Nosso Enver


III. Primeiros Encontros


Após a fundação do Partido, a Guerra de Libertação Nacional do povo albanês estourou e se estendeu rapidamente. Em todos os lugares os comunistas surgiram na vanguarda como organizadores, propagandistas e combatentes. Muito rapidamente o povo se vinculou ao partido no qual viu a única força dirigente na luta pela libertação.

Com a expansão do movimento por todo o país, o nome de Enver Hoxha ficou conhecido como o líder do partido, o comissário político do exército e o lendário comandante dos bravos Partisans. O povo reconheceu a bravura e o patriotismo dos eventos em Pezë; reconheceu a histórica Conferência de 1942; reconheceu a luta dos Partisans de Myslim Peza; reconheceu Enver austero e resoluto ao esmagar a fração anti-partido em Vlorë; reconheceu e o admirou pela confiança e otimismo em Skrapar e Shpat, Mokër e Çermenikë; saudou-o em Vithkuq quando inauguramos a 1ª Brigada de combatentes; o conheceu em Labëria e em Tirana; o seguiu quande Enver liderou a heroica Guerra de Libertação Nacional do povo albanês com sabedoria e coragem únicas. Onde quer que os combatentes se desenvolvessem, lá, entre o povo e os partisans, estava Enver Hoxha.

No inverno de 1943-1944, os nazistas alemães e os traidores locais lançaram uma grande operação destinada a acabar com o movimento e destruir o exército partisan. Este foi o período mais difícil em nossa Guerra de Libertação Nacional. Em todo o país, em todas as regiões, de norte a sul, o inimigo lançou ofensivas aniquiladoras, mas encontrou a resistência heroica dos partisans e do povo.

Em condições excepcionalmente difíceis, os vários destacamentos partisans combateram os ataques inimigos, manobraram habilmente, especialmente no sul da Albânia e na zona de Pezë, mantiveram sua capacidade de luta e prontidão intactas. É claro que houve perdas, na verdade perdas muito pesadas, especialmente em alguns destacamentos partisans no centro e norte da Albânia. Por toda parte os inimigos mataram e massacraram pessoas desarmadas, homens e mulheres, queimaram e assolaram aldeias e zonas inteiras, de Tropojë a Gjirokastër de Pezë a Korçë, mas não conseguiram acabar com o movimento e liquidar os partisans. O partido, o Exército de Libertação Nacional, os Conselhos Nacionais de Libertação, todo o povo insurgente emergiu desta operação mais temperado e preparado para as futuras batalhas que levariam à completa libertação da pátria.

Na operação de inverno Enver Hoxha se viu no “olho do ciclone”. Os alemães e os Ballistas fizeram diversos esforços para liquidar a liderança da Guerra de Libertação Nacional, o comitê central do partido e o Estado-Maior Geral chefiado pelo camarada Enver, que naquela época, estava localizado na Albânia Central, em Labinot-Mal de Elbasan e na zona circundante. Entretanto, os inimigos não foram bem sucedidos. O povo protegeu corajosamente o Estado-Maior da Guerra. Com raro heroísmo e extraordinária habilidade, o camarada Enver Hoxha conseguiu romper cerco após cerco junto com seus camaradas, marchando da região central da Albânia para chegar sãos e salvos no sul do país.

Foi justamente nessa época, imediatamente após a operação de inverno inimiga, que conheci o camarada Enver e conversei com ele pela primeira vez. Isto ocorreu em março de 1944, na vila de Panarit, em Korçë, onde o primeiro curso teórico para quadros do partido estava sendo realizado. Desta vez fui apresentado a ele, apertei a sua mão, o vi como um líder e comandante partisan, mas também o conheci e o ouvi como um professor. E foi assim que ele permaneceu para mim até o final de sua vida... meu mais querido professor erudito.

Gostaria de enfatizar o fato de que o camarada Enver não atrasou nem mesmo um dia, mas assim que ele saiu do cerco inimigo e chegou à zona liberada, junto com outros grandes quadros de direção, ele se envolveu na organização e realização do curso em Panarit. Isto mostra a grande importância que ele e o partido deram à formação ideológica dos quadros, ao ensino da teoria marxista-leninista e à qualificação integral dos comunistas.

Antes de ir para Panarit eu estava em Skrapar. Naquela época, eu era secretário da organização da Juventude Comunista da região de Berat. O curso começou em 4 de março e terminou em 20 de março de 1944. Todos contamos 35 de nós, homens e mulheres, camaradas dos distritos de Gjirokastër, Vlorë e Berat e das 1ª, 4ª, 5ª e 6ª Brigadas. Foi lá que conheci e conheci os camaradas Adil Çarçani, Manush Myftiu, Haki Toska, Josif Pashko, Bilbil Klosi, Sadik Bocaj, Zihni Sako, e outros. Fomos alojados na escola do vilarejo, um prédio de um andar com duas salas de aula grandes e uma sala pequena que aparentemente servia como sala de professores. Em uma das salas de aula, fizemos nossas lições e estudamos, enquanto usávamos a outra sala junto a dos professores para dormir. Para comer fomos a um prédio próximo que provavelmente serviu como loja ou departamento.

Muito tempo depois, quando voltei a Vithkuq no verão de 1985, perguntei especialmente sobre esta escola de Panarit e a casa em que o Estado-Maior tinha ficado. Tive muita pena de descobrir que eles haviam sido queimados pelo inimigo, e agora só podem ser encontrados como modelos no museu da região.

Ficamos em Panarit por mais de duas semanas e muito rapidamente fizemos amizade com o povo. As crianças cuja escola nós tínhamos ocupado nos consideravam como seus camaradas, e nos trouxeram nozes e avelãs, que cresciam em abundância naquela região.

Os temas abordados no curso foram de grande interesse para todos nós que participamos dele. Entretanto, tanto pela importância de seu conteúdo, quanto pela beleza de sua expressão, o discurso que o camarada Enver proferiu no último dia do curso se destacou acima de todos os outros. Esta fala era um verdadeiro programa que indicava o curso que iríamos seguir. Abriu diante de nós novas perspectivas muito claras de vitória na guerra e a tomada do poder.

Naqueles anos, todas as nossas atenções e energias estavam concentradas no cumprimento de um dever sagrado: tínhamos que lutar por uma Albânia livre, por uma Albânia do povo. Intervimos com muitas palavras de ordem inflamadas sobre a necessidade de lutar contra os ocupantes estrangeiros e traidores locais, pela justiça social e igualdade, pelo socialismo, sonhamos com o futuro.

Mas para nós ainda não era muito claro realmente como seria a sociedade do futuro. Faltava-nos preparação ideológica, não tínhamos o conhecimento marxista-leninista necessário. No entanto, isto não diminuiu nosso entusiasmo e determinação na guerra, nem nossa confiança no futuro. Embora nos faltassem os professores que nos teriam apresentado a teoria do socialismo, tínhamos uma grande e inabalável convicção: tínhamos certeza de que alguém sabia como seria a Albânia no futuro e esse alguém era o partido, Enver Hoxha.

Nós entendemos isso ainda melhor em Panarit. O discurso do camarada Enver Hoxha esclareceu a nós uma visão de futuro, nos mostrou como seria a Nova Albânia. Aquele discurso foi publicado nos volumes das Obras Escolhidas do camarada Enver Hoxha, de acordo com as notas que tomei no Panarit, tudo o que nos foi ensinado no curso sobre estratégia e táticas revolucionárias, a ditadura do proletariado, a luta de classes, o partido, a questão camponesa, etc., foi concretizado. Quando ouvimos o camarada Enver falar do caminho que iríamos seguir e das tarefas que nos aguardavam, muitas ideias que pareciam teóricas e difíceis de entender durante nossos estudos assumiram a forma adequada ao terreno albanês e à nossa luta.

