vez, que para abrir o caminho às ideias racionais das pessoas, é preciso, antes de tudo, respeitar suas opiniões. Era seu costume, imediatamente após as reuniões que tinha com especialistas e quadros, sentar-se e anotar em papel impressões, considerações, ideias e recomendações.

A unidade de pensamento profundo com simplicidade de expressão é característica de todo o trabalho de Enver Hoxha. Esta é uma qualidade de grande importância, não só pelo fato de permitir que pessoas trabalhadoras de todas as categorias assimilem seu trabalho, não só porque reflete sua conhecida modéstia em todas as suas relações com as pessoas, mas também porque mostra claramente que sua erudição tinha uma base sólida. Ele nunca escreveu para mostrar cultura e erudição como um objetivo em si mesmo. Pelo contrário, ele pôs sua cultura de todos os lados a serviço do povo, a fim de resolver os problemas da sociedade.

Ele lidou competentemente com cada problema, cada assunto, em qualquer campo, embora não como um especialista restrito. Ele estudou incessantemente tanto a história quanto a filosofia, a economia e a tecnologia. Ele sempre foi informado sobre as últimas realizações em diferentes ciências. Cada bom livro novo o fazia feliz. Se ele tivesse participado de um concurso para o título Amigo dos Livros, certamente teria ficado em primeiro lugar.

Enver tinha uma grande paixão que, podemos dizer, o dominava: a leitura. Ele lia muitos tipos de literatura, de várias fontes, em diferentes idiomas. Ele lia sempre com uma mente crítica. Ele tinha a capacidade de determinar as conexões essenciais entre os diferentes itens de conhecimento que ele adquiriu. Seu conhecimento era profundo, não panorâmico e superficial. Ele usava terminologia especializada com parcimônia, e não como um objetivo em si mesmo, a fim de se fazer passar por um especialista na área em questão. Mesmo em seus últimos anos, quando a visão o perturbava muito, ele não desistia dos livros. Membros de sua família leram para ele pacientemente novos livros e ele o escutou com a maior atenção.

Em nossas reuniões abertas, tinha o hábito de nos falar sobre o que havia lido recentemente. Desta forma, ele não só nos informou sobre problemas particulares, mas também nos incentivou a ler. Hoje ele falava sobre história, amanhã sobre geologia; um dia sobre etnografia e outro dia sobre medicina antiga; algumas vezes sobre os Hussitas, outras vezes sobre a história da Bíblia ou do Islã; em uma ocasião sobre radioatividade, em outra sobre o nascimento de diferentes alfabetos; em uma reunião sobre o valor nutricional dos vegetais, ou a necessidade de estudos macroeconômicos, e em outra sobre problemas cambiais e monetários.

O método de estudo do camarada Enver Hoxha e sua paixão especial pela leitura são um grande e impelente exemplo para todo nosso povo. Estudo, conhecimento do progresso técnico e acompanhamento contínuo de diferentes eventos, de novos desenvolvimentos na ciência são requisitos permanentes sem os quais não podemos lidar com as tarefas às quais a construção socialista coloca. A filosofia e a ideologia marxista-leninista não podem avançar e explicar os processos revolucionários da época, se não acompanharem os novos desenvolvimentos, tanto no plano interno como no externo. Qualquer teoria que não se transforma, na verdade não acompanha o tempo, se torna impotente para responder aos problemas que surgem. A construção socialista e a defesa da pátria não podem ser asseguradas se os fenômenos que se manifestam não forem estudados e interpretados corretamente, se vários tipos de informação, conhecimento e cultura não forem constantemente enriquecidos.

Com seu trabalho revolucionário, com tudo o que fez pelo povo e pelo país, Enver Hoxha conquistou o amor e o respeito de todo o povo albanês, trabalhadores e camponeses, mulheres e jovens, intelectuais e militares. Este amor cresceu a partir da amizade nascida na luta pela grande causa do socialismo, este amor é a expressão de um sentimento puro criado no decorrer do trabalho, cheio de abnegação e sacrifício, para a construção de uma vida nova. Não é, e não pode ser, o produto de um culto da personalidade, como alegam difamadoresamente os inimigos da Albânia e do socialismo. Não, Enver Hoxha detestava a ideia de tal culto e nunca a fomentou. A opinião do povo e dos comunistas com Enver é uma expressão da gratidão que todo albanês sente pelo homem que dedicou toda a sua vida à felicidade e ao bem-estar de sua classe. Para cada albanês Enver Hoxha é um camarada e irmão, porque cada um deles vê sua vida, suas alegrias, seu presente e seu futuro intimamente ligados ao nome do partido e de seu grande fundador e líder.

Nossa estrada e a estrada do Enver são uma só e indivisível. Seguimos este caminho para não fazer honra ao seu nome, ou por razões sentimentais. Seguimos este caminho e continuaremos a fazê-lo, porque ele responde aos interesses do povo e ao desenvolvimento socialista do país, porque nos mostra como trabalhar melhor para a defesa da liberdade e independência da pátria, para a construção bem sucedida do socialismo e do futuro próspero do povo. Se o caminho que ele previu é o caminho testado e mais correto para nós hoje, esse é o mérito de Enver Hoxha.

As palavras e o pensamento do camarada Enver Hoxha e as diretrizes e programas que ele formulou representam a síntese do pensamento coletivo do partido. Em seus discursos e contribuições para a discussão ele simplesmente reafirmou ao nosso partido e ao povo suas próprias ideias, que haviam sido buscadas e expressas das formas mais democráticas e diretas e que ele reuniu de forma generalizada. A unidade de pensamento e ação do partido em torno de seu líder, o camarada Enver Hoxha, surgiu desta conexão permanente, que era parte de seu método de trabalho. Assim como o nosso povo e o partido ouviram atentamente o que ele tinha a dizer, entraram na ofensiva e em ação para colocá-la em prática, assim Enver também procurou persistentemente as ideias e opiniões de seus camaradas em reuniões de trabalho e em contatos do dia a dia.

Os comunistas, quadros e todo nosso povo devem aprender não somente com o trabalho teórico de Enver Hoxha, mas também com sua atividade prática como líder, e com sua vida e figura como homem. Eles devem aprender a amar o povo e viver com ele, a compreender e resolver seus problemas; devem aprender a amar e defender a pátria, a lutar por sua felicidade e progresso, e a salvaguardar e desenvolver constantemente o espírito revolucionário e internacionalista.

Todos nós devemos aprender a ser destemidos diante de qualquer dificuldade, da mesma forma que Enver Hoxha; encontrar nosso rumo correto e infalível em qualquer situação, como ele fez; organizar e orientar os assuntos com conhecimento e cultura, como ele fez; ser progressistas e lutar pelo novo sempre, como ele fez; ser inovadores, vigilantes e sempre na ofensiva contra os inimigos de classe. Nossos corações devem bater pela pátria e pelo comunismo ao longo de nossas vidas, como o fez Enver.


Jornal A Verdade
Inclusão: 10/08/2022