O discurso de Enver nos deu uma nova força e nos encheu de otimismo sobre o futuro. E não devemos esquecer que foi entregue em março, imediatamente após a Operação de Inverno, quando os inimigos estavam propagandeando alto que os partisans haviam sido exterminados e que o movimento havia chegado ao fim. Enquanto isso, em Panarit, Enver nos disse com plena convicção que a “perspectiva da tomada do poder é iminente” e que o “povo será senhor da Nova Albânia”.

Enver Hoxha propagou a linha do partido com ardor, paixão e com grande abnegação. Ele soube resumir a experiência adquirida e tirar lições de nossa luta, e teve uma visão precisa e clara de nossos pensamentos. Ao apresentar seu discurso — que ele não havia escrito —, ele falou devagar, em um tom confiante. Já naquele período turbulento, ele tinha a capacidade de deixar claras as situações nebulosas, que são mortalmente perigosas para um partido, especialmente em tempos de guerras e dificuldades.

As lições do curso em Panarit e o discurso e pensamentos do camarada Enver em particular, nos mostraram a importância primária de dominar a teoria revolucionária e ligá-la com a vida e a realidade concreta do país. Esta conclusão é válida até hoje para todos os comunistas, para todo o Partido e para nossa juventude. Devemos valorizar nossa teoria, a ciência marxista-leninista, não apenas para fazer exames, escrever artigos de propaganda, mas para que possamos lidar com nossa atividade concreta, nosso trabalho diário, por meio dos princípios teóricos e ensinamentos do marxismo-leninismo e evitar cometer erros na vida. O partido disse que precisamos do marxismo-leninismo não como um ornamento, mas como um guia para a ação. No pensamento do camarada Enver, que era um grande teórico, em nenhum lugar se pode encontrar teorização abstrata, mas sempre se encontra pensamento criativo, pensamento revolucionário inspirado nos ensinamentos do marxismo-leninismo.

No dia seguinte ao término do curso, todos nós, participantes, nos dispersamos para as funções para as quais tínhamos sido designados pelo comitê central do partido. Fui nomeado membro da Seção Política da recém-formada 7ª Brigada. Naturalmente, fiquei feliz em ser transferido para lá, mas minha alegria foi maior quando conheci o camarada Enver.

Foi-me dito para me apresentar na casa em que se encontrava o secretariado-geral. Eu fui, o próprio Enver me recebeu lá. Ele me perguntou sobre a situação entre a população civil nas zonas de Skrapar e Berat, sobre a posição do povo e dos partisans durante a Operação de Inverno, sobre o trabalho da juventude e do partido, e sobre os camaradas. Enquanto eu lhe dava as informações necessárias, a conversa parecia fluir facilmente e eu consegui controlar minhas emoções.

“De agora em diante — disse Enver, depois de me ouvir — você ainda trabalhará com a nossa juventude, embora não com a juventude civil, mas nas fileiras partisans.”

Depois ele me explicou a importância do trabalho com a juventude, a necessidade de sua organização, de sua educação política e cultural, da contínua elevação de seu espírito militante e determinação na guerra contra os ocupantes nazistas e traidores locais.

“Colabore com todos os camaradas — aconselhou-me ele — não apenas com os da seção política, especialmente com o vice-comissário da brigada, o camarada Adil Çarçani, responsável pelo trabalho do partido na brigada, mas também com outros quadros.”

Depois ele falou sobre o cuidado que devemos ter para explicar ao povo os objetivos de nossa guerra.

“Onde quer que você vá, em cada aldeia, reúna o povo, reúna a juventude e trabalhe com eles. As mulheres partisans devem se reunir com as mulheres civis para dialogar com elas. Explique a situação política a todos, conte-lhes sobre nossa guerra e sua perspectiva. Devemos fazer com que o povo esteja o mais próximo possível da guerra e odeie os ocupantes estrangeiros e os traidores locais, os Ballistas, os Zoguitas, etc. Sua brigada irá operar na zona ao redor da cidade de Berat. Sua tarefa é atacar incessantemente o inimigo com o objetivo de libertar a cidade e fortalecer o movimento e os Conselhos Nacionais de Libertação nas regiões ao seu redor.”

Finalmente, ele me instruiu a escrever ao comitê central de tempos em tempos, para mantê-lo informado sobre a situação na brigada e nas zonas por onde ela passaria. “Isto tem uma importância especial — sublinhou ele — porque o comitê central e o estado-maior geral não podem liderar e dirigir a guerra não sabendo como estão as unidades partisans, sem informações reais e concretas do partido e dos diversos destacamentos do exército”. Dito isto, nos abraçamos, apertamos as mãos e fui embora.

Esta reunião e os conselhos que o camarada Enver me deu estão permanentemente frescos em minha memória. Naquela época, eu era bastante jovem, mas ansioso para aprender. É por isso que durante toda a reunião escutei atentamente para absorver cada palavra que o nosso líder dizia, considerando-a um bem valioso que me ajudaria em todo o meu trabalho. Emoções? Eu não consigo descrevê-las.

Após este encontro, meu diálogo com o camarada Enver tornou-se cada vez mais frequente, tornando-se diário mais tarde, quando por mais de duas décadas trabalhei ao seu lado no Secretariado do Comitê Central do partido. Para mim este diálogo foi uma grande escola na qual aprendi a trabalhar e lutar melhor pelo povo e pelo partido, uma escola onde fui formado como comunista e como um quadro. Na escola de Enver Hoxha eu pude dominar a ideologia do partido e sua política científica. Os conselhos e orientações de Enver exerceram uma influência direta para me dar um melhor e mais profundo conhecimento dos assuntos do presente e do futuro.

De Panarit parti para Skrapar para fazer contato com a brigada. Encontrei-a no vilarejo de Therepel. Lá conheci o pessoal da brigada e os camaradas da seção política, aos quais transmiti as instruções do camarada Enver. Depois disso, fui aos vários batalhões da brigada, encontrei-me com quadros e partisans, a juventude, homens e mulheres, alguns dos quais eu estava conhecendo pela primeira vez.

Além dos partisans que formavam o “batalhão de juventude” de Berat e Skrapar, a maioria dos quais eu já conhecia, havia muitos partisans das regiões de Korçë e Gjirokastër nas fileiras da brigada.

Não vou me deter sobre o trabalho e as ações militares da brigada. Entretanto, gostaria de demonstrar com que atenção e operatividade o camarada Enver acompanhou a ação das diversas unidades partisans, junto com a vida das organizações partidárias e da juventude durante a guerra. Com este fim, mencionarei dois episódios.

Na segunda quinzena de maio de 1944, numerosas forças alemãs deixaram a cidade de Berat e partiram em direção à estrada motorizada que leva a Përmet. Imediatamente eles foram atacados pelos partisans de nossa brigada. Os combates foram especialmente ferozes na zona de Paraspuar e em Qafë-Shkoza. Os combates duraram vários dias. Cada noite os alemães se retiravam para a cidade, mas retomavam o ataque no dia seguinte com maiores forças.

Em um desses dias, o camarada Adil e eu telefonamos para o camarada Enver e lhe relatamos a situação crítica que estava sendo criada. Dissemos a ele que tínhamos sofrido muitas baixas. Ele ouviu atentamente nosso relatório e depois disse:

“Sua brigada não deve recuar um passo, independentemente das perdas que você venha a sofrer. Os alemães não devem passar por você. Vocês sabem da importância da reunião que vamos realizar”. Ele estava se referindo ao Congresso de Përmet que deveria ser realizado naqueles dias. E de fato, nossa delegação, incluindo o comandante e o comissário da brigada, tinha partido para Përmet.

Naturalmente, tomamos as medidas necessárias para garantir que a ordem que ele nos deu fosse cumprida sem muitas perdas. O camarada Enver, também, havia considerado a situação. No dia seguinte, a 12ª Brigada que acabara de ser formada em Këlcyrë de Përmet foi enviada na direção de Paraspuar em reforço à 7ª Brigada. Apesar dos esforços que fizeram e dos veículos blindados que utilizaram, os alemães não conseguiram passar. O Congresso de Përmet conduziu seus procedimentos com sucesso, porque o Estado-Maior e Enver Hoxha haviam pensado pessoalmente em como protegê-lo e haviam encarregado nossa brigada e a 12ª desta tarefa. A 5ª, 6ª e 8ª brigadas, assim como outras forças partisans, foram encarregadas de tarefas especiais para a defesa da cidade de Përmet, em particular.

Não raro, ao ler lembranças ou artigos sobre a guerra, especialmente quando se trata de uma determinada brigada ou ação militar importante, parece que nossa guerra foi travada de forma fragmentada, de acordo com o desejo e a iniciativa deste ou daquele pessoal ou destacamento partisan. Sem dúvida, na guerra, como em qualquer outro campo, a iniciativa de um comandante ou de um destacamento desempenha um papel importante. E houve muitas ações com iniciativa individual durante a Guerra de Libertação Nacional. Mas nossa guerra foi uma guerra organizada, uma guerra bem pensada, liderada pelo Estado-Maior com base em um plano de operações estudado. Cada brigada operava em uma determinada zona e se movia apenas sob ordens do Estado-Maior. Cada grande operação militar que exigia a ação combinada de várias brigadas e destacamentos era guiada pelo Estado-Maior General. Assim, a 1ª Divisão e outras brigadas partidárias marcharam em direção ao norte sob as ordens do Comandante-em-Chefe do Exército de Libertação Nacional, o camarada Enver Hoxha, com base num plano cuidadosamente considerado do ponto de vista político, tático e estratégico. Da mesma forma, a heroica batalha pela libertação de Tirana foi travada de acordo com um plano detalhado elaborado por ele. Esta operação, uma das mais importantes de nossa guerra, incluiu uma série de batalhas e medidas concretas. Para realizá-la, foram travadas batalhas a partir da fronteira greco-albanesa, na zona de Korçë, ao longo da rota de retirada das forças alemãs, em Elbasan, em Qafë-Kërrabë e Mushqeta, para terminar com os feitos heroicos dos partisans nas ruas de nossa capital.

O golpe final que foi dado aos ocupantes nazistas e às forças da reação local, os Ballistas, os Zoguitas e outros colaboracionistas, um golpe que também abalou os planos anglo-americanos e levou à completa libertação da Albânia e ao estabelecimento do poder popular, não foi uma ação isolada desta ou daquela formação partisan. Foi a realização do plano estratégico do partido, a coroação com sucesso de nossa guerra que o Comandante-Chefe, o camarada Enver Hoxha, guiou com uma mão firme.

Outro episódio que mostra o envolvimento pessoal próximo do camarada Enver na condução da guerra tem a ver com minha primeira troca de cartas com ele. Em abril e novamente em junho de 1944, logo após a segunda operação inimiga, conhecida como a Operação Junho, enviei dois relatórios ao Comitê Central do partido. Nesses relatórios enviei informações sobre o trabalho da juventude comunista na brigada, sobre o aumento de suas fileiras, sua posição moral-política e, especialmente, a coragem e persistência que demonstrou no combate ao inimigo, o trabalho de formação política feito com ela, etc., porém, eu também tinha notado certas posições incorretas de algum quadro dirigente da brigada em suas relações com o povo ou em seu comportamento com os partisans. Havia manifestações de grandes manobras e sectarismos que prejudicavam os laços do partido com as massas. Em ambos os relatórios, ao informar o Comitê Central sobre estes e alguns outros assuntos relacionados com o trabalho com os camponeses, eu também expresso alguma opinião ou avaliação pessoal sobre eles.

Nunca me passou pela cabeça que o camarada Enver, pessoalmente, lesse esses relatórios. Mas embora ocupado com as principais tarefas de preparação e realização do Congresso de Përmet e, posteriormente, com a orientação das forças partidárias para superar a Operação Junho, ele não só as leu, mas encontrou tempo para me enviar uma longa resposta cheia de instruções. Aquela carta que começou tão simples e calorosamente, com as palavras “Caro camarada”, causou uma profunda impressão em mim.

Tal era Enver! Anos mais tarde, quando o conheci mais de perto, percebi a grande importância que ele dava a conhecer a situação da atividade do partido, ou o desenvolvimento da economia e da cultura, as opiniões dos quadros e dos trabalhadores e camponeses comuns. Era seu hábito ler cuidadosamente cada relatório ou carta que recebia, ouvir atentamente tudo o que lhe era dito, tirar conclusões de uma conversa ou notícia comum, dar assistência e conselhos a qualquer camarada que o procurasse.

A carta que o camarada Enver me enviou é conhecida, pois foi publicada no segundo volume de suas Obras Escolhidas. No entanto, aqui me lembrarei da preocupação especial que ele demonstrou pela organização e educação dos jovens. Ele tinha uma alta avaliação do papel da juventude, portanto exigiu que “todos os membros do Partido deveriam estar interessados em trabalhar com este importante setor”.

O camarada Enver disse que “a juventude é o futuro da pátria”. Este não é uma palavra de ordem, mas uma diretriz constante para nosso partido. Tive a oportunidade de experimentar seu interesse pela juventude diretamente e em todas as etapas da revolução e da construção socialista. Retornarei a esta questão mais tarde. Mas aqui quero enfatizar sem o mínimo exagero que este cuidado e trabalho para a educação das crianças, jovens pioneiros e adolescentes não foram apenas uma preocupação especial de Enver, mas também sua “fraqueza”.

Ainda hoje quando você lê a carta do camarada Enver, é evidente a importância que ele deu aos vínculos com o povo e ao trabalho de convencimento do partido. As massas, os trabalhadores devem ser convencidos, devem estar familiarizados com a linha do partido. Desta forma, eles lutarão para aplicá-la e defendê-la. Este leitmotiv permeia todo o seu pensamento. Enver era um severo inimigo da arrogância e das atitudes sectárias em relação ao povo, assim como era inconciliável com o oportunismo e o liberalismo.

Em meu segundo relatório informei ao Comitê Central que Gjin Marku, então comandante da 7ª Brigada, e alguns outros quadros trataram duramente os partisans e o povo. No caso, alguns jovens partisans recém recrutados, que por uma razão ou outra haviam deixado a brigada durante a Operação Junho e voltado mais tarde. Marku chegou ao ponto de propor que medidas extremas deveriam ser tomadas contra eles e suas famílias.

O camarada Enver me escreveu:

“Em relação a Gjin Marku e aos assuntos que você levanta em sua carta, ele está errado. Em nenhum caso as medidas que ele propõe devem ser tomadas. Não podem ser tomadas medidas contra um partisan que está no exército há apenas dois meses, que nunca participou de nenhuma reunião ou ouviu nenhuma orientação de seus dirigentes sobre a oportunidade de voltar para casa. Não deve ser feito nada contra eles, menos ainda com seus pais. Medidas rígidas devem ser tomadas contra um partisan experiente que deserta, mas somente contra ele e não contra seus pais ou família.”

Mas isso não era tudo. A partir das informações sobre o comportamento de Gjin ele tirou valiosas conclusões para a orientação de todo o partido.

“Devemos nos proteger contra aquelas opiniões sem nenhuma reflexão, não devemos permitir, de forma alguma, o desenvolvimento do oportunismo nas fileiras dirigentes”, instruiu ele. Enver prosseguiu: “o respeito do partisan por seu comandante deve vir não em ameaças e insultos, mas no bom comportamento e na capacidade do líder.”

Para mim, a carta de Enver foi uma fonte não só de satisfação, mas também de encorajamento especial. Ela me deu apoio e me impulsionou a trabalhar com maior entusiasmo. Ela me deu uma melhor compreensão do escopo do trabalho do partido, da atenção ao comunista para não se limitar a um círculo restrito de problemas ou restringir suas atividades apenas ao desempenho da tarefa pela qual ele tem responsabilidade direta. O comunista deve ser ativo e militante a qualquer momento e sobre tudo o que está ligado aos interesses do partido e do povo. O camarada Enver me aconselhou: “não esqueça que todas essas coisas devem ser feitas pelo método do convencimento e com muita paciência, indo ao ataque uma e outra vez até que as falhas dos camaradas sejam eliminadas”. E então ele acrescentou: “não se limite a observar os problemas, mas envolva-se diretamente nestas questões, pense bem e com cabeça fria, tome decisões corretas e tente torná-las compreensíveis e aceitáveis para os camaradas”.

Estes conselhos, estas lições, foram valiosas na época na luta pela Nova Albânia, mas hoje também são altamente instrutivas para mim e para todo dirigente e quadro da juventude que quer servir na construção socialista e na defesa do nosso país, com toda sua força e da melhor forma possível.

Assim, a partir desta carta e depois, durante décadas a fio, ao discutir e trocar opiniões sobre questões do partido e do desenvolvimento do país, comecei a aprender na escola do partido e do camarada Enver Hoxha, nesta grande escola da teoria e da prática da revolução.

O 1º Congresso da União da Juventude Albanesa Antifascista (AAYU) foi realizado em agosto de 1944. Este evento desempenhou um papel muito importante no movimento da juventude albanesa. Voltarei novamente a este grande evento, mas primeiro quero falar brevemente sobre as impressões que tive de meu encontro com o camarada Enver após o Congresso.

Um dia após o Congresso da AAYU, na aldeia de Helmës em Skrapar, onde estava localizado o Estado-Maior Geral do Exército de Libertação Nacional, foi realizada uma reunião do Comitê Central da Juventude Comunista. O camarada Enver Hoxha, Secretário-Geral do Partido Comunista da Albânia, esteve presente a esta reunião que analisou as tarefas enfrentadas pela organização da Juventude Comunista em relação a implementação das decisões do 1º Congresso da AAYU e a maior mobilização da juventude na guerra pela libertação da pátria. Assim, tive a oportunidade de falar diretamente com ele novamente.

Nós conversamos antes da reunião. Ele me pediu minhas impressões sobre o congresso da juventude, depois me perguntou sobre a situação na 7ª Brigada após a Operação Junho, perguntou sobre seus quadros e depois me informou que eu havia sido nomeado para trabalhar na seção política da 2ª Divisão, que havia sido formada naqueles dias e estava localizada no norte da Albânia. Ele me explicou a grande importância política que o envio de forças partidárias para o Norte tinha. Como é sabido, por várias razões, o Movimento de Libertação Nacional nos distritos do norte não havia assumido as mesmas proporções, ou se desenvolvido tão rapidamente quanto no sul do país.

“O envio das divisões do Exército de Libertação Nacional para lá será de grande ajuda para as organizações partidárias nas regiões do norte, para a mobilização e engajamento das massas na guerra. Os resultados já são evidentes, as 17ª, 18ª, 22ª e 23ª Brigadas já foram ou estão próximas de serem criadas”, disse o camarada Enver

As prospecções do camarada Enver Hoxha sobre a situação no norte foram caracterizadas por uma crença inabalável no patriotismo do povo dessas regiões, que, apesar da grande influência de elementos reacionários, estavam intimamente ligados ao partido e ao Movimento de Libertação Nacional. Em Shkodër e Tropojë o trabalho do partido nunca parou e o fuzil partisan nunca foi silenciado; o povo de Dibër, Kukës, Mat, etc., demonstraram seu espírito de luta e grande patriotismo.

“O envio das divisões para o norte tem como objetivo o desmantelamento dos planos dos inimigos da liberdade e do futuro da Nova Albânia”, apontou ele.

Tanto as forças reacionárias externas, especialmente os britânicos e os americanos, quanto as internas, os Ballistas e os Zoguistas, tinham como objetivo manter o norte como sua zona de influência e estabelecer uma administração que se opusesse ao nosso governo popular eleito pelo Congresso de Përmet. Se não conseguissem com que isso fosse estabelecido como único governo do país, tentariam impor um compromisso, a formação de um “governo de unidade nacional”, que surgiria junto com o Movimento de Libertação Nacional que, segundo eles, teria apenas o sul, e da reação que, supostamente, teria o norte. Assim calculou o campo reacionário inimigo.

Todos os inimigos da Albânia foram postos em movimento para implementar esse plano. Os Ballistas e os Zoguistas, os Bayraktar britânicos e americanos, os reacionários de todas as bandeiras colaboraram entre si abertamente. Até mesmo os nazistas alemães, que viam o fim se aproximando, estavam cientes desses planos, assim, os encorajaram e até mesmo colaboraram ao máximo para sua realização.

Os inimigos estavam trabalhando, mas o povo não estava dormindo. Eles estavam lutando e tinham homens sábios e clarividentes, como Enver Hoxha, que liam os planos da reação e tomavam as decisões necessárias para garantir a vitória do povo em sua guerra, para derrotar os planos do inimigo.

“Portanto, diante destas circunstâncias complicadas”, concluiu o camarada Enver, “você deve fortalecer o trabalho do partido e da juventude não apenas no Exército de Libertação Nacional, mas também entre o povo, com o qual você deve trabalhar incansavelmente para popularizar a guerra e expor os objetivos e a propaganda do inimigo”.

Também na reunião do Comitê Central da Juventude Comunista, o camarada Enver falou sobre as numerosas tarefas que tínhamos pela frente. O que me impressionou particularmente lá, como havia feito em março em Panarit, foi sua capacidade de pensar muito à frente. Ele falou sobre as tarefas imediatas, sobre a necessidade de mobilizar a juventude na guerra para a completa libertação da pátria. Mas ele também falou sobre a reconstrução do país, sobre a mobilização dos jovens no trabalho, como apoiadores ativos do poder popular. O camarada Enver resumiu suas ideias em uma frase:

“Pelo poder do Estado e pelo Exército! este deve ser o lema da Juventude Comunista de hoje”.

Foi decidido que nós, membros do Comitê Central da Juventude Comunista que haviam sido eleitos ao mesmo tempo para a Secretaria da AAYU, deveríamos ir imediatamente para as zonas de base e para as unidades partidárias. Além do meu trabalho com os jovens da 2ª Divisão, que incluía as 6ª, 7ª e 22ª Brigadas, eu também seria responsável por ajudar a juventude civil nas regiões de Mirditë, Pukë e Shkodër, onde as forças da nossa divisão estavam operando.

Junto com a camarada Nexhmije Xhuglini (Hoxha) e dois outros membros do Comitê Central da Juventude, parti de Helmës em direção ao norte. Viajamos pelo Rio Tomorrica, para Gramsh, para Gjinar de Shpat, para Polis, e depois de cruzar o rio Shkumbin, subimos até a aldeia de Labinot-Fushë. Lá, encontramos os partisans da 6ª Brigada de Ataque e os camaradas da 2ª Divisão. Fiquei com os partisans da 6ª Brigada, enquanto a camarada Nexhmije prosseguiu para o vilarejo de Shënmeri, em Tirana, onde ela deveria fazer contato com o Estado-Maior do 1º Corpo do Exército e mais tarde seguir para Peshkopi. Deveríamos nos encontrar novamente em Priska, Tirana, onde seria realizada a Conferência Regional da Juventude do centro e norte da Albânia, em 2 de outubro de 1944.

Nesta reunião, conheci o camarada Hysni Kapo, que naquela época era comissário político do 1º Corpo do Exército. Ele fez uma saudação à Conferência em nome do Comitê Central do partido. A partir desta primeira reunião foram estabelecidas entre nós relações muito amistosas e companheiras. Hysni conquistou meu respeito e admiração com a atenção e cuidado que demonstrou pelos camaradas, com seu comportamento e sabedoria característica, e com sua modéstia. Ficamos juntos por um período muito curto, mas para mim parecia que já nos conhecíamos há muito tempo. Assim, nasceu aquela estreita amizade e sincera camaradagem entre nós que nunca se abalou em nenhuma situação, aquela colaboração comunista que, desde o nosso primeiro encontro, cresceu e se estendeu durante trinta e cinco anos de nosso trabalho conjunto e luta pela causa do povo e do partido, sempre ao lado de nosso grande mestre, Enver Hoxha.

Da Conferência em Priska, eu tenho outra lembrança muito querida e inesquecível. Foi lá que vi minha companheira, Semiramis Xhuvani, pela primeira vez. Ela tinha vindo para Priska como uma jovem militante de Elbasan. Enquanto escrevo estas notas, posso vê-la novamente em minha mente, como ela era naqueles dias: seu cabelo em tranças, mas não muito comprido, vivo, delicado e meigo.

Mais tarde, após a libertação do país, nos conhecemos melhor e nos casamos. Escrevo estas linhas com nostalgia, pois relembro da pessoa que me é a mais querida, com quem vivi as maiores alegrias de minha vida pessoal nos anos mais felizes. Escrevo com saudades, pois lembro de como a companheira da minha vida era uma excelente comunista. Juntos compartilhamos o bom e o mau, juntos trabalhamos e lutamos pela causa do partido, juntos criamos e educamos nossos filhos que agora se tornaram meus camaradas e co-combatentes. Mas escrevo estas linhas também com um pesado fardo de profundo luto, porque perdi Semiramis tão cedo, a perdi em um momento em que precisava dela, de sua amizade e de seu amor, mais do que nunca... peço ao leitor que me perdoe por este parêntese de caráter estritamente pessoal.

A reunião de Priska terminou. Parti para Mat, onde estavam localizadas as forças da divisão. De lá, fomos para Lurë-Dejë e depois entramos em Mirditë. Depois que aquela região foi completamente liberada, nos mudamos para Pukë e de lá marchamos em direção a Shkodër. A 6ª Brigada cruzou o Rio Drin e, passando por Lekbibaj e Dukagjin, chegamos à zona norte de Shkodër. Shkodër foi liberada em 29 de novembro de 1944 e assim toda a Albânia foi liberada dos exércitos estrangeiros.

Com a libertação de Shkodër, a heroica Guerra de Libertação Nacional foi coroada com vitória completa; o derramamento de sangue, os inúmeros sacrifícios do povo e o heroísmo dos partisans foram recompensados e a linha consistente de nosso Partido Comunista, o organizador e líder do Movimento de Libertação Nacional do povo albanês triunfou.

O papel de Enver Hoxha na realização desta vitória histórica foi decisivo. Desde sua fundação, o Partido escolheu o camarada Enver como seu dirigente. No calor da guerra, ele ganhou a confiança e o apoio total de todo o povo, que viu em Enver um líder excepcional que respondeu a suas aspirações. E o povo e o partido não estavam enganados: Enver Hoxha os guiou sabiamente e os conduziu de vitória em vitória. Ele colocou toda sua atividade revolucionária a serviço da libertação do país e, mais tarde, da construção socialista, a serviço da felicidade das massas e do progresso da Albânia.

Um verdadeiro marxista-leninista e um grande estrategista, Enver Hoxha chegou à conclusão histórica de que o povo não poderia triunfar, que a liberdade não poderia ser assegurada sem a criação da força política organizada e da força militar do movimento. E consequentemente, se pela primeira vez na história, nosso povo alcançou uma unidade militante, que até hoje constitui um dos fatores básicos da mobilização de todas as energias das massas trabalhadoras, isto se deve ao trabalho persistente de Enver Hoxha, que, como verdadeiro ardente patriota comunista, lutou com todas as suas forças pela criação da Frente de Libertação Nacional, a grande organização que uniu todos os albaneses aos quais a liberdade e a independência do país eram aspiradas.

Enver Hoxha foi o organizador do Exército de Libertação Nacional. Como Comissário Político e Comandante-em-Chefe, ele nos liderou em todas as batalhas decisivas. Embora nossa guerra tenha começado como uma guerra partisan, graças à liderança correta do partido, a estratégia e táticas científicas elaboradas pelo Estado-Maior General e pelo camarada Enver Hoxha, muito rapidamente ela se transformou em uma guerra organizada com um exército regular e disciplinado, que operou de acordo com um plano bem pensado e unificado. Como resultado, nossa guerra foi travada corretamente, as operações militares terminaram com sucesso, e nosso povo libertou o país dos nazistas-fascistas e traidores com suas próprias forças.

Conclamamos e diremos novamente que a Guerra de Libertação Nacional é nossa maior guerra, embora nosso povo tenha travado muitas guerras, derramado torrentes de sangue e sofrido devastações e dificuldades incalculáveis. Mas a Guerra de Libertação Nacional, liderada pelo partido com Enver Hoxha à frente, é grande não só por causa de suas dimensões, mas também por causa das ideias que a inspiraram e, sobretudo, por seus resultados.

Desde o início, Enver Hoxha deixou claro ao Partido e às massas trabalhadoras que seus sofrimentos e infortúnios não vinham apenas dos estrangeiros, dos ocupantes fascistas, mas também das classes exploradoras, que tinham governado a Albânia até aquele momento e sempre colaboraram com os estrangeiros e se submeteram a eles. Sem lutar simultaneamente e com igual determinação contra essas duas forças hostis, a verdadeira liberdade não poderia ser alcançada, a independência nacional não poderia ser realizada e as aspirações sociais das massas nunca poderiam ser satisfeitas. Nossa Guerra de Libertação Nacional triunfou porque o povo, com o partido à frente, lutou consistentemente em ambas as frentes, contra os ocupantes estrangeiros e contra os traidores locais, porque a linha do partido era clara e superou qualquer tentativa de desvio sectário ou oportunista.

Na Albânia, a guerra pela libertação nacional se transformou em uma ampla revolução popular. Esta grande ideia criativa e revolucionária, que o camarada Enver Hoxha tornou a pedra angular da linha do partido e o Programa da Guerra de Libertação Nacional, levou não apenas a garantir a verdadeira liberdade nacional e a completa independência da pátria, mas, acima de tudo, ao estabelecimento do poder popular, e tornou o povo dono de seu destino.

No dia da libertação de Shkodër, 29 de novembro de 1944, entrei na cidade junto com as forças partisans. Minha alegria era dupla: tínhamos vencido a guerra e precisamente no dia da Libertação da Pátria me encontrei na cidade em que nasci.

Eu havia deixado Shkodër quando eu tinha oito anos de idade. Assim, eu tinha crescido em Tirana, onde fiz meus estudos primários e secundários, militei nas fileiras da juventude comunista, e fui admitido no partido. Na primavera de 1943, fui enviado para trabalhar com os jovens da região de Berat e mais tarde para as fileiras partidárias em Skrapar. No entanto, em meu coração retive o amor pela minha terra natal, lembranças de meus companheiros de infância, conhecidos e amigos, e até mesmo das ruas e vielas da cidade. O tempo que havia passado havia aumentado meu desejo de vê-los.

Nós, partisans, juntamente com o povo de Shkodër, celebramos o primeiro dia de liberdade com uma alegria indescritível. Cada lar em Shkodër havia aberto suas portas para os partisans. A festança na cidade não tinha fim. As danças e as canções continuavam dia e noite.

Fiz contato com os camaradas do comitê regional da juventude comunista de Shkodër, e discutimos as tarefas que enfrentamos naquele momento, a necessidade de reorganização dos grupos ativos da juventude comunista e a mobilização de toda a juventude para a reconstrução do país, etc.

Mas, embora eu tivesse iniciado este trabalho, apenas dois dias após a vitória, em 2 de dezembro, no quartel general do 3º Corpo do Exército ao qual nossa divisão estava ligada, eles me notificaram que eu deveria partir para Tirana onde eu deveria me reportar imediatamente no quartel general. “Imediatamente” foi relativo, pois naquele momento tivemos que viajar a pé, já que todas as pontes entre Shkodër e Tirana haviam sido explodidas pelos alemães. Levamos três dias para chegar lá. Falo no plural porque éramos um grupo de 20-25 partisans de vários desprendimentos que viajavam juntos.

Em algum lugar nas proximidades de Bushat, durante uma breve pausa, um partisan mais maduro nos disse: “Escutem, camaradas, durante toda a guerra que travamos, atuamos sob a orientação de comandantes e comissários. Então, por que estamos viajando como um bando desorganizado de bandidos? Suponhamos que nos deparemos com um grupo de saqueadores, o que vamos fazer, quem nos conduzirá? Então, escute-me: a partir deste momento serei seu comandante, enquanto o comissário...” — ele fez uma pausa por um momento, enquanto olhava para todos nós e ao final apontou para mim e disse: “será este jovem”.

Ninguém tinha nenhuma objeção. O partisan que se nomeou comandante foi o camarada Riza Veipi, até então vice comandante da 6ª Brigada de Assalto. Foi a primeira vez que nos encontramos. Quando ele me nomeou comissário, nem ele nem eu sabíamos então que, de fato, o partido tinha me incumbido de tal tarefa. Soube disso quando cheguei em Tirana.

A capital do nosso país, que havia sido liberada cerca de três semanas antes, estava repleta de vida, as pessoas pareciam felizes e entusiasmadas. A atmosfera de liberdade podia ser sentida em cada passo, em cada conversa, em cada reunião. Assim que cheguei, fui direto para casa, onde minha mãe, meu irmão e minhas irmãs me receberam de braços abertos. Depois conheci meus antigos e novos camaradas, meus amigos de infância, aqueles com quem eu havia crescido e ido à escola, assim como aqueles que eu havia encontrado nas montanhas durante a guerra. Encontrei-os nos escritórios da Secretaria da AAYU, da qual eu também havia sido eleito membro no Congresso de Helmës.

No dia seguinte à minha chegada em Tirana, eu me apresentei ao Quartel-General, como ordenado. Lá eles me informaram que no dia seguinte eu deveria me encontrar com o Comandante-em-Chefe do Exército de Libertação Nacional, o camarada Enver Hoxha. Assim, uma alegria indescritível me aguardava. Naquela noite eu mal dormi, em parte de alegria, em parte de imaginar o que o camarada Enver Hoxha iria me dizer naquela reunião.

No momento designado me apresentei nos escritórios do Ministro-chefe, que se encontravam no prédio hoje ocupado pelo Ministério da Indústria e Minas. Lá me encontrei o camarada Enver. Não o via desde agosto de 1944, na época em que foi realizado o Congresso da AAYU. Ele me recebeu cordialmente com aquele sorriso característico dele, que imediatamente me colocou à vontade, e me abraçou. Ele perguntou sobre os camaradas, os partisans, a libertação de Shkodër, o povo, minhas impressões da vida na divisão, o trabalho dos jovens, etc., tentei responder suas perguntas brevemente, o melhor que pude.

Em seguida, o camarada Enver falou sobre o grande trabalho que nos esperava em conexão com a reconstrução do país devastado pela guerra, a organização do aparato estatal, a restauração da economia, o desenvolvimento da educação, etc.

“Mas”, ele se voltou para mim de repente, “você vai continuar a guerra!” —E, sem me deixar tempo para imaginar como eu iria continuar esta guerra que havia terminado, ele acrescentou: “o partido o nomeou para comissário político da 5ª Divisão, que agora está em Kosovo”.

Para mim, isto foi bastante inesperado. Durante toda a guerra, eu tinha trabalhado como um quadro da juventude. Portanto, a tarefa de comissário político da divisão, que era uma tarefa de grande responsabilidade, quase me assustou, tanto por causa da minha falta de experiência como por causa da minha idade naquela época.

Aparentemente, o camarada Enver adivinhou meu estado de espírito, embora eu estivesse sem palavras, não disse bom ou mau, sim ou não. Ele acrescentou: “o partido está confiante de que você irá desempenhar bem esta tarefa. As brigadas que compõem a 5ª Divisão, a 3ª e 25ª, têm quadros capazes. Confie nos camaradas e trabalhe com eles para garantir que as organizações do partido e da juventude, os comandos e o pessoal cumpram com honra a grande missão que lhes foi confiada”.

Depois disso, o camarada Enver me explicou a importância da decisão do partido de ajudar na libertação dos povos da Iugoslávia também.

“A decisão de enviar duas divisões do Exército de Libertação Nacional para perseguir o exército alemão na Iugoslávia tem uma importância política especial. Desta forma, ajudaremos os povos iugoslavos fraternalmente em sua heroica luta pela libertação nacional. Por outro lado, com este ato, nosso povo mostra que é consistente em sua guerra antifascista e que nunca a cessará até que a máquina militar hitlerista seja finalmente destruída”.

A esta altura eu já tinha me recomposto e estava ouvindo atentamente as instruções do comandante. Elas constituíam o programa político e militar enquanto prosseguíssemos a luta armada para além das fronteiras do nosso país.

“Atualmente, a 5ª Divisão está em Kosovo e, após a libertação dessa zona, vocês continuarão a guerra naquelas direções que serão decididas em cooperação com o comando das forças iugoslavas. Em Kosovo você deve manter contato com os camaradas de Kosmet e prestar atenção nas relações com o povo, nossos irmãos de um só sangue. Como você sabe, em Kosovo, no passado, houve uma opressão e exploração nacional muito severa por parte da burguesia sérvia. Isto criou desconfiança entre albaneses e sérvios que a reação, tanto do Balli Kombëtar como dos Četnik, explorou contra o Movimento de Libertação Nacional. É preciso colaborar com os camaradas de Kosovo e os do Movimento de Libertação Nacional Iugoslava, para que a situação em Kosovo se desenvolva normalmente e nossos irmãos entendam que, nas condições do poder popular que está sendo criado como resultado da vitória sobre o fascismo, eles ganharão todos os direitos que lhes foram negados no passado”.

Enver Hoxha era um verdadeiro marxista-leninista. Ao ordenar às divisões do Exército de Libertação Nacional da Albânia que continuassem a guerra na Iugoslávia, ele expressou em atos os sentimentos internacionalistas de nosso partido. Independentemente do fato de a Albânia ter sido liberada, ele considerava a guerra antifascista como ainda não terminada, percebendo-a como uma causa comum dos povos. Assim, nossa ajuda para a libertação dos povos da Iugoslávia do fascismo, nossa colaboração com as forças partidárias iugoslavas, respondeu aos nossos ideais antifascistas e ao espírito de amizade com os povos vizinhos.

Da mesma forma, ele também julgou a questão de Kosovo, como um comunista de princípios. Não havia nenhum tom de nacionalismo em suas instruções. Mas certamente, ele tinha um profundo afeto por nossos irmãos de Kosovo e um profundo desejo de que, através de sua guerra contra o fascismo, eles ganhassem sua liberdade e realizassem suas aspirações para a eliminação de qualquer tipo de opressão nacional e exploração social.

As forças partidárias do Exército Albanês de Libertação Nacional lutaram por quase seis meses fora das fronteiras de nosso estado. Como é sabido, a 3ª e a 5ª Brigadas haviam atravessado para Kosovo em outubro de 1944 e, em colaboração com as forças partidárias locais, haviam participado da luta pela libertação de Prizren e Đakovica, e mais tarde de Ferizaj e Drenica. Após a formação da 5ª Divisão, a 25ª Brigada se uniu a eles. As forças desta divisão lutaram junto com os partisans de Kosovo e unidades do Exército Iugoslavo de Libertação Nacional para a libertação de todo o Kosovo, Sandžak e sul da Bósnia. Assim, nossos partisans lutaram, através de batalha após batalha, até Prishtina e Mitrovica, Novipazar e Sjenica, Prijepolje, Novivarosh e mais além, até Vishegrad. Enquanto isso, a 6ª Divisão, que partiu de Shkodër no início de dezembro de 1944, perseguiu os alemães através de Montenegro, para chegar a Rudi, no sul da Bósnia.

Na luta que nossas divisões travaram além de nossas fronteiras, mais de seiscentos guerrilheiros caíram como mártires. Através da entrega de suas jovens vidas, derramaram seu sangue puro, demonstraram o espírito internacionalista de nosso povo, seu amor à liberdade, seu desejo de amizade com os povos iugoslavos e expressaram seus resolutos sentimentos antifascistas.

A posição de nossos partisans nos combates na Iugoslávia foi exemplar. O povo da Iugoslávia conhecia o combatente albanês como heroico e indomável na luta contra os nazistas e o Četniks, correto e bondoso com o povo, sejam os irmãos albaneses de Kosovo e Montenegro, ou os montenegrinos, sérvios e bósnios. Durante todo o tempo em que permaneceram na Iugoslávia, os partisans albaneses, com seu comportamento correto e ações amistosas, não deram a ninguém motivo para flagrá-los em erros ou para tentar, posteriormente, manchar seu nome e acusá-los de sentimentos nacionalistas chauvinistas, antissérvios ou antiugoslavos.

Por toda parte nossas brigadas conquistaram o amor do povo que, por sua vez, não poupou esforços para lhes dar uma assistência generosa. Nossas forças foram acolhidas com especial carinho em Kosovo. As instruções e ensinamentos de Hoxha a respeito da posição em relação aos irmãos de Kosovo e a correta e cuidadosa implementação dos mesmos deram seus frutos. Em pouco tempo, através do trabalho de nossas forças, juntamente com as organizações e quadros locais, milhares de jovens kosovares se juntaram aos partisans para continuar a luta contra os hitleritas e os Četniks. Mais de dois mil filhos de Kosovo foram incorporados às brigadas de nossa divisão. Milhares de outros foram incorporados às unidades de Kosovo e às de outras divisões do Exército de Libertação Nacional da Iugoslávia.

Estes são fatos testemunhados presencialmente, vividos na guerra e selados com sangue. Eles elevam o nome do nosso partido e sua honra. Eles elevam alto a figura de Enver Hoxha e sua honra. A posição dos partisans albaneses na Iugoslávia, sua luta heroica e seu comportamento exemplar são um reflexo da justiça e das corretas diretrizes e posições marxistas-internacionalistas de nosso partido e do Comandante-em-Chefe do Exército de Libertação Nacional da Albânia, o camarada Enver Hoxha. Eles refutam as calúnias, insinuações e acusações que o chauvinismo anti-albanês tornou moda nivelar contra nosso partido e seu glorioso fundador, contra a Albânia socialista e os albaneses em geral.

Durante a guerra e depois dela, nosso partido, com Enver Hoxha à frente, sempre perseguiu uma linha marxista-leninista justa em relação à questão nacional, assim como sempre trabalhou para ter relações amigáveis e de boa vizinhança com a Iugoslávia. Este é o ponto de vista a partir do qual temos considerado a questão de Kosovo e dos albaneses que vivem em suas próprias terras na Iugoslávia, e temos sido guiados por estes princípios ao lidar com ela.

Não é o objetivo destas notas dar uma descrição exaustiva da história das relações albanesas-iugoslavas. No entanto, sou obrigado a me deter brevemente sobre elas, pois a liderança iugoslava, que é a causa do fracasso destas relações em responder às normas de boa vizinhança, faz-se passar por vítima e tenta atribuir a culpa à Albânia. De acordo com Belgrado, a Albânia não é favorável a relações normalizadas, segundo eles, “a Albânia interfere nos assuntos internos da Iugoslávia; durante 45 anos a fio, a Albânia e Enver Hoxha provocaram ações anti-iugoslávas, uma política nacionalista, chauvinista, etc.”

Os políticos iugoslavos viram tudo de cabeça para baixo, de acordo com o princípio de que o ataque é a melhor defesa, na realidade, a fonte da situação insatisfatória nas relações entre nossos dois países é a política constantemente antialbanesa, a mentalidade feudalista paternalista e o objetivo de fazer da Albânia a 7ª República da Federação Iugoslava, que Belgrado tem provocado sistematicamente em relação ao nosso país.

Os círculos oficiais e a propaganda iugoslava não dizem uma única palavra boa sobre a luta internacionalista que nossas divisões travaram ombro a ombro com os povos iugoslavos fraternais, mas, ao contrário, durante 45 anos a fio eles tentaram e tentam até hoje apresentar a questão como se a Nova Albânia fosse a criação da Iugoslávia, de fato como se ela existisse simplesmente por causa da boa vontade de Belgrado!

Eles começaram estes esforços com a tese de que “o Partido Comunista da Albânia foi criado por dois representantes do Partido Comunista da Iugoslávia”. Isto é o que os políticos e propagadores iugoslavos dizem ainda hoje, “esquecendo” que a formação de um partido do proletariado não requer um delegado do exterior, mas o amadurecimento das condições internas objetivas e subjetivas, a existência da classe trabalhadora, a difusão de ideias revolucionárias, dadas as circunstâncias históricas, etc. Naturalmente, seria errado dizer que os iugoslavos não conhecem as leis do desenvolvimento social. Por que, então, eles as “esquecem” quando falam do Partido Comunista da Albânia?

É claro que os autores de tais reivindicações têm outras coisas em mente. Ao colocarem este estigma, ao se premiarem com este “mérito”, eles querem chegar à conclusão de que “os iugoslavos organizaram a Guerra de Libertação Nacional na Albânia também”, que a liderança albanesa não sabia como formar batalhões e brigadas, ou como liderá-los”! De acordo com esta lógica dos Iugoslavos, devemos ser gratos a eles também pela libertação da pátria.

Seus objetivos não permanecem dentro do contexto da história, eles visam ir mais longe. Ao apresentar a questão desta forma, a propaganda iugoslava tenta provar que a Albânia não pode passar sem um “tutor”, que é incapaz de se autogovernar, portanto, é bastante natural, mesmo em benefício da Albânia, que ela seja incluída na Federação Iugoslava como sua 7ª República! Estas não são hipóteses.

Existem documentos elaborados durante a guerra pela liderança iugoslava, encabeçada por Tito, sobre estes planos. Há também artigos e declarações públicas sobre eles por altos funcionários do governo iugoslavo, que qualquer um pode ler. Os agentes titoistas na Albânia, com a assistência ativa de Koçi Xoxe e seus emissários, trabalharam com cuidado especial para atingir este objetivo. Eles tentaram subjugar o partido, atacar sua linha correta e, especialmente, se livrar de seu secretário-geral, o camarada Enver Hoxha. Na história de nosso partido, a 2ª Plenária em Berat, em outubro de 1944, no qual Koçi Xoxe, Sejfulla Malëshova, Nako Spiru e um delegado iugoslavo lançaram um ataque aberto e frontal contra a linha do partido durante a guerra, apresentando-a como às vezes sectária, às vezes oportunista. Na verdade, seu verdadeiro objetivo com estes ataques furiosos à linha do partido era denegrir e condenar o verdadeiro fundador e líder do partido, Enver Hoxha.

Entretanto, esses espiões não conseguiram liquidar o nosso secretário-geral. Suas “acusações” eram infundadas e não conseguiram convencer os comunistas e as massas. Naquela época, a maior parte do país havia sido liberada. O assalto final que traria a libertação de toda a Albânia estava sendo preparada. É possível que esta vitória histórica, sem mencionar o estabelecimento do poder popular em todos os lugares, pudesse ter sido alcançada com uma linha equivocada? Como é possível que um povo inteiro tenha sido despertado e setenta mil partisans tenham seguido o partido e Enver Hoxha, quando este último, alegadamente, tinha uma linha equivocada?

Koçi Xoxe e companhia, junto com os iugoslavos, fizeram um recuo tático temporário, porém eles jamais desistiram de seus planos. Pelo contrário, eles intensificaram seu trabalho em todas as direções a fim de realizar a “união” da Albânia com a Iugoslávia, embora vissem que isto não era fácil de se fazer. O principal obstáculo para eles era o nosso partido e o camarada Enver Hoxha. Portanto, o ataque deve ser dirigido contra ambos. Este ataque foi lançado em fevereiro de 1948, na 8ª Plenária do Comitê Central do partido. As circunstâncias em que esta plenária foi realizada são bem conhecidas. Lá, Koçi Xoxe, os delegados e emissários titoistas que o dirigiam, deram um golpe pesado contra o nosso partido, embora apenas temporário, para desorientá-lo, para isolar o Secretário-Geral e dividir vários quadros leais ao partido.

Entretanto, os planos dos Iugoslavos, de Koçi Xoxe e seus agentes para subjugar a Albânia e uni-la à Iugoslávia como sua 7ª República falharam. As cartas de Stálin dirigidas à liderança iugoslava, seguidas pela Resolução do Cominform, também lançaram luz sobre os malditos objetivos que Belgrado tinha para a liberdade e independência da Albânia. Ficou claro que a Albânia estava enfrentando um grande perigo de ser devorada pela Iugoslávia, e que o que parecia incidentes, desacordos ou conflitos ocasionais eram aspectos diferentes deste monstruoso plano.

O povo albanês, nosso partido e Enver Hoxha denunciaram publicamente estes objetivos e se opuseram resolutamente à sua marcha. Esta é a principal razão pela qual a propaganda iugoslava derrama todo seu veneno chauvinista contra Enver Hoxha e sua obra! Até hoje, Belgrado tenta dividir nosso partido e nosso povo de Enver Hoxha. Mas isso é um grave equívoco, para nosso partido e povo Enver Hoxha é um símbolo, de liberdade e independência, de soberania nacional e de socialismo. O caminho e a linha do nosso partido são um caminho e uma linha inspirados em Enver Hoxha.

O povo albanês sempre foi a favor de relações amistosas e de boa vizinhança com os povos da Iugoslávia. Estávamos e estamos interessados na ideia de que a Iugoslávia seja um país livre e independente. Entretanto, a Albânia socialista não tem a intenção de negar sua própria história e curso para assegurar relações amistosas e de boa vizinhança com os iugoslavos. Temos sido e somos a favor do respeito mútuo e da não-interferência nos assuntos um do outro.

Belgrado ataca o Partido do Trabalho da Albânia e o camarada Enver Hoxha também por causa da questão de Kosovo e dos albaneses que vivem na Iugoslávia. Demonstramos preocupação com eles por serem nossos irmãos de sangue, porém acham que isto é uma interferência nos assuntos internos da Iugoslávia e uma tentativa de criar a chamada “Grande Albânia”. Isto nunca foi uma palavra de ordem de nosso partido, e nosso partido nunca a utilizou. Nem a “Grande Albânia” nem a “Pequena Albânia” existem para nós, para o nosso partido. Para nós, o povo albanês, a nação albanesa, a cultura e a história albanesa existem. Os albaneses são um povo originário indígena, um povo muito antigo nos Bálcãs, que vivem em seus próprios territórios, deste ou daquele lado da fronteira estatal da República Popular Socialista da Albânia.

Nosso partido nunca levantou a questão da revisão das fronteiras, mas exigiu que os albaneses que vivem na Iugoslávia, na Província Autônoma de Kosovo, na Macedônia ou em Montenegro recebam os direitos nacionais e cívicos que lhes pertencem, nem mais nem menos do que aqueles que os outros povos da Iugoslávia têm.

Anteriormente, nos anos da Guerra Antifascista, o Partido Comunista da Iugoslávia havia proclamado o reconhecido princípio leninista de autodeterminação até a secessão como sua linha relativa à questão nacional. Basta folhear os documentos daquela época para se convencer disso. Josip Broz Tito, em seu artigo intitulado A questão nacional da Iugoslávia à luz da NLM, publicado na revista Proleter no final de dezembro de 1942, disse: “O Partido Comunista da Iugoslávia não abandonou e nunca abandonará o princípio de que todo povo tem o direito à autodeterminação até a secessão... A questão da Macedônia, a questão de Kosovo e Metohia, a questão de Montenegro, a questão da Sérvia, a questão da Croácia, a questão da Eslovênia, a questão da Bósnia e Herzegovina será facilmente resolvida com a satisfação de todos. Cada povo ganha este direito com o fuzil na mão, na atual Guerra de Libertação Nacional”.

Da mesma forma, a carta do Comitê Central do Partido Comunista da Iugoslávia de 28 de março de 1944, ao Comitê Regional de Kosovo e Metohija, a respeito da decisão da Conferência de Bujan, enfatizou: “Nós lhe instruímos como a questão nacional deve ser tratada. Antes de tudo, todos devem compreender as decisões do 2º Encontro da AVNOJ, e generalizar mais amplamente a essência e o objetivo dessas decisões. Estas decisões garantem a todos os povos direitos iguais e tornam possível o direito de autodeterminação”.

Há muitos outros documentos também, assim como há muitas declarações públicas que afirmam este direito legítimo dos povos, por Edvard Kardelj, Moša Pijade, Blagoje Nešković, e outros. Entretanto, a partir do fim da guerra e especialmente nos primeiros anos pós-libertação, esta posição do Partido Comunista da Iugoslávia mudou radicalmente. Isto aconteceu porque vinculou a solução da questão do Kosovo com outro plano: a inclusão da Albânia na Federação Iugoslava, como sua 7ª República. A atual posição iugoslava em relação à República Popular Socialista da Albânia e em relação aos albaneses que vivem na Iugoslávia, percorre desta aberração da liderança iugoslava, percorre seu desvio em relação aos ensinamentos leninistas sobre a questão nacional.

Agora Belgrado pretende reduzir ainda mais aqueles direitos que os albaneses conquistaram através da guerra de libertação e que a Constituição de 1974 reconheceu a eles. E, para atingir seus objetivos, está operando em um plano amplo. Está até tentando distorcer e negar a história dos albaneses, que é conhecida mundialmente. A origem da Ilíria e a autoctonia dos albaneses perturbam Belgrado. É perturbada pela Liga Albanesa de Prizren e pela luta dos albaneses contra as injustiças das grandes potências e da burguesia chauvinista dos Balcãs contra nós como nação. É perturbada pela Conferência de Bujan, na qual albaneses, sérvios e montenegrinos decidiram conjuntamente intensificar sua luta contra o fascismo e expressaram suas aspirações para o futuro. Em conformidade com esta linha niilista, vários círculos na Iugoslávia começaram a alterar os documentos existentes e a inventar a história de acordo com seus próprios fins.

Mas a história e os documentos históricos não podem ser alterados. Eles permanecem como o tempo os fixou. Se os novos chauvinistas da Sérvia ou de qualquer outro lugar quiserem interpretá-los de acordo com seu gosto atual, isso é assunto deles. Mas é um negócio tolo e sem valor. Nosso partido e Enver Hoxha sempre enfatizaram que a questão de Kosovo e dos albaneses que vivem na Iugoslávia, os problemas que se acumularam lá, podem e devem ser resolvidos com justiça, somente através de uma postura sábia, realista e objetiva. Os direitos que a Constituição e as leis fundamentais da Iugoslávia reconhecem a Kosovo e a outras regiões devem ser respeitados e suas exigências legítimas devem ser cumpridas em igualdade, com compreensão e justiça. Qualquer outro caminho que desrespeite os direitos dos albaneses, ou pior ainda, que se oponha a eles, não chegará a lugar algum. Não pode levar à solução dos problemas, mas prejudica os interesses da própria Iugoslávia, dos albaneses que ali vivem e da boa vizinhança entre nossos dois países.


Jornal A Verdade
Inclusão: 10/08/2022